🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Quem tem pressa come cru: por que investir é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos

Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo

11 de março de 2022
6:05 - atualizado às 10:22
pessoas se preparam para a corrida
Imagem: Shutterstock

Na última terça-feira, quando o Ibovespa mostrava uma forte recuperação depois da derrocada da véspera, observei uma coisa curiosa no meu home broker:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tela do home broker do Ruy mostrando as maiores altas da última terça-feira

Essas eram as maiores altas da Bolsa no meio daquela tarde. Valorizações que encheriam os olhos de muita gente e fariam várias delas se perguntar: por que eu não tinha essas ações na carteira?

Mas será que você realmente iria querer ter todas essas ações? Para ser sincero, eu manteria distância de várias delas. Seja porque estão em setores ruins, ou porque não estão com o balanço saudável, ou porque têm uma gestão ineficiente.

No entanto, nada disso impediu que elas estivessem ali, justamente entre as maiores altas do dia. Entre os grandes destaques nas reportagens de fechamento de pregão. 

E toda essa situação me fez lembrar de algo que tenho visto com cada vez mais frequência nas redes sociais. Vejo muita gente (influenciadores, twitteiros, traders, youtubers etc) dizendo ser capaz de ajudar você a descobrir qual é a ação que mais vai subir na semana, ou no mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas será que esse realmente deveria ser o seu objetivo como investidor?

Leia Também

Tarefa impossível - e inútil

Para começo de conversa, o Ibovespa tem mais de 90 ações, e a crença de que você conseguirá descobrir qual delas vai subir mais é ilusão. Mas essa tarefa não é apenas impossível, ela é inútil também.

Como você pôde ver naquela foto do meu home broker, boa parte das empresas que estavam no topo da tabela naquele dia de altas expressivas são companhias problemáticas ou que normalmente não servem para quem realmente deseja construir um patrimônio.

Grandes retornos de curto prazo estão associados a mais risco também, e normalmente as ações que mais sobem nesses dias de euforia são justamente as mesmas ações que mais caem quando o clima azeda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dá uma olhada no desempenho de algumas daquelas mesmas ações nos três pregões anteriores, quando as coisas pioraram:

AçãoRetorno
BRFS3-13%
TCSA3-11%
CIEL3-7%
GFSA3-10%
COGN3-8%

Normalmente, essas fortes altas estão intimamente ligadas a um maior risco também, e essa ideia de que ações que mais sobem no mês vão te deixar rico não passam de uma enganação.

Na maioria das vezes a relação é oposta. São justamente essas as ações que vão fazer você perder dinheiro.

Investir é uma maratona, não 100 metros rasos

Mais importante do que tentar encontrar a ação que mais vai subir no dia ou no mês é encontrar ações que vão te ajudar a construir um patrimônio no longo prazo. Pode parecer contraintuitivo, mas essa é uma forma muito mais fácil de ficar rico do que tentar capturar as grandes altas de curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não acredita em mim? Então quem sabe o maior investidor de todos os tempos te convença. Em uma entrevista feita em 2017, Warren Buffett deu a seguinte resposta quando questionado sobre o motivo de ser mais fácil investir no longo prazo do que no curto prazo:

"Escute, se eu soubesse como dobrar o meu dinheiro amanhã, eu provavelmente investiria com foco no curto prazo também. Mas é muito mais fácil investir com foco no longo prazo, porque, grosso modo, você sabe com um grau elevado de certeza o que vai acontecer com uma empresa daqui a 10 ou 20 anos. E eu não tenho a menor ideia do que vai acontecer amanhã ou na próxima semana."

Warren Buffett

Acho que, assim como eu, Warren Buffett também não deve ser muito fã daquelas "carteiras semanais de ações" que as corretoras costumam oferecer por aí.

Paciência é a chave para investir

Acredite, eu também adoraria chegar aqui e dizer que você pode dobrar o seu dinheiro amanhã. Mas eu estou aqui para te ajudar, não para te iludir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, ganhar dinheiro com ações também não é a coisa mais difícil do mundo. Segundo Buffett, até um macaco sensato conseguiria ganhar muito dinheiro com ações, desde que tivesse paciência.

Ele disse certa vez: "Um macaco sensato que escolher um portfólio atirando 50 dardos em um quadro que tiver os nomes de todas as ações do S&P 500 irá – ao longo do tempo – desfrutar de dividendos e ganhos de capital, desde que ele não se sinta tentado a ficar mexendo demais no portfólio."

É claro que podemos ser melhores do que macacos sensatos. E é por isso que analisamos profundamente cada empresa recomendada em nossas séries antes de investir nelas.

Mas é importante notar como Buffett dá mais importância para a paciência do que para a seleção de ações em si.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, se você entrar na Bolsa querendo dobrar o patrimônio em um mês, estará muito mais propenso a cair em armadilhas que te façam perder dinheiro do que enriquecer.

Construindo seu portfólio de ações

Na Empiricus, temos diversas séries focadas em construir um portfólio com ativos que vão ajudar você a construir um patrimônio vencedor no longo prazo. Seja com ações das melhores empresas brasileiras, ações de empresas focadas em dividendos, ações de companhias estrangeiras, melhores fundos imobiliários e por aí vai.

Com o Empiricus Pass, você tem acesso a todas essas carteiras pelo preço de uma. Se quiser entender um pouco mais sobre essa oportunidade, você pode conferir aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VALE ENTRAR?

Compass, Aegea, BRK: quais são as empresas na fila do IPO e como elas podem não repetir os erros de 2021

9 de março de 2026 - 6:03

A possibilidade de reabertura da janela de IPOs atrai empresas dispostas a abrir o capital, mas movimento nessa direção ainda é tímido

ATENÇÃO, INVESTIDORES

Novos horários da B3: confira a programação da bolsa do Brasil a partir de segunda-feira, 9 de março

8 de março de 2026 - 17:01

Com o início do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa, a bolsa brasileira encurta o tempo de negociação para manter a sincronia com os mercados globais

DESTAQUES DA SEMANA

Braskem (BRKM5), Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR3) lideram as maiores altas do Ibovespa na semana

7 de março de 2026 - 14:50

Escalada da guerra no Oriente Médio e disparada do petróleo marcaram a semana na bolsa brasileira; veja as ações com maiores altas e quedas

DECEPCIONOU O MERCADO

Tarifaço de Trump afeta lucro da Embraer (EMBJ3) no 4º trimestre de 2025, mesmo com receita recorde; ações caem mais de 5%

6 de março de 2026 - 12:00

A fabricante de aeronaves registrou resultados abaixo do esperado pelo mercado e ações reagem em queda: o que aconteceu com a Embraer?

FII DO MÊS

Fundo imobiliário defensivo para lucrar com juros ainda altos domina as recomendações de analistas para março; saiba qual é 

6 de março de 2026 - 6:04

Veja quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas neste mês e como posicionar sua carteira de FIIs agora

O MAPA DO TESOURO

Onde apostar na bolsa agora? Itaú BBA revela 26 ações que podem brilhar em meio ao caos de mercado em 2026

5 de março de 2026 - 18:10

Mesmo com juros altos e volatilidade global, analistas veem um grupo seleto de empresas capaz de atravessar a turbulência e se valorizar na bolsa neste ano

ONDE INVESTIR

Onde Investir em março: as ações para ganhar com dividendos, uma pimentinha de olho na valorização e os FIIs e criptos favoritos para o mês

4 de março de 2026 - 7:00

Ao Seu Dinheiro, analistas da Empiricus Research recomendaram seus investimentos preferidos para março, entre ações, fundos imobiliários e criptoativos

MERCADOS HOJE

Medo generalizado com Irã vs. EUA toma conta e Ibovespa despenca quase 5%; dólar sobe acima de R$ 5,30

3 de março de 2026 - 12:19

O principal índice de ações do Brasil tomba 4,64% por volta das 12h10, aos 180.518,33 pontos; dólar avança mais de 3,18%, negociado aos R$ 5,3045

DA ROÇA PARA A BOLSA

ROCA11: Ceres Investimentos semeia crédito do agronegócio entre investidores de varejo

2 de março de 2026 - 19:35

Gerido por gestora próxima ao agro, novo Fiagro negociado na bolsa brasileira pretende levar o setor para mais perto dos investidores comuns; conheça

ATÉ QUANDO

Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) em alta com conflito no Oriente Médio; vale investir? Veja por que a resposta não é tão simples

2 de março de 2026 - 14:32

O que determina que empresas petroleiras vão ganhar mais com esse conflito não é só o preço da commodity; entenda

SUCESSOR DO ORÁCULO DE OMAHA

Novo CEO da Berkshire Hathaway destaca 4 ações favoritas na primeira carta pós era Warren Buffett

2 de março de 2026 - 13:10

Greg Abel defende quatro empresas norte-americanas favoritas que devem continuar na carteira por décadas — e cinco empresas japonesas que também compõem o portfólio

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa supera medo da guerra entre EUA e Irã e fecha em alta; petroleiras dominam o pregão

2 de março de 2026 - 8:56

Escalada no Oriente Médio fez os preços do petróleo subirem e levou junto as petroleiras no B3; ouro terminou o dia com alta de mais de 1%, enquanto a prata caiu

SOBE E DESCE

Raízen (RAIZ4) desaba quase 40% e vira a pior ação do Ibovespa em fevereiro; MRV (MRVE3) dispara no mês

28 de fevereiro de 2026 - 15:01

Fluxo estrangeiro impulsiona a bolsa brasileira, mas resultados fracos e endividamento pesado derrubam algumas ações no mês; veja os destaques

SOB TENSÃO

Petróleo a US$ 100? O que a escalada das tensões no Oriente Médio significa para o mercado — e para a Petrobras (PETR4)

28 de fevereiro de 2026 - 13:21

Se o risco virar escassez real, o barril pode mudar de patamar; entenda os três fatores que o mercado monitora e o possível efeito sobre a Petrobras

DEU RUIM?

Ação da Cosan (CSAN3) cai 5% após Fitch rebaixar a empresa com perspectiva negativa

27 de fevereiro de 2026 - 18:24

A agência de classificação de risco não descarta novos rebaixamentos para a Cosan (CSAN3) e a ação liderou as quedas do Ibovespa nesta sexta (27)

BALANÇO DESAPONTOU?

Ex-Eletrobras, Axia (AXIA3) cai no Ibovespa apesar de ter dobrado o lucro líquido ajustado no 4T25: o que desanimou o mercado?

27 de fevereiro de 2026 - 15:01

Apesar da queda de 2,7% após o balanço do 4º trimestre de 2025, analistas recomendam compra para as ações da Axia (AXIA3)

VEJA O QUE FALTA ATÉ LÁ

O maior IPO reverso da história da B3: quando a Bradsaúde vai começar a ser negociada na bolsa?

27 de fevereiro de 2026 - 13:55

Em até 60 dias, a Bradsaúde pode estrear na B3 — mas antes precisa passar por assembleias decisivas, concluir a reorganização societária e obter o aval da ANS e da CVM

EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE

Onda de IPOs está voltando? Diretor do BR Partners (BRBI11) vê mercado ‘tentando acreditar’ na reabertura da janela

27 de fevereiro de 2026 - 13:12

Retomada das ofertas ainda enfrenta incertezas, diz Vinicius Carmona ao Money Times; entenda o que falta para o caminho abrir de vez

DE VENDA PARA NEUTRO

BB Investimentos eleva recomendação da Copasa (CSMG3), mas alerta: alta na ação vem da expectativa pela privatização, não do desempenho operacional

27 de fevereiro de 2026 - 10:17

O novo preço-alvo para a empresa de saneamento tem uma projeção de queda de 41,95% no valor da ação em relação ao último fechamento

ATENÇÃO, INVESTIDOR

A bolsa vai mudar de horário — confira o novo cronograma de negociação da B3 a partir de 9 de março

26 de fevereiro de 2026 - 14:01

Mudança afeta ações, opções e contratos futuros de índice após o fim do horário de verão no exterior

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar