🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

SAÍDA HETERODOXA

Corrida pelo gás: Alemanha recorre à estatização para escapar da crise energética causada por Putin; entenda

Governo alemão assumiu o controle da gigante de energia Uniper e desembolsará 8 bilhões de euros injetar recursos e adquirir o restante da participação na empresa

Camille Lima
Camille Lima
21 de setembro de 2022
11:53 - atualizado às 8:53
O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da Russia, Vladimir Putin - Imagem: Agência Brasil

O desagradável som de tic-tac se faz cada vez mais presente ao redor da Europa, enquanto o continente corre contra o tempo para escapar de um congelante inverno agravado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na tentativa de driblar os cortes de gás russos, a Alemanha fechou um novo negócio bilionário que, na prática, vai tornar a gigante de energia Uniper uma empresa estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo alemão decidiu assumir o controle da companhia, que antes era a maior importadora de gás russo da Alemanha, e deverá desembolsar 8 bilhões de euros para injetar recursos e adquirir a participação na empresa.

“Este passo se tornou necessário porque a situação claramente mudou” nas últimas semanas, disse Robert Habeck, ministro da Economia da Alemanha,

Trata-se da segunda ação de Berlim para garantir o fornecimento de energia para residências e empresas em todo o país. 

Na semana passada, a Alemanha ainda assumiu o controle da Rosneft, uma refinaria de petróleo russa que fornece 90% do combustível para Berlim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo alemão e a Uniper

No fim de julho, a maior empresa de comercialização de gás da Alemanha estava à beira da falência, em consequência do fechamento das torneiras de gás por Moscou após as sanções ocidentais. 

Leia Também

Vale destacar que a empresa é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 40% de todo o gás usado no país, inclusive para o aquecimento das residências.

Então, o país aprovou um pacote de resgate de 15 bilhões de euros para evitar que a companhia quebrasse, e ainda abocanhou uma participação de 30% na Uniper.

Porém, a situação da gigante energética continuou se deteriorando rapidamente, somando perdas de mais de 8,5 bilhões de euros com o gás — e o governo alemão decidiu intervir mais uma vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Berlim concordou em nacionalizar a Uniper, a fim de garantir o fornecimento de energia para residências e empresas nos próximos meses. 

O mais novo negócio

Agora, Berlim atualizou o pacote e vai desembolsar outros 8 bilhões de euros para injetar na Uniper. O acordo inclui um aumento de capital, uma linha de crédito do governo alemão e a compra de papéis da companhia.

A Alemanha irá adquirir as ações da companhia que ainda não havia comprado e ainda aumentará o capital da empresa alemã. Com o negócio, o governo totalizará uma fatia de 98,5% na empresa. 

Até que a operação de aumento de capital seja concluída, o banco estatal alemão KfW garantiu fornecer à empresa um suporte de liquidez adicional caso seja necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O negócio também estipula a emissão de 4,7 mil milhões de novas ações da Uniper, que Berlim pretende subscrever ao valor nominal de 1,70 euros por papel. 

Alemanha compra fatia da Fortum na Uniper

Após o aumento de capital na Uniper, parte da injeção bilionária da Alemanha servirá para comprar a participação da finlandesa Fortum, de 56%, na Uniper, que custa em torno de 500 milhões de euros.

"Estamos investindo na Uniper com 8 bilhões de ações e estamos efetivamente comprando a Fortum", disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck.

O governo ainda deverá financiar o reembolso do empréstimo de 4 bilhões de euros que a Fortum concedeu à Uniper.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O negócio ainda estipula que a finlandesa terá o direito de primeira oferta caso a gigante de energia alemã pretenda vender a totalidade ou parte de seus ativos hidrelétricos e nucleares suecos até 2026.

Assim que o acordo for concluído, a Fortum estará “livre” de suas relações com a Uniper, e poderá assumir a geração de energia limpa nórdica como seu principal negócio.

“O papel do gás na Europa mudou desde que a Rússia atacou a Ucrânia, assim como as perspectivas para um portfólio de gás pesado. Desse modo, o negócio de um grupo integrado não é mais viável”, afirmou Markus Rauramo, CEO da Fortum.

Alemanha e a refinaria russa Rosneft

Na última sexta-feira, o governo alemão também assumiu o controle de três refinarias de petróleo de propriedade russa localizada na Alemanha, que fornece em torno de 90% do combustível da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As subsidiárias da Rosneft em território alemão correspondem a 12% da capacidade de refino do país. 

Desde a semana passada, as unidades da Rosneft passaram a ser administradas pela Bundesnetzagentur, a agência governamental de Berlim que supervisiona as redes elétricas alemãs.

“Esta é uma decisão de política energética de longo alcance para proteger nosso país”, disse o chanceler Olaf Scholz.

*Com informações de Reuters e The New York Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EUA DE OLHO

Do silêncio branco ao xadrez global: como é viver na Groenlândia, país que virou palco da disputa geopolítica de Donald Trump

15 de janeiro de 2026 - 11:29

Com sol escasso no inverno, dias intermináveis no verão e uma população menor que a de muitas cidades brasileiras, a Groenlândia saiu do isolamento e entrou no centro da geopolítica global

UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇOS

Ícone da moda de luxo, Saks pede falência nos EUA e abre espaço para a Macy’s na 5ª Avenida

14 de janeiro de 2026 - 18:37

A dona da Bloomingdale’s deve ser uma das poucas a se beneficiar com a entrada na rival no Chapter 11 — e os números mostram que ela está pronta para essa oportunidade

E O PRÊMIO VAI PARA...

Framboesa de Ouro: depois do Globo de Ouro, também tem Brasil entre os piores filmes do ano

14 de janeiro de 2026 - 17:01

Premiação que “celebra” os tropeços do cinema inclui nomes brasileiros na lista de indicados e mostra como sucesso e decepção caminham lado a lado 

BARRADOS DE ENTRAR?

Os 23 países com vistos suspensos por Trump que vão jogar a Copa do Mundo nos Estados Unidos

14 de janeiro de 2026 - 16:31

Suspensão de vistos atinge 75 países e inclui 23 seleções classificadas ou na repescagem da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México

LISTA EXTENSA

Quais países tiveram o visto dos EUA barrado por Donald Trump? Confira a lista completa

14 de janeiro de 2026 - 15:36

Medida do governo Trump entra em vigor em 21 de janeiro, atinge 75 países e faz parte de uma revisão nos critérios de triagem e concessão de vistos pelos Estados Unidos

BARRADOS NO BAILE DE TRUMP

EUA barram emissão de vistos para brasileiros, idosos e pessoas obesas; confira os detalhes da medida que afeta 75 países

14 de janeiro de 2026 - 13:02

No total, Brasil e mais 74 países são alvo do endurecimento da política anti-imigração de Trump, que já revogou o recorde de mais de 100 mil vistos desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado

MELHOR QUE SÃO PAULO E NOVA YORK

É uma ‘favela’, mas a qualidade de vida nela é maior do que a de muitas cidades pelo mundo

14 de janeiro de 2026 - 11:48

Bairros populares de Basileia desafiam estereótipos ao combinar renda mais baixa, serviços públicos eficientes, alto IDH e qualidade de vida acima da média global

SEM ROUANET

De onde veio o dinheiro para o filme O Agente Secreto? Spoiler: não teve Lei Rouanet

13 de janeiro de 2026 - 14:29

Filme brasileiro premiado no Globo de Ouro teve orçamento de cerca de R$ 27 milhões, apoio do Fundo Setorial do Audiovisual e coprodução internacional

AFUNDANDO?

Essa cidade cresceu vertiginosamente e acaba de se tornar a maior do mundo, mas está afundando e corre o risco de sumir do mapa 

13 de janeiro de 2026 - 9:47

Um novo estudo da ONU coloca Jacarta no topo do ranking global de população urbana, mas a capital da Indonésia afunda a olhos vistos, enquanto o país já prepara uma substituta

TEMPORADA DE PRÊMIOS

Os filmes que venceram o Globo de Ouro e o Oscar no mesmo ano — e o que isso revela sobre a corrida de O Agente Secreto

12 de janeiro de 2026 - 14:01

A coincidência entre Globo de Ouro e Oscar não é regra, mas, quando ocorre, costuma indicar um consenso dentro da Academia de cinema

SABOR CERTIFICADO

Do laboratório à mesa: quando a busca pelo sabor perfeito leva a queijos, chocolates, sorvetes, doces de leite e outros alimentos reconhecidos pelo mercado

12 de janeiro de 2026 - 11:22

Em alguns alimentos, a ciência não reinventou o gosto: eliminou o erro, transformou sensação em método e criou padrões reconhecidos por júris internacionais 

DEVO, NÃO NEGO...

E agora, Milei? Congresso dos EUA diz que Argentina vai dar outro calote

11 de janeiro de 2026 - 17:15

Em 2026, a Argentina deve pagar algo em torno de US$ 15 bilhões aos credores externos, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI)

DEPOIS DA VENEZUELA...

Marco Rubio será presidente de Cuba? As novas ambições de Trump para a ilha 

11 de janeiro de 2026 - 15:01

O secretário de Estado norte-americano nasceu na Flórida, mas é filho de imigrantes cubanos, e tem posições agressivas sobre o país caribenho

O último playboy?

Quem foi Philippe Junot, empresário que entrou para a história ao se casar com Carolina de Mônaco

9 de janeiro de 2026 - 11:57

Da Riviera Francesa ao Palácio de Mônaco, Philippe Junot ficou conhecido mundialmente por um casamento que marcou a história da realeza europeia

OLHO NO ÓLEO

EUA dizem que precisam controlar receitas do petróleo da Venezuela por tempo indeterminado; primeiras vendas já começaram

8 de janeiro de 2026 - 15:47

O governo norte-americano iniciou a comercialização do petróleo venezuelano e promete usar os recursos para estabilizar a economia, ressarcir empresas e ampliar influência política na região

SALTO DE 50%

Orçamento militar bombado: de onde vem o dinheiro para Trump bancar US$ 1,5 trilhão para o Exército?

8 de janeiro de 2026 - 9:25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que a elevação do orçamento militar para US$ 1,5 trilhão em 2027 será financiada por tarifas comerciais

QUEM VAI SE DAR BEM

5 setores e 8 empresas: as ações gringas para ficar de olho em uma potencial reconstrução da Venezuela

8 de janeiro de 2026 - 6:12

Além das janelas de oportunidade entre setores e empresas, o BTG Pactual também avaliou como mercados no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia podem se beneficiar e se prejudicar após a queda de Maduro

VAI VIRAR MODA?

A torneira dos dividendos fechou: proibição de Trump ao setor de defesa pode pegar no Brasil e mexer com seu bolso?

7 de janeiro de 2026 - 19:36

Para que as empresas norte-americanas de defesa distribuam dividendos e recomprem ações, o republicano impôs condições; ele também defendeu um teto para a remuneração de executivos

O BRILHO OFUSCA O RISCO

Disparada do ouro é um alerta para os investidores globais, avisa Ray Dalio

6 de janeiro de 2026 - 19:50

O metal precioso encerrou o ano passado com o maior ganho desde pelo menos 1979, superando em muito o índice S&P 500

A BOLA DA VEZ

De olho na Venezuela, a grande aposta de Michael Burry agora é na ação de uma refinaria

6 de janeiro de 2026 - 17:29

O petróleo venezuelano está entre os mais pesados e com maior teor de enxofre do mundo, e apenas um número limitado de refinarias está equipado para processá-lo com eficiência

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar