Menu
2021-03-23T18:28:45-03:00
Renan Sousa
Serviços digitais

XP volta a cobrir ações da Locaweb e aponta potencial de alta de 29%

De acordo com a corretora, a Locaweb tem espaço para crescer, mas precisa lidar com a concorrência do setor e da integração entre o sistemas oferecidos

23 de março de 2021
12:37 - atualizado às 18:28
Escritório com pessoas em frente a seus computadores. Ao fundo, logo da Locaweb
Imagem: Divulgação / Locaweb / Facebook

A XP Investimentos anunciou que está retomando a cobertura da Locaweb (LWSA3) e atualizou as estimativas para a empresa no quarto trimestre de 2020. A recomendação é de compra das ações, com preço-alvo de R$ 32,00 para o final de 2021 — o que representaria uma alta de 29%.

De acordo com a casa de investimentos, a visão é positiva sobre a Locaweb, após o anúncio de fusões e aquisições, aumento de capital com a oferta de ações e uma boa previsão de resultados para o quarto trimestre.

“Continuamos otimistas com as perspectivas futuras, visto que vemos espaço para uma maior consolidação do mercado. A empresa possui um portfólio robusto de fusões e aquisições e uma sólida posição de caixa após seu recente aumento de capital”, afirma o relatório. 

Perspectiva

A XP diz acreditar que o mercado da Locaweb tende a crescer fortemente nos próximos meses e que e a empresa vem se preparando para esse movimento.

Tomando como base a necessidade das pequenas e médias empresas no setor digital, a estratégia da Locaweb é oferecer o ecossistema mais completo para seus clientes, com todos os serviços necessários para apoiar seus consumidores em sua jornada de compras. 

Mas existem duas barreiras a serem superadas pela Locaweb. A primeira é o sistema integrado de dados e planejamento empresarial (ou ERP, na sigla em inglês) e a outra é o oferecimento de serviços financeiros. A aquisição da Credisfera está alinhada com esse foco, mas a XP destaca que ainda é uma área a ser trabalhada. 

Fonte de renda 

Os principais negócios da Locaweb estão situados em serviços de hospedagem na internet e software-as-a-service (ou Saas), o que consolida um total de 70% das vendas em 2020. O restante fica por conta das soluções de e-commerce e o incipiente segmento de pagamentos digitais.

O ponto de partida de todo empreendedorismo atualmente é o meio digital, e a XP encara que a Locaweb está fazendo esforços no sentido de se tornar presente em toda jornada de quem quer começar um novo negócio. 

Desde gestão do marketing digital (por meio da Etus) até a consolidação de aplicativos de novas lojas (com a Samurai), passando por experiência do cliente (Social Miner), gestão de fluxo de caixa (Vindi), e envio de mercadoria (Melhor Envio), a Locaweb está pavimentando seu caminho para o sucesso. 

Resultados e riscos

Por fim, a XP Investimentos projeta resultados muito positivos para o quarto trimestre de 2020, com o crescimento de vendas 32,6% maior que em 2019. Além disso, é esperado um lucro líquido de R$ 9 milhões no trimestre, um aumento de 89,5% na mesma base de comparação.

Os resultados devem ser impulsionados pela alta na demanda por serviços digitais que, em 2020, viu um aumento de 108%. 

Mas a Locaweb também terá de lidar com um cenário diferente dos últimos anos. O setor ganhou uma concorrência mais acirrada, com outras formas de e-commerce e marketplace entrando no mercado.

Além disso, a rotatividade dos clientes é um fator de risco para esse tipo de negócio e deve ser monitorado, bem como a integração dos sistemas para a empresa.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

em meio à crise

Em reunião com empresários, Bolsonaro defende vacinação e diz não ter preocupação com CPI da Covid

Presidente e ministros participaram de uma videoconferência com o grupo que reúne os 50 maiores grupos privados do País

seu dinheiro na sua noite

Ação da Moura Dubeux caiu 50% desde o IPO. Ficou barata?

O ano de 2020 começou promissor para a economia brasileira e com boas perspectivas para a chegada de novas empresas à bolsa. A temporada de IPOs se iniciou nos primeiros dias de fevereiro, com a estreia da construtora Mitre, seguida da empresa de tecnologia Locaweb. Mais para meados do mês, vimos a abertura de capital […]

ampliação de sortimentos

Lojas Americanas compra Imaginarium e prevê aumentar marcas próprias

Companhia anunciou aquisição do Grupo Uni.co, mas não revelou valores; com negócio, Americanas avança sobre varejo especializado em franquias

FECHAMENTO

Mercado olha desconfiado para Orçamento e Ibovespa acompanha queda do exterior; dólar fica estável

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado, os investidores acabaram optando pela cautela

Prioridade na Casa

Câmara aprova requerimento de urgência sobre projeto de privatização dos Correios

A medida permite que a proposta “fure” a fila de votação de projetos e pode agilizar o processo de desestatização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies