🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

A ESCALADA DA GUERRA

Putin responde à pressão da Ucrânia e China reage — veja até onde a Rússia pode ir após mobilização militar parcial

Depois de perder territórios, o líder russo convocou nesta quarta-feira (21) 300.000 reservistas e ordenou o aumento no financiamento para a produção de armas

Carolina Gama
21 de setembro de 2022
13:43 - atualizado às 8:49
O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da Russia, Vladimir Putin - Imagem: Agência Brasil

Depois de perder territórios na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mostrou nesta quarta-feira (21) que está disposto a tudo para vencer a guerra e anunciou uma mobilização militar parcial, escalando ainda mais o conflito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefe do Kremlin convocou 300.000 reservistas militares, que devem estar de prontidão para participar da invasão. Recrutas e estudantes foram poupados — o chamado afetará apenas aqueles com experiência em combate, segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

Putin também ordenou o aumento no financiamento para a produção de armas, depois que a Rússia comprometeu e perdeu uma grande quantidade de equipamentos militares durante o conflito, que começou no dia 24 de fevereiro.

A mobilização parcial de Putin

Em um pronunciamento televisionado, Putin disse que "eventos de mobilização" começariam hoje, mas não forneceu detalhes sobre a operação. 

A mobilização parcial é um conceito nebuloso, mas pode significar que as empresas e os cidadãos russos tenham que contribuir mais para o esforço de guerra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora Putin tenha dito que reservistas militares seriam convocados para o serviço ativo, ele insistiu que um recrutamento mais amplo de russos em idade de combate não estava ocorrendo.

Leia Também

“Reitero, estamos falando de mobilização parcial, ou seja, apenas os cidadãos que estão atualmente na reserva estarão sujeitos ao recrutamento e, sobretudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas têm certa especialidade militar e experiência relevante”

O presidente russo, Vladimir Putin, em discurso nesta manhã

O chefe do Kremlin afirmou ainda que os recrutas passarão obrigatoriamente por treinamento adicional com base na experiência da operação militar especial antes de partir para as unidades. 

Vale lembrar que a Rússia não declarou guerra à Ucrânia e chama a invasão de “operação militar especial”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carta na manga de Putin

No discurso de hoje, Putin reiterou que o objetivo da invasão da Ucrânia pela Rússia era a libertação da região de Donbass, localizada no leste ucraniano. 

O líder russo também acusou o Ocidente de tentar chantagear a Rússia e prometeu "usar todos os recursos que temos para defender nosso povo".

"Aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção", disse Putin. 

A declaração foi recebida pelo Ocidente como um discurso de escalada e não parou por aí. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin também acusou o Ocidente de se envolver em chantagem nuclear contra a Rússia e alertou que o país tinha “muitas armas para responder” ao que ele disse serem ameaças ocidentais — acrescentando que ele não estava blefando.

O chefe do Kremlin fez alusão ao armamento nuclear russo em vários pontos durante o conflito com a Ucrânia, mas há dúvidas sobre se Moscou realmente recorreria a essa alternativa, com analistas dizendo que poderia ser o mesmo que iniciar uma terceira guerra mundial.

China pede calma e mercados reagem

Embora não tenha manifestado apoio público à invasão da Ucrânia pela Rússia, a China tem sido uma grande aliada de Putin na guerra. 

Além de compartilhar da ideia dos russos de estabelecer uma nova ordem mundial que passe longe dos EUA, os chineses têm comprado petróleo e apoiado Moscou financeiramente, ainda que de forma indireta para não esbarrar nas sanções secundárias impostas pelo Ocidente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só que até na relação entre China e Rússia, que já se declararam amigas para sempre, também vale o ditado “amigos, amigos, negócios à parte”. 

Recentemente, o presidente chinês, Xi Jinping, manifestou preocupações sobre a guerra na Ucrânia e Putin teve que se explicar — afinal, a China quer superar os EUA, mas, assim como o resto do mundo, não escapou dos efeitos econômicos do conflito no leste europeu. 

Por isso, hoje, o Ministério das Relações Exteriores chinês pediu a todas as partes que se engajem no diálogo para encontrar uma maneira de abordar suas preocupações de segurança. 

"As preocupações razoáveis de segurança de todos os países devem ser valorizadas e todos os esforços para resolver a crise pacificamente devem ser apoiados. A China pede diálogo e consulta para resolver as divergências", disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não foi só a China que se manifestou sobre as declarações de Putin. Os mercados financeiros reagiram negativamente, com os preços do petróleo subindo mais de 2% durante a manhã de hoje e o rublo caindo cerca de 2,6% em relação ao dólar.

Além do petróleo e do câmbio, o setor aéreo também sentiu os efeitos da mobilização parcial de Putin. Os voos só de ida da Rússia dispararam de preço hoje e se esgotaram rapidamente. 

Por que Putin está agindo assim?

Os movimentos anunciados por Putin ocorrem quando o impulso da guerra parece estar pendendo para o lado da Ucrânia, que lançou contra-ofensivas relâmpago no nordeste e sul para recuperar o território perdido.

Na terça-feira (20), surgiram especulações de que Putin poderia estar prestes a anunciar uma mobilização total ou parcial da economia e da sociedade russas, depois que autoridades instaladas em Moscou em áreas ocupadas da Ucrânia anunciaram planos para encenar imediatamente referendos sobre a adesão à Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As votações — marcadas para ocorrer em Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia neste fim de semana e com os resultados amplamente esperados para serem manipulados em favor da adesão à Rússia — permitiriam ao Kremlin alegar, ainda que falsamente, que estava defendendo seus próprios territórios e cidadãos, e isso exigirá mais mão de obra.

Hoje, Putin disse que a Rússia apoia os referendos. Mas os planos de realizar tais votações foram amplamente condenados por Kiev e seus aliados ocidentais, que disseram que não reconheceriam as cédulas e os esforços para anexar mais partes da Ucrânia, como a Rússia fez com a Crimeia em 2014.

*Com informações da Associated Press, da BBC e Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS UM REVÉS

Não foi dessa vez, Trump: Tribunal de apelação dos EUA nega pedido para demitir Cook às vésperas da reunião do Fed

16 de setembro de 2025 - 10:50

Essa é segunda decisão contrária aos esforços do republicano para demitir a diretora do Fed. Agora, é esperado que o governo Trump recorra

APENAS O PRIMEIRO PASSO

Fed deve começar a cortar os juros nesta semana; o que vem depois e como isso impacta a Selic

16 de setembro de 2025 - 6:19

Investidores começam a recalcular a rota do afrouxamento monetário tanto aqui como nos EUA, com chances de que o corte desta quarta-feira (17) seja o primeiro de uma série

RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar