O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-19T15:53:43-03:00
Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP.
AINDA NO AR

Netbags: Com notificação Procon-SP por anúncio falso, site segue no ar; entenda o caso

A Netbags deve prestar esclarecimentos ao Procon-SP até 25 de abril; o site já recebeu mais de 270 reclamações no ReclameAqui

19 de abril de 2022
15:53
bolsas de luxo netbags
Imagem: Reprodução

O Procon-SP notificou a empresa controladora da Netbags, Triade Empreendimentos em Vendas Digitais. O órgão pede explicações sobre a propaganda da varejista de bolsas de luxo após a divulgação de um anúncio falso sobre o falecimento da fundadora, vinculado a uma promoção. 

Segundo o Procon-SP, a Netbags deverá prestar esclarecimentos sobre o objetivo da estratégia de marketing até o dia 25 de abril. Além disso, a empresa deve informar a quantidade de reclamações recebidas, as demandas e a resposta aos consumidores. 

A Netbags lidera o ranking de empresas recém-cadastradas com mais reclamações no site ReclameAqui. Ao todo, são mais de 270 ocorrências. Não bastasse o anúncio com uma história falsa, consumidores relatam problemas na entrega dos produtos.

Para o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, contar uma história fictícia para atrair consumidores é uma prática abusiva. “Houve uma tentativa de criar comoção com uma história que não é real e que pode ter levado muitas pessoas a decidirem pela compra”, afirma.

O órgão de defesa do consumidor exige ainda a apresentação dos representantes legais da empresa. 

Entenda o caso da Netbags

A Netbags divulgou, em fevereiro, uma nota de falecimento da fundadora da empresa, Marcilene Fernandes Freitas, vítima de um câncer de mama. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou o desconto de 80% em bolsas de luxo vendidas pelo site.

O problema é que a história sobre a fundadora não passa de uma ficção, como reconhece a própria varejista. Inclusive, há uma seção específica do site sobre a nota como parte de uma estratégia de vendas. 

No site ReclameAqui, os consumidores relatam problemas em atraso e não recebimento dos produtos, bem como denúncias de que as bolsas de luxo seriam falsificadas. 

Mesmo com a notificação do Procon-SP, o site e a nota de falecimento seguem no ar. O Seu Dinheiro entrou em contato com a Netbags, mas não obteve nenhum posicionamento da empresa. 

Anúncio falso, produtos reais?

A morte da fundadora é fictícia, mas os produtos são reais. Ao menos, é o que a empresa divulga no site da Netbags. 

Para o órgão de defesa do consumidor, a Triade deverá explicar se os produtos são produzidos pela empresa e, se forem de outros fabricantes, como o consumidor pode confirmar a autenticidade da peça.

Além disso, o Procon-SP exige a apresentação de documentos de aquisição de produtos dos fabricantes nos últimos seis meses. 

Leia também

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

MEME-STABLECOIN

Shiba Inu (SHIB) quer lançar própria stablecoin depois do fracasso da TerraUSD (UST); entenda porque isso é uma furada

Analistas não enxergam a Shiba Inu como um bom investimento e a crise das stablecoins não deve ajudar o projeto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies