🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

De volta à tesouraria

Vale (VALE3) vai recomprar até 200 milhões de ações — veja o que muda para os acionistas

O montante estabelecido para compra, que inclui os ADRs, representa 4,1% do número total de ativos da mineradora em circulação

Vale (VALE3)
Para a mineradora, trazer as ações de volta à tesouraria é “um dos melhores investimentos disponíveis”.

Às vésperas da divulgação do balanço do terceiro trimestre, a Vale (VALE3) anunciou um programa de recompra de até 200 milhões de ações nos próximos 18 meses. A mineradora emenda o novo plano no programa vigente, que está prestes a ser encerrado com saldo de 268 milhões de papéis adquiridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O montante estabelecido para compra, que inclui os ADRs — recibos de ações negociados no exterior — representa, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira (28), 4,1% do número total de ativos em circulação.

“A continuidade do programa de recompra demonstra a confiança da gestão da companhia no potencial da Vale para criar e distribuir valor de forma consistente”, destaca o informe. 

Para a mineradora, trazer as ações de volta à tesouraria é “um dos melhores investimentos disponíveis”. Mas e para os acionistas, o que muda?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu respondo isso logo abaixo, mas antes convido você para ler uma análise de mercado que fizemos sobre outra mineradora da bolsa brasileira, focada em ouro, que pode disparar mais de 50% na bolsa do médio ao longo prazo.

Leia Também

DISTRIBUIÇÃO DE PROVENTOS

Dividendos e JCP: Lojas Renner (LREN3), TIM (TIMS3), Cemig (CMIG4) e B3 (B3SA3) pagam juntas mais de R$ 2 bilhões aos acionistas

COMPROMISSO AMBIENTAL

Natura (NATU3) emite R$ 700 milhões em debêntures com meta ligada ao uso de plástico sustentável

Confira abaixo e aproveite para nos seguir no Instagram (basta clicar aqui). Lá entregamos aos leitores análises de investimentos, notícias relevantes para o seu patrimônio, oportunidades de compra na bolsa, insights sobre carreira e empreendedorismo e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltando à Vale... consequências para os acionistas

Até que a Vale decida qual será o destino das ações recompradas, os efeitos para os acionistas ainda são incertos. Mas os dois cenários mais prováveis você confere abaixo:

  • Se os papéis foram cancelados, o acionista termina, proporcionalmente, com uma fatia maior da empresa, o que pode engordar sua contas de dividendos;
  • Se os ativos permanecerem guardados na tesouraria para uma oferta no futuro, o acionista ganhará apenas após sua venda. Nesse caso, o ganho de capital fará parte do lucro da empresa, o que também influencia na distribuição de proventos.

No entanto, a recompra também pode ter um efeito negativo: com o número de papéis em negociação reduzido, cai também a liquidez dos ativos. Mas, no caso da Vale, a porcentagem pequena de ações recompradas não deve afetar muito esse aspecto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
11 de setembro de 2026 - 11:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar