Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Petrobras fecha aditivo de termo de compromisso com a Petros; valor é de R$ 8,8 bi

Estatal explica que o aditivo estabelece as condições de pagamento pela estatal aos planos administrados pela Petros

Petrobras PETR4
Imagem: shutterstock

A Petrobras fechou um aditivo de um termo de compromisso com a Petros, fundo de pensão dos funcionários da petroleira, referente a obrigações relativas a planos de empregados admitidos antes de 1º de julho de 1970, chamado de grupo Pré-70.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor total do pagamento a ser realizado pela Petrobras é de R$ 8,852 bilhões. A Petrobras explica que o aditivo estabelece as condições de pagamento pela estatal aos planos administrados pela Petros.

Em novembro, o Conselho Deliberativo do fundo de pensão aprovou a cisão dos planos onde estavam alocados estes funcionários ou ex-funcionários, e que se inscreveram como beneficiários até 1º de janeiro de 1996 e se mantiveram vinculados ininterruptamente.

Ficou estabelecido que, nesta mudança, a Petrobras ficaria responsável por eventuais desequilíbrios no passivo do Pré-70.

Essa cisão, segundo informou a Petros à época, é um dos primeiros passos para a implementação do novo PED, uma proposta de reequilíbrio para equacionar os déficits de 2015 e 2018. O grupo é formado também por funcionários que conseguiram na Justiça atender as condições retroativamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Petrobras, foram concedidas garantias em óleo e derivados estocados no mesmo valor da transação. O prazo de término do compromisso é de 20 anos a partir da data de assinatura do termo de compromisso, realizada em outubro de 2008.

Leia Também

ALERTA

CEO da Nvidia alerta para mudanças permanentes no modo de vida da população com o uso da IA

COMENDO PELAS BEIRADAS?

Quem é o novo ‘dono do pedaço’ no Pão de Açúcar? Bilionário que superou os Coelho Diniz já foi punido pela CVM e trava batalha com o filho

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
grafíco de ações ao fundo e as logos do itaú e do banco do brasil ao centro representando as ações dos bancos na bolsa 17 de junho de 2026 - 19:05
17 de junho de 2026 - 13:31
petrobras petr4 dividendos jcp (1) 16 de junho de 2026 - 13:02
ipo spacex elon musk nasdaq 16 de junho de 2026 - 11:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar