🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-03-10T14:11:48-03:00
Camille Lima
BARRA DE HALTERES

O que é a estratégia de Barbell? Analista da Empiricus explica como ela pode fazer você ganhar dinheiro em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia

Às vezes, o mercado se comporta de forma imprevisível. Por isso, é importante estar preparado e ter um portfólio diversificado para atravessar momentos de turbulência na bolsa

10 de março de 2022
14:09 - atualizado às 14:11
Alarme, alerta, dinheiro, bolsa, ações
Analista da Empiricus explica como utilizar a estratégia de Barbell nos investimentosImagem: Freepik

O Brasil é conhecido por encontrar oportunidades para brilhar mesmo nos piores cenários, e com a bolsa brasileira não seria diferente. Em plena guerra acontecendo no Leste Europeu, bolsas mundiais caindo, mercado cripto desabando, a B3 se torna cada vez mais atraente aos olhos dos estrangeiros.

Para Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, a bolsa está barata e muito pesada em commodities e bancos tradicionais. 

“O Brasil é o par emergente da Rússia, está dentro do Bric. Aqui há grande produção de commodities e, como a Rússia está complicada, o dinheiro migra para cá”, disse o analista.

Mas os gringos estão correndo em direção às commodities energéticas e agrícolas, e uma concentração elevada de investimentos nesses segmentos pode ser perigosa, uma vez que não dá para projetar com certeza os próximos capítulos dessa crise geopolítica e seus efeitos nos mercados.

É aí que entra a estratégia de Barbell, considerada por Felipe Miranda a melhor opção para os investidores atravessarem o contexto atual na bolsa brasileira. O analista fala mais sobre na série Palavra do Estrategista.

Estratégia de Barbell

A filosofia Barbell, chamada de barra de halteres, foi criada por Nassim Taleb, conselheiro de fundos de investimentos. Taleb também é criador do conceito ‘cisne negro’, atribuído a eventos imprevistos, raros e compreensíveis depois que ocorrem. 

A estratégia entende que o mercado se comporta, muitas vezes, de maneira aleatória. Ou seja, nessas situações, não é possível prever o que vai acontecer. 

Por isso, é importante ter um portfólio de ativos que estão nos extremos de uma escala de risco – conservadores e mais arriscados. Isso é, uma barra de halteres, com pesos nas duas extremidades. 

O que ter na carteira de investimentos?

Os analistas da Empiricus acreditam que não é hora de agir de forma impensada ou intempestiva. 

Seguindo a estratégia de Barbell, também é essencial ter uma carteira diversificada entre várias classes de ativos.

Que tal misturar ações, fundos imobiliários, renda fixa e até uma parcela pequena de criptomoedas? Além disso, é importante incluir no seu portfólio alguns ativos de proteção (hedges) como ouro, prata e moedas fortes. 

“Defendo uma posição em commodities, mas também, alguns cíclicos domésticos na carteira. Portanto, um pé em cada canoa, a estratégia Barbell”, disse Felipe Miranda.

Para o analista da Empiricus, ainda que o conflito lá fora gere um rali de commodities, não se pode menosprezar que o mercado está cheio de ações small e mid caps de qualidade, “com operações eficientes e gerando lucro, com valuations descontadíssimos”.

Ações descontadas e de commodities

A guerra está mexendo com os mercados, isso é fato. As movimentações saem da aversão ao risco às esperanças de negociações entre Rússia e Ucrânia e de um provável fim para o conflito.

Agora, a busca por ativos descontados de variados segmentos se faz presente. Em alguns dias, as ações de empresas ligadas a commodities dispararam; em outros, devolvem os ganhos.  

Na última quarta-feira, as maiores altas registradas foram CVC (CVCB3), com 16,97%, e Natura (NATB3), que avançou 16,25%. 

Já as petrolíferas e mineradoras protagonizaram as quedas do Ibovespa, com a PetroRio (PRIO3) recuando 6,44%, acompanhada por 3R Petroleum (RRRP3), com baixa de 4,35%, e Vale (VALE3), que caiu 6,24%.

“Por exemplo, veja o que aconteceu ontem, a CVC subiu 17%, uma metonímia de cíclico doméstico. E hoje já está diferente, com fluxo para commodities. Então, a mensagem é essa diversifique os investimentos em ações”, destacou o estrategista da Empiricus, Felipe Miranda.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

enxugando gelo

Alivia agora para apertar depois: corte de impostos sobre combustíveis e energia reduz estimativas de inflação para 2022, mas pressão volta em 2023

Economistas revisam suas projeções para o IPCA e alertam que fiscal e volta do PIS/Cofins podem voltar a bater na inflação no ano que vem

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies