🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CRISE NO REINO UNIDO

Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido após 45 dias de mandato; relembre o que gerou crise

O pacote de corte de impostos de Truss no início do governo começou como uma medida para aliviar a conta para os ingleses, mas o tiro saiu pelo lado errado

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
20 de outubro de 2022
9:44 - atualizado às 13:31
Elizabeth Truss é a nova primeira-ministra e líder do Partido Conservador. Ela herdará o cargo de Boris Johnson, que renunciou em julho deste ano.
Imagem: Montagem / Divulgação

A primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss acaba de renunciar ao cargo em meio a uma forte crise política no país. Truss completou 45 dias de mandato nesta quinta-feira (20) como líder do Partido Conservador na Câmara inglesa.

Em um pronunciamento rápido à BBC, Truss afirmou que permanecerá no cargo até que seu sucessor seja escolhido pelo partido. A primeira-ministra foi sucessora de Boris Johnson, também conservador que acabou caindo por pressões políticas.

A renúncia ocorre apenas um dia depois de, em meio à pressão para que entregasse o cargo, Liz Truss ter afirmando que é “uma combatente, não uma desistente”.

Em apenas 45 dias, Liz Truss tornou-se a primeira chefe de governo do Reino Unido a servir sob dois diferentes monarcas. Empossada pela rainha Elizabeth II no início de setembro, ela entregou hoje sua renúncia ao rei Charles III.

Liz Truss e o pacote da ruína

De cara, Truss precisou enfrentar uma crise econômica marcada por uma inflação fora de controle e que vem forçando o Banco da Inglaterra (BoE, o banco central britânico) a elevar a taxa de juro para tentar segurar os preços. Na última leitura, a inflação do Reino Unido atingiu os 10,1% ao ano, voltando aos dois dígitos após mais de 40 anos.

O pacote de corte de impostos proposto por Truss no início do governo começou como uma medida para aliviar a conta para os ingleses.

Leia Também

Entretanto, ao analisar mais profundamente, o mercado começou a precificar as ideias da primeira-ministra — a partir daí, houve uma corrida pelo dólar e uma forte desvalorização da libra frente aos seus pares internacionais.

O dia seguinte de uma cena de filme

As dificuldades enfrentadas por Liz Truss nas poucas semanas desde que chegou ao poder vinham alimentando preocupações entre seus colegas conservadores de que o Partido Trabalhista venha a ser colocar em posição de contestar a atual maioria parlamentar dos tories nas urnas.

Ontem, a votação de um projeto de lei para proibir o fracking proposto pela oposição chegou a ser tratada por líderes conservadores como um voto de confiança em Truss, ocasionando cenas dignas de filmes pastelão na Câmara dos Comuns.

Próximos passos

Diante da renúncia, o Partido Conservador do Reino Unido se reunirá no decorrer da próxima semana para escolher um novo líder. Liz Truss permanecerá provisoriamente no cargo até que um sucessor seja escolhido pela legenda.

Liz Truss viveu intensamente os últimos 45 dias. A saída do ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, na última sexta-feira (14) ampliou a crise do governo.

O sucessor de Kwarteng, Jeremy Hunt, era cotado para o cargo, mas já afirmou que não pretender concorrer. A expectativa do Partido Conservador é de que a escolha de um novo nome para chefiar o parlamento britânico ocorra em 31 de outubro.

Como os investidores reagiram à queda de Truss?

Os ingleses parecem pouco se improtar com a saída da primeira-ministra. A bolsa de Londres opera em leve queda — de 0,10% — desde a abertura, enquanto a média dos índices da Europa procura emplacar alta, mas não conseguem tração.

Do outro lado do mundo, as bolsas de Nova York operam com alta volatilidade e inverteram a alta das primeiras horas do dia e passaram a cair. Acompanhe a nossa cobertura de mercados ao vivo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VALE OURO

O visto de US$ 5 milhões: EUA abrem inscrição para quem quer ter um Trump card

12 de junho de 2025 - 12:54

Se você não tem essa quantia, calma — o governo norte-americano tem outra opção, mas as exigências são elevadas

AMIGOS OU RIVAIS

Vão voltar às boas? A nova declaração de Elon Musk que pode mudar os rumos da briga pública com Donald Trump

11 de junho de 2025 - 18:54

Há quem diga que um deles pode retomar a amizade depois de declarar arrependimento das declarações recentes

AGORA VAI?

Trump anuncia conclusão de acordo entre EUA e China: ‘O relacionamento está excelente!’

11 de junho de 2025 - 10:56

Tarifas, no entanto, permanecem; veja o que disse o presidente americano na sua rede social, Truth Social

EM BUSCA DA TRÉGUA

Sem prazo para acabar, mas com estratégia sem precedentes: os bastidores das negociações entre EUA e China em Londres

9 de junho de 2025 - 14:56

As negociações entre os representantes dos dois países acontecem depois que Trump manteve uma longa conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping

EXPERIÊNCIA NOS RINGUES

Elon Musk que se cuide! No hall da fama da WWE: a saga de Donald Trump nos ringues

7 de junho de 2025 - 14:00

O bilionário sul-africano talvez não saiba, mas a briga que ele está puxando é com uma verdadeira lenda certificada dos ringues

LINHA DIRETA WASHINGTON-PEQUIM

Bastidores revelados: o que Trump e Xi conversaram por mais de uma hora em meio à guerra de tarifas

5 de junho de 2025 - 18:46

Após meses sem contato direto, presidentes da China e dos EUA conversam por telefone sobre comércio entre as duas potências — mas não foi só isso

MUSK VS. TRUMP - DIA 3

Presidente dos EUA quebra o silêncio e Musk dispara: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”

5 de junho de 2025 - 16:52

Briga entre Elon Musk e Donald Trump esquenta nesta quinta-feira (5); acusações envolvem subsídios para veículos elétricos, comando da Nasa e suposta “ingratidão” presidencial

CIRCULANDO, CIRCULANDO

A nova tacada de Milei para os argentinos tirarem o dólar debaixo do colchão

5 de junho de 2025 - 16:04

A grana guardada não é pouca: o Instituto Nacional de Estatística e Censo estima que US$ 246 bilhões estão fora do sistema bancário do país

KILL THE BILL

Em clima de guerra: Elon Musk se junta à oposição e intensifica ataques ao plano econômico de Donald Trump

4 de junho de 2025 - 19:22

Após deixar o governo, Musk amplia críticas ao pacote orçamentário de Trump; bilionário fala em “escravidão por dívidas” e confronta presidente dos Estados Unidos

DIVÓRCIO NA CASA BRANCA

‘Abominação repugnante’ — Elon Musk e Donald Trump, do ‘match’ político à lavação pública de roupa suja

3 de junho de 2025 - 16:33

Elon Musk detona projeto de Donald Trump menos de uma semana após deixar governo dos Estados Unidos

ALERTA PARA O TURISMO

Instabilidade no verão europeu: é seguro viajar para Itália, Turquia e Grécia após erupção do vulcão Etna e terremoto?

3 de junho de 2025 - 11:43

Fenômenos naturais atingiram alguns dos destinos mais populares para as férias de julho

AINDA É EXCEPCIONAL?

Por que o mercado erra ao apostar que Trump vai “amarelar”, segundo a Gavekal

2 de junho de 2025 - 16:55

Economista-chefe da consultoria avalia se o excepcionalismo norte-americano chegou ao fim e dá um conselho para os investidores neste momento

ANTES DAS NEGOCIAÇÕES

Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra — e tensão no Leste Europeu volta a subir

1 de junho de 2025 - 16:30

Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou 472 drones contra o território ucraniano

TENSÃO GEOPOLÍTICA

Trump dobra tarifas sobre aço e irrita aliados — UE ameaça retaliação, Canadá e Austrália reagem

1 de junho de 2025 - 15:15

A decisão norte-americana entra em vigor no dia 4 de junho e reacende as tensões com parceiros comerciais. Veja as reações

SEXTOU? NÃO NOS EUA

Trump encerra a semana com mais um anúncio polêmico: aumento das taxas sobre importações de aço de 25% para 50%

30 de maio de 2025 - 20:06

A afirmação foi feita durante um comício para trabalhadores da siderúrgica U.S. Steel em Pittsburgh, na Pensilvânia.

AS TARIFAS CONTINUAM

Casa Branca leva a melhor: justiça dos EUA suspende decisão que barrava tarifas de Trump; governo ganha tempo para reverter sentença

29 de maio de 2025 - 18:42

Corte de Apelações suspende liminar que derrubava tarifas impostas por Trump; ações são unificadas e prazo para novas manifestações jurídicas vai até 9 de junho

EXCEDEU A AUTORIDADE

Bolsas se animam com decisão de tribunal americano que barrou tarifas de Trump; governo já recorreu

29 de maio de 2025 - 10:04

Tribunal de Comércio Internacional suspendeu tarifas fixa de 10%, taxas elevadas e recíprocas e as relacionadas ao fentanil. Tarifas relacionadas a alumínio, aço e automóveis foram mantidas

EFEITO TRUMP

Na dúvida, fica como está: ata do Fed indica preocupação com as possíveis consequências das tarifas de Trump 

28 de maio de 2025 - 16:36

A decisão pela manutenção das taxas de juros passou pelo dilema entre derrubar a atividade econômica e o risco de aumento de inflação pelas tarifas

A MÃO QUE AFAGA…

“Estou decepcionado”: Elon Musk reclama de projeto de Trump sobre impostos e gastos nos EUA

28 de maio de 2025 - 15:38

O bilionário soltou o verbo em relação a um importante projeto de lei do presidente norte-americano, que pode dar fôlego à política de deportações

NEM SURPREENDE MAIS

Trump volta atrás de tarifa de 50% contra a UE; bolsas europeias recuperam fôlego com morde-assopra

26 de maio de 2025 - 10:42

Vale lembrar que, até então, as tarifas anunciadas para a UE incluíam apenas impostos de 20% sobre as importações do bloco

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar