Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PROBLEMAS FINANCEIROS

Tenda (TEND3) negocia com credores e consegue sinal verde para flexibilizar endividamento

Os detentores de debêntures da empresa aceitaram mudar os termos das dívidas em troca de garantias - e remuneração - extras

Prédio em construção CURY CURY3 MRV Cyrela Tenda EZTec Even Direcional MRVE3 construtoras bank of america ações Tenda TEND3 fundo imobiliário Trisul
Imagem: Shutterstock

Nós te contamos aqui que, enfrentando dificuldades financeiras, a Tenda (TEND3) viu seu endividamento subir nos últimos meses e ultrapassar os números acertados com seus credores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a construtora buscou negociar os acordos originais. E, nesta segunda-feira (4), recebeu o sinal verde que precisava para manter a operação.

Os detentores de debêntures das 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª emissões da empresa aceitaram flexibilizar os termos das dívidas em troca de garantias e remuneração extras.

Com isso, a Tenda ganha fôlego para tentar recuperar as finanças nos próximos meses. Vale relembrar que a construtora reportou prejuízo líquido de R$ 67,3 milhões no primeiro trimestre, revertendo o lucro de R$ 36,8 milhões registrado no mesmo período de 2021.

Tenda (TEND3) com uma dívida maior por mais tempo

Além do prejuízo, a alavancagem também cresceu no início deste ano. O indicador, que calcula a relação entre a dívida corporativa e o patrimônio líquido, chegou a 33% no primeiro trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os contratos de financiamento, a construtora deveria mantê-lo abaixo dos 15%. E estaria em apuros caso ultrapassasse o limite em outros dois trimestres nos próximos 12 meses. Nesse caso, a empresa teria de quitar as dívidas muito antes dos prazos originais - 2024 a 2028.

Leia Também

NEGOCIAÇÕES EM FOCO

Petróleo despenca mais de 17% com expectativa de acordo entre EUA e Irã; Ibovespa amarga sétima semana seguida de perdas

BALANÇO DO MÊS

Investimentos que pagam mais de 1% ao mês ficaram na vantagem em meio à sangria de maio; dólar sobe e Ibovespa derrete

Mas, com o acordo, o limite da alavancagem subiu para até 80% neste ano e 85% em 2023. O indicador deve recuar de volta aos 30% apenas em setembro de 2024.

Para convencer os credores, a Tenda ofereceu um prêmio de 1,75% ao ano somado à remuneração média já prevista nos contratos, atrelados ao CDI. Além disso, a empresa também se comprometeu a suspender a distribuição de proventos até que a dívida retorne ao patamar dos 15%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
28 de maio de 2026 - 6:30
27 de maio de 2026 - 13:50
Shopping Pátio Maceió 27 de maio de 2026 - 11:28
Imagem criada por IA mostra um mapa antigo, com uma bússola e uma nota de dólar recalculando rota 21 de maio de 2026 - 16:40
Imagem criada por IA traz uma bandeira dos EUA ao fundo, com um touro do lado esquerdo da imagem e uma seta para cima, em verde, do lado direito. 21 de maio de 2026 - 16:00
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 21 de maio de 2026 - 14:31
21 de maio de 2026 - 11:45
Imagem gerada por inteligência artificial representando a relação da guerra no Irã com o petróleo e a Petrobras 20 de maio de 2026 - 16:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia