🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

CHEGOU A NOSSA VEZ?

O país do futuro: 7 razões pelas quais o BTG Pactual (BPAC11) considera que o potencial do Brasil está prestes a se realizar

Há obstáculos pelo caminho, mas analistas do BTG veem o Brasil bem posicionado para aproveitar a oportunidade de chegar ao futuro

Ricardo Gozzi
28 de fevereiro de 2024
13:05 - atualizado às 12:55
Brasil é a Miss Universo dos emergentes
Imagem: Getty Images/ Canva Pro / Montagem Seu Dinheiro

“Brasil, país do futuro” é leitura obrigatória para quem tenta entender um pouco melhor o país.

O olhar estrangeiro e o tom ufanista de Stefan Zweig foram alvo de críticas na época do lançamento do ensaio, em 1941.

O texto resistiu ao tempo — e talvez assim se mantenha enquanto aquele futuro não se realizar.

Na visão do banco BTG Pactual (BPAC11), porém, o Brasil pode estar próximo de começar a cumprir seu destino.

Em relatório intitulado “Terá finalmente chegado a vez do Brasil?”, o bancão destaca uma série de razões (algumas das quais se entrelaçam) pelas quais considera que o país deveria ser um “ganhador” no atual contexto global.

Nenhuma delas é exatamente uma novidade, é verdade, bem como os riscos citados pelos analistas da instituição, sob a coordenação de Carlos Sequeira.

Leia Também

Confira a seguir sete motivos pelos quais o BTG considera que o potencial do Brasil talvez esteja prestes a se realizar — e também por que isso pode não acontecer.

1 - Brasil é uma democracia grande e consolidada

O Brasil encontra-se em uma posição única para se beneficiar da nova ordem mundial.

Na avaliação dos analistas do BTG o País é “uma democracia consolidada, geopoliticamente distante dos principais conflitos globais e capaz de manter a neutralidade em um mundo cada vez mais polarizado.

2 - Agenda sustentável

A agenda sustentável é um dos assuntos mais discutidos da atualidade, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Nesse sentido, o Brasil é uma potência, na visão do BTG.

“O Brasil é um dos países com energia mais limpa do mundo. Cerca de 80% dela provêm de usinas hidrelétricas, eólicas e solares”, escrevem os analistas.

Isso coloca o País em posição única para seguir impulsionando o desenvolvimento e a adoção de energias renováveis.

“O Brasil está extremamente bem posicionado para expandir a produção de biocombustíveis e acelerar o processo de descarbonização do sistema de transporte”, escrevem os analistas do BTG.

3 - Brasil, celeiro do mundo

O Brasil é o maior exportador líquido de alimentos do mundo.

As exportações de alimentos atingiram US$ 123 bilhões em 2022.

“Isso é três vez mais que o segundo colocado”, destaca o BTG.

Ainda de acordo com o banco, a disponibilidade de terra arável coloca o Brasil em “posição extraordinária” para atender à crescente demanda global por alimentos.

4 - Produtividade agrícola em constante expansão

A produtividade agrícola tem crescido de maneira consistente.

Desde o ano 2000, a produtividade do setor no Brasil cresceu 58%, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

De acordo com o BTG, trata-se de uma das taxas mais elevadas em todo o mundo.

5 - Brasil vem subindo no ranking de maiores exportadores de petróleo

O BTG Pactual também chama a atenção para o tamanho do setor petrolífero.

O Brasil é atualmente o sétimo maior produtor de petróleo e gás natural do mundo.

Nos cálculos da Agência Internacional de Energia, a expectativa é de que o Brasil apresente a segunda maior taxa de crescimento na produção global de petróleo no intervalo entre 2022 e 2029.

Isso deve fazer com o Brasil se transforme no quinto maior produtor da commodity até 2030.

6 - Brasil, potência mineradora

A posição brasileira na produção de recursos minerais também não escapou da análise do BTG.

Além de ser o segundo maior exportador de minério de ferro, o Brasil abriga algumas das mais vastas reservas de recursos minerais críticos para a transição energética.

Nominalmente, os analistas do BTG citam a exploração das reservas brasileiras de lítio, cobre e nióbio.

Há ainda um potencial inexplorado. De acordo com o banco, menos da metade do território brasileiro passou por mapeamento geológico aprofundado até hoje.

7 - O mercado acionário brasileiro está barato

O mercado brasileiro de ações está barato, avalia o BTG. E esse preço baixo do mercado local chama ainda mais a atenção quando o Brasil é comparado com outros países.

As ações brasileiras operam atualmente a um múltiplo de oito vezes preço sobre lucro (P/L) estimado para os próximos 12 meses.

É bem menos que o múltiplo de 21,4x P/L estimado para a Índia, para comparar o Brasil com outra potência emergente.

Quanto mais baixa a relação preço sobre lucro, mais barato está um ativo ou mercado.

A situação salta ainda mais aos olhos quando leva-se em conta que a Petrobras e a Vale representam juntas cerca de 40% dos lucros consolidados do mercado brasileiro de ações.

O relatório não traz, no entanto, nenhuma atualização da estimativa do BTG para o Ibovespa.

Leia também

Mas o que poderia dar errado?

Voltando a Stefan Zweig, seus críticos alegam que o Brasil seria o “eterno país do futuro”. Isso porque o futuro jamais se realizaria diante de uma suposta vocação de não perder a oportunidade de desperdiçar uma oportunidade.

Embora Nelson Rodrigues tenha uma definição para isso, existem empecilhos reais no caminho entre o Brasil e um futuro mais promissor.

Para o BTG Pactual, “os benefícios associados à especial combinação de recursos naturais e posição geopolítica privilegiada têm valor limitado sem o apoio de uma política macroeconômica saudável e de um ambiente político estável”.

O banco lança luz sobre o endividamento, considerado por ele elevado para um país emergente, e o déficit fiscal. “Equilibrar o orçamento e melhorar a qualidade do gasto público são cruciais para um futuro promissor.”

Entre os desafios a serem enfrentados, o BTG menciona ainda a baixa qualidade do ensino no Brasil e o fato de o país não ter aproveitado o bônus demográfico (quando o número de pessoas em idade ativa é superior ao da população não apta ao trabalho), uma vez que a população agora está envelhecendo em passo acelerado.

Ainda assim, embora o Brasil nunca tenha realizado até hoje seu pleno potencial, o BTG considera que “talvez seja diferente desta vez”.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TCHAU, QUERIDA?

Balanço da Weg (WEGE3) frustra expectativa e ação despenca 10% na bolsa; o que fazer com a ação agora

30 de abril de 2025 - 12:48

Lucro líquido da companhia aumentou 16,4% na comparação anual, mas cresceu menos que o mercado esperava

O QUE VEM POR AÍ

Petrobras (PETR4) opera em queda, mas nem tudo está perdido: chance de dividendo bilionário segue sobre a mesa

30 de abril de 2025 - 12:37

A estatal divulgou na noite de terça-feira (29) os dados de produção e vendas do período de janeiro e março, que foram bem avaliados pelos bancos, mas não sobrevive às perdas do petróleo no mercado internacional; saiba o que está por vir com relação ao balanço

TREINO ATIVO

Mexendo o esqueleto: B3 inclui Smart Fit (SMFT3) e Direcional (DIRR3) na última prévia do Ibovespa para o próximo quadrimestre; veja quem sai para dar lugar a elas

30 de abril de 2025 - 11:08

Se nada mudar radicalmente nos próximos dias, as duas ações estrearão no Ibovespa em 5 de maio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado

30 de abril de 2025 - 8:03

Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos

FERIADÃO À VISTA

Como fica a rotina no Dia do Trabalhador? Veja o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio

30 de abril de 2025 - 7:30

Bancos, bolsa, Correios, INSS e transporte público terão funcionamento alterado no feriado, mas muitos não devem emendar; veja o que muda

ATENÇÃO, CONCURSEIROS!

Governo confirma 2ª edição do “Enem dos concursos” com mais de 3 mil vagas; inscrições acontecem em julho

29 de abril de 2025 - 19:00

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) amplia oferta de vagas federais com foco em democratização, inovação e fortalecimento da máquina pública

RELATÓRIO DO 1T25

Petrobras (PETR4): produção de petróleo fica estável em trimestre marcado pela queda de preços

29 de abril de 2025 - 18:35

A produção de petróleo da estatal foi de 2,214 milhões de barris por dia (bpd) entre janeiro e março, 0,1% menor do que no mesmo período do ano anterior, mas 5,5% maior na comparação trimestral

DIA 7 A SELIC SOBE

Para Gabriel Galípolo, inflação, defasagens e incerteza garantem alta da Selic na próxima semana

29 de abril de 2025 - 15:26

Durante a coletiva sobre o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre de 2024, o presidente do Banco Central reafirmou o ciclo de aperto monetário e explicou o raciocínio por trás da estratégia

EM ALTA

Prio (PRIO3): banco reitera recomendação de compra e eleva preço-alvo; ações chegam a subir 6% na bolsa

29 de abril de 2025 - 12:02

Citi atualizou preço-alvo com base nos resultados projetados para o primeiro trimestre; BTG também vê ação com bons olhos

SD Select

Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Kepler Weber (KEPL3) e mais 6 empresas divulgam resultados do 1T25 nesta semana – veja o que esperar, segundo o BTG Pactual

29 de abril de 2025 - 10:54

De olho na temporada de balanços do 1º trimestre, o BTG Pactual preparou um guia com suas expectativas para mais de 125 empresas listadas na bolsa; confira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

JOGANDO UM CHARME

Haddad prepara investida para atrair investimentos em data centers no Brasil; confira as propostas

28 de abril de 2025 - 16:15

Parte crucial do processamento de dados, data centers são infraestruturas que concentram toda a tecnologia de computação em nuvem e o ministro da Fazenda quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias

VOO BAIXO

Azul (AZUL4) chega a cair mais de 10% (de novo) e lidera perdas do Ibovespa nesta segunda-feira (28)

28 de abril de 2025 - 14:43

O movimento de baixa ganhou força após a divulgação, na última semana, de uma oferta pública primária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

AÇÕES EM PETRÓLEO

Prio (PRIO3): Conheça a ação com rendimento mais atrativo no setor de petróleo, segundo o Bradesco BBI

26 de abril de 2025 - 16:47

Destaque da Prio foi mantido pelo banco apesar da revisão para baixo do preço-alvo das ações da petroleira.

LIDERANÇA BRASILEIRA

Primeiro ETF de XRP do mundo estreia na B3  — marco reforça protagonismo do Brasil no mercado de criptomoedas

25 de abril de 2025 - 17:10

Projeto da Hashdex com administração da Genial Investimentos estreia nesta sexta-feira (25) na bolsa de valores brasileira

Conteúdo Empiricus

Ibovespa: Dois gatilhos podem impulsionar alta da bolsa brasileira no segundo semestre; veja quais são

25 de abril de 2025 - 14:58

Se nos primeiros quatro meses do ano o Ibovespa tem atravessado a turbulência dos mercados globais em alta, o segundo semestre pode ser ainda melhor, na visão estrategista-chefe da Empiricus

DEPOIS DO BALANÇO DO 1T25

Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%

25 de abril de 2025 - 13:14

Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar