Quem tem pressa come cru: por que investir é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos
Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo

Na última terça-feira, quando o Ibovespa mostrava uma forte recuperação depois da derrocada da véspera, observei uma coisa curiosa no meu home broker:
Essas eram as maiores altas da Bolsa no meio daquela tarde. Valorizações que encheriam os olhos de muita gente e fariam várias delas se perguntar: por que eu não tinha essas ações na carteira?
Mas será que você realmente iria querer ter todas essas ações? Para ser sincero, eu manteria distância de várias delas. Seja porque estão em setores ruins, ou porque não estão com o balanço saudável, ou porque têm uma gestão ineficiente.
No entanto, nada disso impediu que elas estivessem ali, justamente entre as maiores altas do dia. Entre os grandes destaques nas reportagens de fechamento de pregão.
E toda essa situação me fez lembrar de algo que tenho visto com cada vez mais frequência nas redes sociais. Vejo muita gente (influenciadores, twitteiros, traders, youtubers etc) dizendo ser capaz de ajudar você a descobrir qual é a ação que mais vai subir na semana, ou no mês.
Mas será que esse realmente deveria ser o seu objetivo como investidor?
Leia Também
Tarefa impossível - e inútil
Para começo de conversa, o Ibovespa tem mais de 90 ações, e a crença de que você conseguirá descobrir qual delas vai subir mais é ilusão. Mas essa tarefa não é apenas impossível, ela é inútil também.
Como você pôde ver naquela foto do meu home broker, boa parte das empresas que estavam no topo da tabela naquele dia de altas expressivas são companhias problemáticas ou que normalmente não servem para quem realmente deseja construir um patrimônio.
Grandes retornos de curto prazo estão associados a mais risco também, e normalmente as ações que mais sobem nesses dias de euforia são justamente as mesmas ações que mais caem quando o clima azeda.
Dá uma olhada no desempenho de algumas daquelas mesmas ações nos três pregões anteriores, quando as coisas pioraram:
| Ação | Retorno |
| BRFS3 | -13% |
| TCSA3 | -11% |
| CIEL3 | -7% |
| GFSA3 | -10% |
| COGN3 | -8% |
Normalmente, essas fortes altas estão intimamente ligadas a um maior risco também, e essa ideia de que ações que mais sobem no mês vão te deixar rico não passam de uma enganação.
Na maioria das vezes a relação é oposta. São justamente essas as ações que vão fazer você perder dinheiro.
Investir é uma maratona, não 100 metros rasos
Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo. Pode parecer contraintuitivo, mas essa é uma forma muito mais fácil de ficar rico do que tentar capturar as grandes altas de curto prazo.
Não acredita em mim? Então quem sabe o maior investidor de todos os tempos te convença. Em uma entrevista feita em 2017, Warren Buffett deu a seguinte resposta quando questionado sobre o motivo de ser mais fácil investir no longo prazo do que no curto prazo:
"Escute, se eu soubesse como dobrar o meu dinheiro amanhã, eu provavelmente investiria com foco no curto prazo também. Mas é muito mais fácil investir com foco no longo prazo, porque, grosso modo, você sabe com um grau elevado de certeza o que vai acontecer com uma empresa daqui a 10 ou 20 anos. E eu não tenho a menor ideia do que vai acontecer amanhã ou na próxima semana."
Warren Buffett
Acho que, assim como eu, Warren Buffett também não deve ser muito fã daquelas "carteiras semanais de ações" que as corretoras costumam oferecer por aí.
Paciência é a chave para investir
Acredite, eu também adoraria chegar aqui e dizer que você pode dobrar o seu dinheiro amanhã. Mas eu estou aqui para te ajudar, não para te iludir.
No entanto, ganhar dinheiro com ações também não é a coisa mais difícil do mundo. Segundo Buffett, até um macaco sensato conseguiria ganhar muito dinheiro com ações, desde que tivesse paciência.
Ele disse certa vez: "Um macaco sensato que escolher um portfólio atirando 50 dardos em um quadro que tiver os nomes de todas as ações do S&P 500 irá – ao longo do tempo – desfrutar de dividendos e ganhos de capital, desde que ele não se sinta tentado a ficar mexendo demais no portfólio."
É claro que podemos ser melhores do que macacos sensatos. E é por isso que analisamos profundamente cada empresa recomendada em nossas séries antes de investir nelas.
Mas é importante notar como Buffett dá mais importância para a paciência do que para a seleção de ações em si.
Ou seja, se você entrar na Bolsa querendo dobrar o patrimônio em um mês, estará muito mais propenso a cair em armadilhas que te façam perder dinheiro do que enriquecer.
Construindo seu portfólio de ações
Na Empiricus, temos diversas séries focadas em construir um portfólio com ativos que vão ajudar você a construir um patrimônio vencedor no longo prazo. Seja com ações das melhores empresas brasileiras, ações de empresas focadas em dividendos, ações de companhias estrangeiras, melhores fundos imobiliários e por aí vai.
Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas essas carteiras pelo preço de uma. Se quiser entender um pouco mais sobre essa oportunidade, você pode conferir aqui.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
DEPOIS DA BONANÇA, A TEMPESTADE
Ibovespa em choque: várias ações derretem mais de 40% após virada de Lula no segundo turno, apenas 6 sobem
26 de outubro de 2026 - 12:10BOTÃO DE PÂNICO
‘Circuit breaker’: o que é botão do pânico da bolsa, acionado após a reeleição de Lula
26 de outubro de 2026 - 10:48MODO DEFESA
Salve-se quem puder: Ibovespa pode tombar 17% após reeleição de Lula, avalia BTG; quais ações podem escapar?
26 de outubro de 2026 - 10:17NA CONTRAMÃO
Gavekal, importante casa de análise gringa, recomenda compra de ativos no Brasil após vitória de Lula; ações caem 30% lá fora
26 de outubro de 2026 - 10:01REPORTAGEM ESPECIAL
Lula venceu, e a festa da bolsa pode acabar: o que esperar dos investimentos agora?
25 de outubro de 2026 - 22:48MERCADOS
Petrobras despenca 12%, Vale cai 4% e EWZ tomba 19%: a reação imediata à vitória de Lula — e o que vem por aí
25 de outubro de 2026 - 22:28Conteúdo Empiricus
O teto do INSS hoje é de R$ 8.475,55, mas grupo de investidores recebeu o dobro com esse sistema; entenda
25 de outubro de 2026 - 11:00TOUROS E URSOS #293
Eleições podem destravar IPOs e novas emissões de dívida no Brasil? CEO da Nero Capital responde
23 de outubro de 2026 - 18:56O EFEITO DAS URNAS
Depois de lucrar com a alta do Ibovespa, tubarões se protegem no mercado, de olho em eleição mais acirrada
23 de outubro de 2026 - 17:53MERCADO DE FIIs
Fundo imobiliário ALZR11 vai ao mercado em busca de até R$ 530,5 milhões; veja os detalhes
23 de outubro de 2026 - 14:28SMALL CAPS EM ALTA
10 small caps que saltaram mais de 50% em outubro e lideram rali histórico na bolsa
23 de outubro de 2026 - 13:13NOVAS VITRINES
Allos (ALOS3) mira gestão de fundos imobiliários e vende fatias de shoppings à Kinea; confira os detalhes da parceria
23 de outubro de 2026 - 12:30AS 3 ESTAÇÕES
Ganho de até 50% em dólares: as ações que florescem na primavera da bolsa brasileira
22 de outubro de 2026 - 19:45MUDOU A META?
Meta (META) cai mais de 7% após balanço; veja 3 pontos para prestar atenção, segundo o Safra
22 de outubro de 2026 - 14:32PODCAST TOUROS E URSOS
Crescimento à vista? As oportunidades que podem surgir na bolsa e na renda fixa após as eleições
22 de outubro de 2026 - 11:00ENTRE CHIPS E TIJOLOS
A corrida da IA precisa de imóveis para data centers. E isso pode abrir espaço — e riscos — para os FIIs
21 de outubro de 2026 - 15:30ORGANIZANDO A CASA
Gigante à vista: Patria fica a um passo de unir quatro fundos imobiliários (FIIs) em um só
21 de outubro de 2026 - 11:20DECOLOU
SpaceX salta 10% após balanço, mas duas linhas do resultado servem para manter investidores ‘com os pés no chão’, diz BTG
21 de outubro de 2026 - 11:17É COMPRA
XP dá sinal verde para fundo imobiliário e recomenda compra — mas com uma ressalva
20 de outubro de 2026 - 15:07ESG