Ibovespa em disparada: ainda dá tempo de investir em ações depois da forte alta nesta semana?
O Ibovespa ganhou força nos últimos dias, em meio à perspectiva de corte na Selic. Mas isso não quer dizer que não há mais chances na bolsa
Você deve ter visto que o Ibovespa simplesmente voou nesta semana, com várias ações apresentando valorizações de mais de 10% em apenas um dia.
Neste momento, é importante tentar entender não apenas porque o índice disparou, mas também quais são as chances de estarmos diante de uma mudança de direção do nosso mercado, depois de praticamente dois anos de queda.

A culpa é da inflação
Se o momento não é dos melhores para o nosso mercado, podemos dizer que a inflação é a grande culpada. A alta descontrolada de preços forçou os bancos centrais do mundo inteiro a subirem as taxas de juros, o que impactou negativamente o preço das ações e a atividade econômica.
Mas se a inflação vem pressionando as ações nos últimos dois anos, foi justamente por causa dela que o humor voltou a melhorar recentemente.
A última leitura do IPCA, na terça-feira (11), mostrou uma queda relevante do índice, que depois de muito tempo voltou para dentro do intervalo da meta.

Isso sugere um corte na taxa de juros mais cedo do que o mercado estava esperando, o que é ótima notícia para as ações.
Leia Também
O Ibovespa continua assimétrico
Uma inflação comportada e a expectativa de corte de juros mais cedo ajudam, mas não explicam a disparada do Ibovespa nesta semana. Se o índice estivesse em 200 mil pontos e 12 vezes lucros na última segunda-feira (10), já precificando um cenário extremamente otimista, certamente a reação teria sido muito mais tímida.
Não era o caso!
Com o Ibovespa em 100 mil pontos e negociando por múltiplos historicamente baixos, havia muito pessimismo embutido no preço das ações. Com tanta gente esperando muito pouco, bastou uma notícia minimamente positiva para vermos o Ibovespa disparar.
A verdade é que há tempos tenho dito por aqui que o cenário não era propriamente inspirador, mas o Ibovespa vinha negociando por preços tão baixos que fazia todo o sentido você ter alguma exposição a ações em seu portfólio — pelo menos 25%.
Esse posicionamento rendeu ótimos frutos nesta semana, mas a dúvida que fica é: será que ainda existe espaço para mais surpresas positivas? Definitivamente, sim!
Mesmo depois da alta, o Ibovespa segue muito descontado.

E ainda temos alguns gatilhos importantes pela frente, como a Reforma Tributária, uma possível dissipação das preocupações com uma crise financeira lá fora e, principalmente, o tão esperado início do ciclo de corte da Selic.
Repare no gráfico abaixo como as trajetórias de alta da Selic (linha verde) estão ligadas a uma queda do Ibovespa (linha preta), e vice-versa.

Será que estamos diante de um longo período de queda da Selic e, consequentemente, de um longo ciclo de valorização da bolsa?
Apesar de ainda não podermos cravar que isso vai acontecer, faz sentido ter ações na carteira dados os múltiplos atuais e a boa relação de risco versus retorno.
Algumas aproveitam mais
Mas não é qualquer ação que vai se aproveitar desse movimento, caso ele aconteça. Os grandes bancos, exportadoras de commodities e empresas do setor de utilities até devem surfar uma melhora das condições macro, mas não serão as maiores beneficiadas.
Empresas cíclicas e de baixo valor de mercado é que costumam pegar na veia essas melhoras macro. Isso fica claro na imagem abaixo, que mostra algumas das valorizações das ações da série Microcap Alert apenas no dia 11 de abril, data em que o IPCA foi divulgado.

Mas não adianta sair por aí comprando qualquer microcap cíclica. É preciso saber diferenciar aquelas que somente sobreviverão se uma melhora macro acontecer, daquelas que seguirão resilientes, mesmo que nenhum desses gatilhos positivos aconteçam.
Se quiser conferir a lista completa com os melhores ativos para capturar essa mudança de humor, deixo aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA
Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?
Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026
Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg
O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira
Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje
O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026
Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações
Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas
Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário
A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje
A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros
Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…
Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir
A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje
Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem
Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje
Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas
O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?
Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade
Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza
A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade
Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje
Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana
É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira
As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?
As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas
O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro
Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos
Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário
Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje
Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir
Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje
Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje
Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje
Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje
