🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

DE ALIADO A TRAIDOR

Quem é o Wagner Group, o grupo de mercenários que lutou pela Rússia e agora desafia Putin

O grupo mercenário, que conta com o apoio de um poderoso empresário russo, era um importante aliado da força russa no front contra os ucranianos, na guerra travada há mais de um ano

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de junho de 2023
14:24 - atualizado às 18:01
O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da Russia, Vladimir Putin - Imagem: Agência Brasil

Um dos maiores temores da Rússia voltou à assombrar o presidente do país, Vladimir Putin, com a iminência de uma guerra civil. O Wagner Group afirmou neste sábado (24) ter assumido o controle das instalações russas na cidade de Voronezh.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo mercenário, que conta com o apoio de um poderoso empresário russo, era um importante aliado da força russa no front contra os ucranianos, na guerra travada há mais de um ano.

Nas últimas horas, porém, de 'parceiro', o Wagner passou a 'traidor', nas próprias palavras de Putin. Isso porque o líder do movimento, Yevgeny Priogozhin, acusou a liderança militar russa de ataque aos acompanhamentos do grupo com uma "grande quantidade" de morte de mercenários.

Ele ainda prometeu "responder a essas atrocidades", o que elevou a tensão dentro do território russo.

Putin, por sua vez, manifestou sua indignação nas primeiras horas da manhã deste sábado (24). Em discurso televisionado, o presidente prometeu punir todos os envolvidos na "rebelião armada" e os acusou de traição com "uma facada nas costas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que estamos enfrentando é precisamente a traição. A ambição excessiva e os interesses investidos levaram à traição. A traição de seu país, de seu povo e da causa pela qual os soldados e comandantes do Grupo Wagner lutaram e morreram, lado a lado com nossas outras unidades”, disse Putin.

Leia Também

Por fim, o Ministério de Defesa da Rússia negou as acusações do Wagner Group e afirmou que os comentários de Prigozhin são uma "propaganda informativa".

Afinal, que é Wagner Group?

O grupo atua recrutando imigrantes ilegais, especialmente os vindos da África, e presos, com a promessa de cidadania e liberdade caso sobrevivam aos confrontos mortais na Ucrânia. 

Relatos da imprensa internacional indicam ainda que as autoridades russas inscrevem abertamente pessoas para se juntarem às forças armadas no centro de imigração em Moscou. Existem até anúncios nas línguas uzbeque, quirguiz e tadjique, oferecendo aos cidadãos desses países um caminho rápido para obter um passaporte russo se ingressarem nas forças armadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de ir ao front, essas pessoas são recrutadas. Em poucas semanas, elas aprendem métodos de combate comuns, que são extremamente resumidos, o que torna a missão na guerra ainda mais perigosa. 

E, há pelo menos nove meses, o Wagner vasculha os centros penitenciários russos em busca de centenas de prisioneiros nacionais ou estrangeiros — o que impactou, inclusive, a população carcerária russa.

As tropas do movimento paramilitar foram as únicas forças russas capazes de avançar na Ucrânia nos últimos meses e assumir o controle da cidade de Bakhmut no mês passado.

Yevgeny Priogozhin: o líder

Yevgeny Priogozhin é próximo de Putin desde os anos 1990. Ex-presidiário, ele se tornou um oligarca rico com contratos de catering — serviços de de fornecimento de refeições coletivas, semelhante ao 'buffett' em eventos — com o Kremlin, o que lhe rendeu o apelido de 'chef de Putin'.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a notoriedade de Priogozhin começou a ganhar força na última década, em meio aos conflitos em Donbass,  como é conhecida a região leste da Ucrânia, para a anexação da Crimeia.

O oligarca começou a usar ferramentas informais de influência — mercenários e mecanismos de mídia — que eram novas na Rússia e permitiam que o país operasse fora de vista e sem ser responsabilizado.

Com a guerra na Ucrânia, Priogozhin conquistou ainda mais poder, a ponto de ser uma das personalidades mais poderosas e populares da Rússia — o que permitiu que o Wagner Group abrisse centros de recrutamento em todo o país.

Putin em fuga?

De acordo com a imprensa internacional, há rumores de que Vladimir Putin, havia "escapado" de Moscou em um avião que teria decolado do aeroporto da capital russa em direção à região de Tver — onde o presidente possui uma de suas residências. Essas informações foram obtidas a partir de monitoramento de dados no site Flight Radar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio às especulações, o porta-voz do governo russo disse que Putin está trabalhando em seu escritório, no Kremlin.

Bandeira de paz temporária

Por volta das 15h (horário de Brasília), o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou que os combatentes mercenários deveriam recuar a fim de evitar "derramamento de sangue", em mensagem de áudio, segundo a agência de notícias Reuters.

Pela manhã deste sábado, o grupo paramilitar postou vídeos com uma rendição de 180 militares russos na fronteira de Bugaevka, na Rússia. E, ainda de acordo com as tropas mercenárias, cerca de 25 mil combatentes do Wagner já estavam armados.

Minutos antes do anúncio do recuo de Wagner, o gabinete do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse que havia negociado um acordo com Prigozhin para reduzir a escalada da situação. A informação foi transmitida pelo canal oficial do Telegram da Presidência bielorrussa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de uma hora depois, próximo às 17h (horário de Brasília), o governo russo confirmou o acordo intermediado por Belarus. O Kremlin anunciou que não processará o líder do Wagner e nem punir os demais membros que participaram da rebelião.

O acordo entre o grupo e Moscou prevê o exílio de Prigozhin em Belarus, bem como a sua saída do front na Ucrânia e São Petersburgo. Além disso, os mercenários que não aderiram a revolta do grupo serão integrados ao Ministério de Defesa russo.

*Com informações de CNN, CNBC, Dow Jones Newswires/Broadcast.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Aposta no corte de juros nos EUA aumenta com novo indicado de Trump para diretoria; saiba quem é Stephen Miran

7 de agosto de 2025 - 18:09

Ele vai ocupar a vaga de Adriana Kugler, que renunciou ao cargo na semana passada, mas sua indicação ainda precisa do aval do Senado norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar