Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS

Na Azul (AZUL4), a demanda por voos cresce 8% em março — mas, ainda assim, a taxa de ocupação dos aviões caiu

A Azul (AZUL4) aumentou sua presença no aeroporto de Congonhas (SP), o que fez com que a oferta de voos subisse num ritmo elevado

Avião da Azul (AZUL4)
Aeronave da Azul (AZUL4) em processo de decolagem - Imagem: Luis Neves/Divulgação

A Azul (AZUL4) vem de uma fase de boas notícias: a companhia foi bem sucedida na renegociação e alongamento de suas dívidas — o que fez suas ações dispararem na B3 — e conseguiu aumentar de maneira significativa sua presença no aeroporto de Congonhas, um dos principais hubs aéreos do país. Mas, no lado operacional, os sinais são mistos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque os aviões da companhia estão decolando mais vazios. Basta olhar para os dados de tráfego em março: em média, a taxa de ocupação das aeronaves foi de 77,8%, uma queda de 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação aos 78,7% verificados no mesmo mês de 2022.

Esse fenômeno aconteceu mesmo após um aumento de 8,1% na demanda por voos em relação a março do ano passado; por mais que o tráfego consolidado de passageiros tenha saltado, a oferta de assentos cresceu num ritmo ainda maior — de 9,4%. E, com a oferta subindo mais que a demanda, mais assentos ficam livres.

De certa maneira, a queda na taxa de ocupação já era esperada: como dito no começo do texto, a Azul aumentou a presença em Congonhas, um aeroporto tradicionalmente dominado por Gol e Latam; segundo John Rodgerson, CEO da empresa, a operação no terminal mais que dobrou de tamanho em março, para 96 voos diários.

Ou seja: é uma questão de estratégia — os aviões decolam mais vazios, mas, em troca, a Azul se consolida num aeroporto central para a malha aérea brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • O Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

Azul (AZUL4) no primeiro trimestre

As tendências operacionais vistas em março se repetiram, em maior ou menor escala, no primeiro trimestre como um todo: a demanda por voos aumentou 18,1% em relação ao mesmo período de 2022, mas a oferta cresceu ainda mais — o salto foi de 19,1%.

Leia Também

BOM NEGÓCIO

A venda de fatia da Rumo (RAIL3) resolve os problemas da Cosan (CSAN3)? Veja o que diz o Citi

O TETO AINDA ESTÁ LONGE

Nubank ainda tem muito chão para crescer no Brasil; “pote de ouro” está justamente onde os bancões querem brigar

Assim, a taxa de ocupação consolidada do trimestre também mostrou um ligeiro recuo na base anual: a queda foi de 9,8 p.p., para 79,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
copasa CSMG3 19 de agosto de 2026 - 13:45
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 19 de agosto de 2026 - 11:58
Conceito de inteligência artificial (IA) gera um prompt. Barra generativa e de pesquisa na placa-mãe do circuito futurista. 18 de agosto de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar