O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A escassez de água afeta a população brasileira inteira e toca no bolso dos investidores. Neste vídeo, o analista Matheus Spiess aprofunda o assunto e entrega dicas de como se prevenir dessa crise. Confira
É certo dizer que o cenário externo afeta o preço de certos ativos, de forma indireta e direta. Sabendo disso, um dos assuntos que muito se vê estampado nas manchetes dos jornais atualmente é a crise hídrica e esse fator pode balançar alguns ativos na sua carteira de investimentos. Matheus Spiess, analista da Empiricus, explica tudo sobre o assunto neste vídeo, confira os principais pontos:
A matriz energética brasileira é muito dependente de hidrelétricas. Nós entramos no ano de 2000 com 90% da nossa energia consumida proveniente de hidrelétricas. Esse fato fez com que o regime de chuvas sempre fosse muito importante para a realidade brasileira.
Hoje, o total de energia consumida que vem de hidrelétricas diminuiu para 60%. Mesmo assim, ainda somos bastantes dependentes da água.
Em 2012, a ex-presidente Dilma Rousseff baixou a tarifa de energia por meio da MP 579. A ideia era baratear a energia abrindo os reservatórios e subsidiando a matriz hidrelétrica. Entretanto, no longo prazo a consequência foi o desbalanceamento da matriz, na realidade, nós ainda não recuperamos o patamar estrutural dos níveis de reservatório verificados anteriormente.
Além de tudo, desde 2014, estamos vivendo períodos de secas relevantes. Os níveis de chuva estão abaixo de 75% da média.
É preciso sempre monitorar três fatores: nível de chuva, nível de despacho e o crescimento da demanda. Matheus Spiess conta que, desde o final do ano passado, a equipe da Empiricus já estava com pé atrás em relação ao setor de energia por conta destes pontos.
Leia Também
Em outubro de 2020, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia começado a utilizar unidades térmicas e, por causa disso, instaurou a Bandeira Vermelha.
Esse cenário mostrou que a produção de energia pelas hidrelétricas já estava bem enfraquecida enquanto a demanda vinha aumentando consideravelmente.
Outro ponto que levantou suspeitas de uma crise energética foi a queda do nível de chuva entre abril e julho deste ano. A porcentagem em que ficamos abaixo da média histórica de volume da chuva foi de 56%.
Nós já estamos vendo consequências diretas e indiretas nos investimentos da população brasileira como um todo. Já é possível observar respaldos na inflação - é inclusive uma das explicações para a alta do IPCA e vemos a conta de luz cada dia mais cara.
Além disso, o aumento do preço afeta todas as companhias que utilizam energia elétrica em seu meio de produção.
Uma boa estratégia do Brasil está sendo diversificar a matriz energética. Matheus comenta sobre dois nomes de boas empresas que podem se beneficiar nesse caminho: Eneva (ENEV3) e Alupar (ALUP11):
Gostou do conteúdo? Convido você a baixar o SuperApp da Empiricus e acessar matérias, cursos e outros conteúdos gratuitos disponíveis na plataforma. Fique por dentro dos seus investimentos com o SuperApp da Empiricus.
Confuso com o metaverso? Pois saiba que é possível ganhar dinheiro com ele hoje — e os analistas do Seleção Empiricus mostram como
Analista explica que a tendência é de grandes investimentos nesse mundo paralelo nos próximos anos; confira o vídeo
Analista dá 5 dicas valiosas para os investidores se darem bem com fundos imobiliários
Analista da Empiricus lista três oportunidades com potencial rentabilidade para você fazer ainda este ano
As ações ON da B3 (B3SA3) amargam perdas relevantes no ano, apesar do aumento no volume negociado na bolsa e no número de investidores.
No Seleção Empiricus, os analistas debateram a queda do e-commerce e opinaram sobre a briga entre Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3)
Com o cenário de alta da inflação e falta de insumos na cadeia produtiva, especialista comenta os investimentos mais acertados para o próximo ano
Analista de criptoativos pontua que com a descentralização financeira, flexibilidade e rapidez nas transações das criptomoedas podem gerar mais ganhos
O roxinho está se preparando para a abertura de capital. Conforme o ponto médio da faixa indicativa de preço, pode ser listado a US$ 48 bilhões, o que representa R$ 260 bilhões.
A Itaúsa (ITSA4) é uma holding de investimentos com posições relevantes no Itaú e na XP, mas que também tem fatias da Alpargatas e da Dexco
A Gerdau (GGBR4) mostrou que ainda vive um momento operacional firme; CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5), no entanto, seguem com folga no balanço
Grandes varejistas do país, Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) têm defensores ferrenhos na bolsa; saiba mais sobre as teses de investimento
Analista explica o contexto do criptomercado frente aos desafios econômicos ao redor do mundo
Analista avalia o cenário intrincado da oferta de petróleo no mundo, que afeta os preços da commodity
Analista de criptomercado comenta sobre a situação atual desse cenário
A Oi (OIBR3 e OIBR4) está perto de concluir a recuperação judicial; neste vídeo, listamos 5 pontos para entender o futuro da empresa
O analista que previu mais de 20.000% de valorização com a cripto AXS agora tem outra aposta: as smartcoins
O analista Enzo Pacheco explica as oportunidades desse mercado que tem ganhado cada vez mais espaço nos Estados Unidos
Como o atual momento de escassez mundial pode acabar afetando seus investimentos? Esse é o assunto que o analista Matheus Spiess explica no vídeo de hoje
Analista de criptomoedas, Valter Rebêlo, comenta sobre o processo de regulamentação das criptomoedas ao redor do mundo