O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A fala de Jerome Powell no Simpósio com dirigentes dos BCs pelo mundo deve mexer com os negócios e o panorama interno não é favorável ao Ibovespa
A semana foi de altas e baixas na bolsa brasileira, mas o Ibovespa deve encerrar os últimos dias de agosto do azul. No radar, o Simpósio Jackson Hole acontece logo pela manhã, o que dá bastante tempo para os investidores digerirem as falas do presidente do Fed, Jerome Powell, ao longo do dia.
O evento mais esperado da semana acontece nesta sexta-feira (27). A reunião dos banqueiros centrais no Simpósio de Jackson Hole deve movimentar os negócios ao longo do dia.
A ausência de representantes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) joga ainda mais peso sobre a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, às 11h. O mercado parece estar certo de que Powell confirmará as expectativas de tapering, a retirada de estímulos da economia, ainda este ano.
O dado mais importante do dia no exterior deve vir dos Estados Unidos. O Departamento de Comércio deve divulgar a inflação norte-americana (PCE, em inglês) antes da fala de Jerome Powell. A expectativa é de que o presidente do Federal Reserve também comente sobre o avanço de preços e pressione ainda mais por uma retirada de estímulos este ano.
A crise política é como uma dor nas costas gerada por péssima postura. Sempre que a coluna fica naquela posição, uma pontada de dor é um lembrete de que é melhor se ajustar. E, na bolsa, esse é sempre um mau momento.
Mas os investidores parecem ignorar os ruídos emitidos pelas engrenagens de Brasília. O problema com a falta de chuvas e possibilidade de apagões pressiona a retomada da economia brasileira. O Ipea deve divulgar as estimativas do PIB para 2021 e 2022 ainda hoje e deve considerar no relatório que a capacidade energética pode não ser suficiente para a volta das atividades.
Leia Também
De maneira semelhante, a divulgação da bandeira tarifária pela Aneel também deve ajustar as estimativas de crescimento.
Além disso, um novo capítulo da crise política deve pressionar o governo e mexer diretamente com a bolsa brasileira. O jornal O Estado de São Paulo traz hoje uma análise de que o Centrão político estaria pedindo a troca do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Guedes, outrora superministro, foi perdendo poderes e a confiança do mercado. A reforma do Imposto de Renda sem acordo e as constantes brigas entre o presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica pioraram a imagem do ministro da Economia.
Como se não bastasse, o descontrole da inflação e ameaças ao teto de gastos foram minando a confiança do investidor em Paulo Guedes. O “senhor mercado” deve fazer um balanço: ruim com ele ou pior sem ele?
Jackson Hole segue no radar do investidor, no cenário externo. No panorama doméstico, o IBGE deve divulgar hoje dados da inflação ao produtor e estimativas da população em julho.
O Banco Central brasileiro divulga a nota de crédito livre, estoque de crédito e inadimplência média. Por falar em BC, o presidente da instituição Roberto Campos Neto, participa de Live da Febraban com o presidente da entidade, Isaac Sidney, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Os principais índices da Ásia encerraram o pregão de hoje sem direção definida, à espera do discurso de Jerome Powell em Jackson Hole. Dados regionais da China animaram os negócios, mas a cautela prevaleceu em algumas praças.
Já as bolsas da Europa operam perto da estabilidade, sem direção definida. Com a agenda esvaziada para o Velho Continente, o investidor deve ficar de olho no Simpósio de Jackson Hole.
Por fim, os futuros de Nova York avançam, com pouco medo do presidente do Fed e o discurso sobre a retirada de estímulos da economia. Dados regionais dos EUA devem movimentar as bolsas no pregão de hoje.
O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%
Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição
As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)
A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado
Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados
ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas
Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso
Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.
Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz
Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações
Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora
Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística
Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável
Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações
Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo
Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX
Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio
Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes
A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.
Em painel na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o CIO da Ibiuna afirmou que uma eventual alternância de poder pode destravar uma reprecificação relevante dos ativos e pressionar os juros reais para baixo