Menu
2020-08-24T11:16:21-03:00
Leticia Camargo
Leticia Camargo
É repórter do Seu Dinheiro. Está cursando jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
briga anunciada

Apple decide banir jogo Fortnite, mas pode ter caído em uma armadilha

Em resposta, a Epic Games moveu uma ação contra a Apple para regressar à App Store, obrigando a Apple a rever seus termos de uso

14 de agosto de 2020
15:25 - atualizado às 11:16
Tela do Fortnite, popular jogo da Epic Games
Tela do Fortnite, popular jogo da Epic Games - Imagem: Shutterstok

O jogo “Fortnite”, da Epic Games, foi banido da App Store, plataforma de downloads da Apple, nesta quinta-feira. O título foi removido após ter violado as diretrizes da empresa de tecnologia. Porém, ela pode ter entrado em uma armadilha que inclui disputa além do mundo virtual.

O Fortnite é um dos jogos mais populares do momento, que funciona em diferentes plataformas, inclusive nos celulares. Sua fama é decorrente da possibilidade de ter multijogadores em tempo real, compartilhando cenários, personagens e itens de personalização atualizados à cada nova fase.

A intriga entre as empresas começou quando a Epic lançou uma nova modalidade de pagamentos para o seu jogo, Fortnite, em forma de promoção. Para isso, ela reduziu os custos de sua moeda virtual “V-Bocks” em 20% de maneira permanente.

No entanto, essa manobra vai contra os termos de uso da App Store, loja de aplicativos da Apple. Em seus termos, é permitido aos proprietários de iPhones e iPads fazer downloads apenas por sua loja certificada. E, quando os desenvolvedores cobram por seus aplicativos, a Apple fica com 30% nos lucros.

A empresa também proíbe quaisquer métodos alternativos de download e de pagamentos dentro da App Store. Assim, exige que os desenvolvedores utilizem o método de pagamento próprio da Apple e não permite a divulgação de outros meios para a compra do mesmo produto - mesmo que em preços mais baratos.

Agora, a disputa entre a criadora do jogo Fortnite e a Apple gira em torno do controle da distribuição de aplicativos em iPhones e iPads. Em resposta à exclusão do aplicativo, a Epic moveu um processo contra a empresa detentora da App Store.

O processo é preocupante para a situação da Apple, já que a maior parte de seus rendimentos vêm da venda de serviços em seu aplicativo. Caso os termos de uso da App Store sejam revistos, ela pode perder boa parte de sua receita - e não ter uma história tão boa para contar na Wall Street no futuro.

*Com informações da Business Insider

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

seu dinheiro na sua noite

A vingança das sardinhas

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você. No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como […]

balanço

Pix movimenta R$ 11,8 bilhões na primeira semana de operação

Volume considera as transações realizadas entre o dia 16 de novembro, início da ferramenta, até ontem, dia 22

ainda não é oficial

Biden deve nomear Janet Yellen como secretária do Tesouro, diz jornal

Se confirmada pelo Senado, Janet Yellen será a primeira mulher a assumir a função; bolsas subiram com a notícia

fim do dia

Tudo para cima: Ibovespa fecha em alta com vacina de Oxford 70% eficaz, enquanto risco fiscal pressiona dólar e juros

Principal índice da B3 fecha no maior patamar desde 21 de fevereiro e acumula ganhos de 14% em novembro. Paralisia com reformas e crescente dívida pública instigam alta da moeda americana

Corrida contra o tempo

Moody’s: vacinação em massa tem potencial significativo de melhora do PIB global

Hoje foi a vez da AstraZeneca, que seguiu as farmacêuticas Moderna e Pfizer nas semanas anteriores, todas com eficácia na casa dos 90%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies