🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Dá o play!

Lula rachou o teto de gastos. E agora, onde investir e como se proteger?

No podcast Touros e Ursos desta semana, explicamos por que o mercado reagiu mal à PEC da Transição e falamos sobre possíveis boas oportunidades de investimento neste cenário

Lula derruba mercados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

O governo Lula nem começou, e a tradicional lua de mel do mercado com o novo presidente já terminou. E o motivo é um velho conhecido dos investidores brasileiros: o risco fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bem verdade que o teto de gastos, atual âncora fiscal do país, já está cheio de rachaduras provocadas pelo governo atual. Mas se Lula e o PT continuarem jogando pedras, é possível que esse telhado de vidro se estilhace de vez.

A notícia que mais abalou os mercados na última semana foi a entrega, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, da PEC da Transição ao Congresso.

PEC da Transição assusta o mercado

A Proposta de Emenda à Constituição permite a retirada permanente do Bolsa Família do teto de gastos, além de uma quantia a ser destinada a investimentos. No total, a licença para gastar soma quase R$ 200 bilhões, sem contrapartidas.

A possível gastança, a ser financiada provavelmente pela tomada de mais dívida pública, levou os juros futuros a dispararem, pressionou o câmbio e derrubou o Ibovespa. Lula, por sua vez, deu de ombros, e disse que se a medida fizer a bolsa cair e o dólar subir, “paciência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de definição de um ministro da Fazenda também não ajuda - e menos ainda a possibilidade, ventilada pela imprensa, de que este nome venha a ser o do petista Fernando Haddad.

Leia Também

'NÃO É HORA DE VENDER'

Ibovespa a 240 mil pontos? Inter explica por que ainda vê espaço para a bolsa subir

MOVIMENTOS TÁTICOS

Estrangeiros despejam R$ 19 bilhões na bolsa em outubro; desafio agora é transformar aposta eleitoral em fluxo permanente

Com esse cenário de incertezas e aumento do risco-país, como o investidor pode se proteger? Onde investir? Há investimentos que tenham se tornado atrativos nesse contexto?

Esse foi o tema do podcast Touros e Ursos desta semana, no qual eu e o Vinícius Pinheiro também escolhemos, como sempre, os nossos touros e ursos do período. Para escutar, basta clicar no tocador abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Fiagro da Itaú Asset (RURA11), agronegócio, CRA, dividendos. 14 de outubro de 2026 - 11:58
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 13 de outubro de 2026 - 13:02
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 10 de outubro de 2026 - 11:25
Blocos mostrando as siglas IPCA e Selic, referindo-se à inflação e à taxa básica de juros 9 de outubro de 2026 - 12:43
Galpão do BTG Pactual Logística BTLG11 8 de outubro de 2026 - 10:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar