Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
mudança na estatal

Petrobras demite gerente de recursos humanos

Revista fala em suspeita de "insider trading"; estatal nega e diz que não houve justa causa

Edifício Sede da Petrobras
Edifício Sede da Petrobras - Imagem: Shutterstock

O gerente-executivo de recursos humanos da Petrobras, Cláudio da Costa, foi demitido nesta segunda-feira (29), informou a estatal. O chefe do gabinete da presidência, Pedro Brancante, assume interinamente a função.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a revista Crusoé, Costa foi demitido sob suspeita de negociar ações da Petrobras assim que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Roberto Castello Branco da presidência da petroleira. Ao Seu Dinheiro, a Petrobras negou a informação e disse que não houve justa causa para demissão.

A publicação sustenta que a suspeita de insider trading (uso de informações privilegiadas) surgiu depois que controles internos da Petrobras identificaram que Costa vendeu as ações da Petrobras em 18 de fevereiro. Bolsonaro anunciou a intenção de demitir Castello Branco no dia seguinte.

A Petrobras abriu um processo interno para dar seguimento à apuração das transações, disse a revista - que ainda afirma que Costa negou internamente que tenha incorrido em insider trading.

Castello Branco fica no cargo até dia 12 de abril, quando assume o general Joaquim Silva e Luna. Desde a demissão do executivo, a Petrobras enfrenta uma maior desconfiança do mercado. O receio é de um eventual descumprimento da política de preços, o que impactaria o caixa da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
spotify logo música streaming 22 de maio de 2026 - 12:30
Torres de energia elétrica e logo da empresa Copel 22 de maio de 2026 - 10:33
Embraer (EMBJ3). 21 de maio de 2026 - 18:42
Bola de futebol fora de campo, Nubank 21 de maio de 2026 - 14:48
Logo da Petrobras diante de gráfico de ações. PETR4 Ibovespa Bolsa 21 de maio de 2026 - 14:03
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
20 de maio de 2026 - 18:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia