🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O pior ainda está por vir: Europa corre o risco de apagões e recessão se Putin seguir cortando o gás

Existem duas frentes de preocupação da crise energética que o mercado deve permanecer de olho: o gás natural e o pétroleo

6 de setembro de 2022
7:11 - atualizado às 12:12
Europa e Alemanha em risco de recessão após Putin cortar o gás
Imagem: Pixabay/Wikimedia Commons/TASS

Não é segredo para ninguém que vivemos uma grave crise energética em nível global, já sentida desde o início da recuperação pós-pandêmica, mas consideravelmente amplificada com a guerra na Ucrânia, que comprometeu ainda mais as cadeias de suprimentos e impôs sanções a um importante player energético: a Rússia.

Mais recentemente, o problema tem ganhado dimensões cada vez mais relevantes na Europa, com a inflação ao consumidor da Zona do Euro já alcançando 9,1% na comparação anual e quase 40% quando o índice avaliado é o de inflação ao produtor. Como não poderia ser diferente, o principal culpado disso é o preço da energia.

Duas frentes de preocupação aqui: i) gás natural; e ii) petróleo.

Gás natural e a crise imediata

Sobre a primeira, a dependência europeia ao gás russo é notável, sendo este responsável por cerca de 40% de todo o gás consumido na Europa, ou até 60% em alguns países, como a Alemanha.

O problema se intensificou mais recentemente com os preços do gás subindo mais de 30% em um só dia, depois que a gigante russa de energia Gazprom disse que os fluxos através do gasoduto Nord Stream, o principal gasoduto da Rússia para a Europa, permanecerão interrompidos.

Agora, por conta disso, a Europa enfrenta o risco de apagões, racionamento e uma recessão severa se a Rússia reduzir ainda mais as entregas de gás.

Tanto a Alemanha quanto a França disseram que estão muito mais bem preparadas para interrupções no fornecimento russo, graças aos reabastecimentos de armazenamento de gás — o continente trabalha para substituir as importações russas por suprimentos dos EUA, Canadá e Catar. Contudo, o temor ainda está sendo digerido pelo mercado.

No bolso do europeu

O problema é que, ainda que não falte energia, os efeitos sobre os preços são muito severos. Com o avanço atual de preços, alguns players de mercado já estimam que as contas de energia do consumidor europeu atinjam o pico só no início do próximo ano em cerca de 500 euros por mês para uma família europeia típica, implicando um aumento de aproximadamente 200% em relação a 2021. Para a Europa como um todo, isso implica um aumento de 2 trilhões de euros em contas, ou algo como 15% do PIB.

Até há algumas semanas, o cenário em que a Rússia não enviaria mais qualquer quantidade de gás para a Europa era menos provável — estimativas chegaram a mostrar que países como a Alemanha ficariam sem gás no primeiro semestre de 2023 apenas se os fluxos russos caíssem para zero ou em um inverno muito rigoroso (o que poderia aumentar o consumo em 15%, como mostram dados históricos).

Isso porque alguns fatores impediriam a catástrofe total: a destruição contínua da demanda (cerca de dois dígitos), o alto nível de reservas de gás, a capacidade de realizar troca de combustível e importações alternativas.

Por isso, assumindo um clima normal e uma taxa de execução de 20% nos fluxos de gás, esses países devem ter gás suficiente em todo o inverno, com os níveis de armazenamento de gás chegando a 45% na primavera de 2023.

Fonte(s): GS

Petróleo: uma crise por vir

Hoje, porém, este risco já é mais factível, com a retaliação russa à articulação dos países do G7 para colocar um teto sobre o petróleo russo (uma péssima ideia nesta altura do campeonato). 

Neste novo cenário de “vazão zero” a demanda total de gás precisa ser cortada em mais de 20%, o que implicaria em queda de quase 10% na demanda das residências e um corte de 30% na demanda da indústria. 

Ou seja, ainda há muito espaço para preocupação na Zona do Euro diante do agravamento do embate com a Rússia. O principal risco a partir de agora é o tamanho da recessão que o movimento de racionalização de consumo pode gerar.

O que nos traz ao segundo ponto de preocupação: o petróleo.

Depois de finalmente alcançar, pelo menos em compromisso, o patamar de oferta de barris de petróleo por dia verificado antes do início da pandemia, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) voltou a cortar a oferta de petróleo no início desta semana. 

O corte acordado foi de cerca de 100 mil barris por dia a partir de outubro, revertendo o aumento da última reunião, que havia ampliado a oferta exatamente na mesma proporção. O movimento é uma resposta da organização à volatilidade recente verificada no mercado.

Consequentemente, o preço do barril voltou a subir e pode continuar assim, principalmente se a organização realizar novos cortes nas próximas reuniões — a próxima reunião da Opep+ está marcada para 5 de outubro.

Por essas e outras que ainda há espaço para otimismo no setor de óleo e gás. Tudo isso, claro, feito sob o devido dimensionamento das posições, conforme seu perfil de risco, e a devida diversificação de carteira, com as respectivas proteções associadas. 

O setor de energia superou o mercado em 28% no acumulado do ano, mas o segmento continua extremamente barato, mesmo com os ganhos de 2022. Veja o gráfico abaixo.

Fonte(s): Bernstein e JPM 

O desempenho acima da média foi impulsionado pelo crescimento dos lucros e não pela expansão de múltiplos, sendo que as previsões de lucros para os próximos dois anos continuam sendo revisadas para cima.

A energia já esteve tão "crowded" (lotado ou abarrotado) em várias ocasiões (quando muitas pessoas do mercado apostam no setor). No entanto, a principal diferença agora é que está consensual, mas também muito barato. Isso é raro e ocorreu apenas três vezes desde 1998, sendo duas vezes em 2003 e uma vez em dezembro de 2008.

A crise energética é o tema internacional mais quente do momento e sua solução vai levar anos para ser alcançada. Até lá, os investidores deverão estar preparados para se defender e aproveitar novas pernadas neste ciclo.

Compartilhe

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Os investidores se preparam para a Super Quarta

19 de setembro de 2022 - 11:46

Dados recentes mostram a inflação nos EUA cada vez mais enraizada na máxima de quatro décadas, e o mercado está bastante pessimista sobre as perspectivas para a economia global

Mercado em 5 Minutos

Mercado em 5 Minutos: Um respiro para a atividade global

16 de setembro de 2022 - 9:52

Investidores assistem à divulgação do sentimento do consumidor de Michigan nos EUA e digerem dados de inflação na Europa. Por aqui, o contexto internacional conturbado dificulta qualquer ânimo para esta sexta-feira

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Para onde vamos com o otimismo atual?

13 de setembro de 2022 - 10:30

Qualquer surpresa negativa hoje, como a inflação mais elevada do que se espera, pode fazer com que a trajetória recente se inverta, como fez depois do Simpósio de Jackson Hole

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Os rumos das moedas: quais devem ser os próximos passos do dólar, do euro e do real

13 de setembro de 2022 - 6:10

Normalmente são os mercados emergentes que arcam com o peso de um dólar forte, mas não é o que ocorre dessa vez

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Há quem diga que a ignorância é uma benção… Veja tudo o que influencia as bolsas hoje

12 de setembro de 2022 - 9:58

A semana é relevante para o contexto internacional, com dados de inflação nos EUA — e eventuais surpresas negativas sobre os preços podem fazer com que os investidores saiam da ignorância

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: O que a queda de um símbolo nos mostra sobre o momento atual?

9 de setembro de 2022 - 11:21

A morte da Rainha Elizabeth II marca não só o fim do 2º período elisabetano para os britânicos, mas também a queda de um dos mais icônicos símbolos de estabilidade das últimas décadas

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Uma nova frente de estímulos ao redor do mundo vem ganhando força

6 de setembro de 2022 - 10:14

É possível sentir uma cautela no ar antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), nesta semana, enquanto acompanhamos as consequências do corte de gás da Rússia

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Quem está ansioso para o dia da independência?

5 de setembro de 2022 - 10:10

Começamos com o Dia do Trabalhos nos EUA, nesta segunda-feira (5), que fecha o mercado americano. Os mercados asiáticos iniciaram a semana em queda, acompanhados pelas bolsas europeias.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O conclave dos banqueiros centrais vai começar: saiba o que esperar do simpósio de Jackson Hole

23 de agosto de 2022 - 9:17

Foi em Jackson Hole que Jerome Powell previu erroneamente que a inflação nos Estados Unidos seria um fenômeno transitório

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar