Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Petrobras fecha aditivo de termo de compromisso com a Petros; valor é de R$ 8,8 bi

Estatal explica que o aditivo estabelece as condições de pagamento pela estatal aos planos administrados pela Petros

Petrobras PETR4
Imagem: shutterstock

A Petrobras fechou um aditivo de um termo de compromisso com a Petros, fundo de pensão dos funcionários da petroleira, referente a obrigações relativas a planos de empregados admitidos antes de 1º de julho de 1970, chamado de grupo Pré-70.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor total do pagamento a ser realizado pela Petrobras é de R$ 8,852 bilhões. A Petrobras explica que o aditivo estabelece as condições de pagamento pela estatal aos planos administrados pela Petros.

Em novembro, o Conselho Deliberativo do fundo de pensão aprovou a cisão dos planos onde estavam alocados estes funcionários ou ex-funcionários, e que se inscreveram como beneficiários até 1º de janeiro de 1996 e se mantiveram vinculados ininterruptamente.

Ficou estabelecido que, nesta mudança, a Petrobras ficaria responsável por eventuais desequilíbrios no passivo do Pré-70.

Essa cisão, segundo informou a Petros à época, é um dos primeiros passos para a implementação do novo PED, uma proposta de reequilíbrio para equacionar os déficits de 2015 e 2018. O grupo é formado também por funcionários que conseguiram na Justiça atender as condições retroativamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Petrobras, foram concedidas garantias em óleo e derivados estocados no mesmo valor da transação. O prazo de término do compromisso é de 20 anos a partir da data de assinatura do termo de compromisso, realizada em outubro de 2008.

Leia Também

REAÇÃO EXAGERADA?

Recomendação de compra: o que o BTG viu na Embraer (EMBR3) depois do tombo de 25% das ações

A EUFORIA ACABOU?

Copasa (CSMG3) entra na reta final da privatização, mas ações caem na B3. O que assustou os investidores?

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
20 de maio de 2026 - 18:36
20 de maio de 2026 - 15:53

ATENÇÃO USUÁRIOS

Google faz maior mudança na busca em 25 anos; veja o que muda

20 de maio de 2026 - 15:53
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 19 de maio de 2026 - 19:56
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 19 de maio de 2026 - 19:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia