Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dá o play!

Lula rachou o teto de gastos. E agora, onde investir e como se proteger?

No podcast Touros e Ursos desta semana, explicamos por que o mercado reagiu mal à PEC da Transição e falamos sobre possíveis boas oportunidades de investimento neste cenário

Lula derruba mercados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

O governo Lula nem começou, e a tradicional lua de mel do mercado com o novo presidente já terminou. E o motivo é um velho conhecido dos investidores brasileiros: o risco fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bem verdade que o teto de gastos, atual âncora fiscal do país, já está cheio de rachaduras provocadas pelo governo atual. Mas se Lula e o PT continuarem jogando pedras, é possível que esse telhado de vidro se estilhace de vez.

A notícia que mais abalou os mercados na última semana foi a entrega, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, da PEC da Transição ao Congresso.

PEC da Transição assusta o mercado

A Proposta de Emenda à Constituição permite a retirada permanente do Bolsa Família do teto de gastos, além de uma quantia a ser destinada a investimentos. No total, a licença para gastar soma quase R$ 200 bilhões, sem contrapartidas.

A possível gastança, a ser financiada provavelmente pela tomada de mais dívida pública, levou os juros futuros a dispararem, pressionou o câmbio e derrubou o Ibovespa. Lula, por sua vez, deu de ombros, e disse que se a medida fizer a bolsa cair e o dólar subir, “paciência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de definição de um ministro da Fazenda também não ajuda - e menos ainda a possibilidade, ventilada pela imprensa, de que este nome venha a ser o do petista Fernando Haddad.

Leia Também

TESE POSITIVA

Ibovespa aos 193 mil pontos? Inter vê espaço para nova disparada da bolsa brasileira

QUEM PAGA MAIS?

Fundos imobiliários de papel lideram distribuição de dividendos em 2026; confira os principais

Com esse cenário de incertezas e aumento do risco-país, como o investidor pode se proteger? Onde investir? Há investimentos que tenham se tornado atrativos nesse contexto?

Esse foi o tema do podcast Touros e Ursos desta semana, no qual eu e o Vinícius Pinheiro também escolhemos, como sempre, os nossos touros e ursos do período. Para escutar, basta clicar no tocador abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um fundo escuro, um japonês de óculos aparece em frente a um microfone, ao lado direito da imagem. No centro, a frase: o próximo gatilho da bolsa 11 de junho de 2026 - 16:32
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 11 de junho de 2026 - 12:35
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 9 de junho de 2026 - 12:15
Representação de fundo imobiliário negociado em bolsa 9 de junho de 2026 - 11:14
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o logo da Axia Energia (ex-Eletrobras) à frente de uma linha de transmissão. 8 de junho de 2026 - 10:03
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 2 de junho de 2026 - 14:27
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3 | Ibovespa 1 de junho de 2026 - 18:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar