Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MAL ENTROU E JÁ SAIU

McPicanha fora do cardápio: McDonald’s decide tirar linha de sanduíches dos restaurantes brasileiros

O McDonald's anunciou a retirada dos sanduíches após repercussão negativa pela ausência de picanha no McPicanha

propaganda enganosa do McDonald's sobre o McPicanha; mcdonalds
Apresentação dos novos sanduíches em peça publicitária - Imagem: Reprodução/McDonald's

Enquanto ninguém sabia que o McPicanha não continha picanha, tudo ia muito bem. Bastou vir à tona a denúncia de que o lanche não contém o corte preferido dos churrasqueiros de fim de semana e o McDonald’s apressou-se em retirar o item do cardápio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, a história do McPicanha sem picanha ganhou espaço no noticiário depois da denúncia de possível propaganda enganosa por uma página de resenhas gastronômicas no Instagram.

Hoje, depois de admitir que o McPicanha não leva nada além de um molho com o sabor do corte bovino, o McDonald’s anunciou a retirada da nova linha de sanduíches de suas lojas no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da repercussão negativa, o McDonald’s também interrompeu a veiculação das peças publicitárias sobre a nova linha de lanches dos meios de comunicação e das redes sociais.

Leia Também

A RECEITA PARA SUBIR

Nem Ozempic, nem Mounjaro: UBS aposta na Hypera (HYPE3) para surfar o mercado bilionário de medicamentos para obesidade

CÓPIA DESCARADA?

Qual empresa brasileira enfrentou a Meta de Zuckerberg na Justiça e agora mira faturar R$ 1 bilhão?

Veja a íntegra da nota do McDonald’s

A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.

Em comunicado anterior, a rede já havia lamentado a respeito da “falha de comunicação” dos novos produtos, por ter gerado dúvidas ao consumidor.

Ainda ontem, o Procon do Distrito Federal proibiu a venda o McPicanha nas lojas, após denúncia de um consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão brasiliense afirmou, em nota, que “na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem de corte bovino picanha”, o que induz ao entendimento de um produto composto por picanha.

McDonald’s deve prestar esclarecimentos sobre o ‘McPicanha’

Os órgãos de regulação e defesa do consumidor se manifestaram sobre o caso do McDonald’s ainda ontem (28). 

A rede de restaurantes recebeu notificações do Procon-SP e do Ministério da Justiça para esclarecimentos sobre a ausência da carne prometida nos sanduíches. Ao órgão de defesa do consumidor paulista, o McDonald’s deve se manifestar até 2 de maio.

Além disso, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) também abriu  processo para verificar a veracidade da propaganda do McPicanha. 

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de uma loja Americanas. É possível ver produtos da loja, vendedores e consumidores na lateral direita. 3 de junho de 2026 - 11:05

ANDAMENTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Lojas Americanas (AMER3) encolhe ainda mais, com 4 mil demissões e vendas de ativos

3 de junho de 2026 - 11:05
Celular com logo Nubank 1 de junho de 2026 - 19:30
Arte mostra bandeira da China e bolsa 1 de junho de 2026 - 14:00
Reag Investimentos 30 de maio de 2026 - 16:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar