Sob o comando de Wilson Ferreira Júnior, a Eletrobras (ELET3) se volta para eficiência e redução de custos
Entre as medidas adotadas pela Eletrobras (ELET3) já no início desta nova gestão estão a adoção de um Programa de Demissão Voluntária (PDV)

O retorno de Wilson Ferreira Júnior ao comando da Eletrobras (ELET3) foi dos fatos mais comemorados pelo mercado no ano passado, lido como a cereja do bolo que faltava após a aguardada privatização da companhia. Agora, ainda nos primeiros meses de sua gestão, o executivo deixa claro que sua extensa lista de tarefas no cargo começa pelos ganhos em eficiência e redução de custos.
Durante evento promovido pelo banco Credit Suisse em São Paulo nesta terça-feira (1), Ferreira Júnior comentou o que tem feito e o que ainda precisa fazer nessa missão de arrumar a casa.
"Queremos ser não apenas a maior, mas também a de menor custo", disse, referindo-se ao fato de a Eletrobras ser a maior companhia de energia da América Latina.
Nos cálculos do executivo, será preciso reduzir os custos da empresa em pelo menos 20%. E o primeiro passo para isso veio com a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que, segundo ele, já teve adesão de mais de 2.500 pessoas. Atualmente, a Eletrobras já negocia a abertura de outro PDV que será aberto nos próximos meses.
Ferreira Júnior evitou comentar qual o objetivo final desse PDV e quantos funcionários a Eletrobras terá no futuro, mas reforçou que a companhia tem necessidade de novas contratações e renovação do quadro.
E se o plano é enxugar por um lado, as receitas precisam crescer por outro. Assim, o executivo também falou sobre as possibilidades de comercialização de energia, que está entre suas prioridades e tornou-se mais crível após a privatização da Eletrobras.
Leia Também
Diante da expansão do mercado livre e também da oferta de energia que a própria empresa terá disponível no futuro, a ideia é que ela possa atuar diretamente na venda ao cliente.
Ao pensar em uma modelo ideal, o CEO da Eletrobras comparou com o que já acontece atualmente no mercado de telefonia, por exemplo, onde o consumidor decide qual empresa vai contratar de acordo com as melhores condições.
VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?