O Federal Reserve – Banco Central dos Estados Unidos – emitiu relatório no qual afirma que a recuperação dos índices acionários internacionais tem se dado de maneira desigual, citando o caso do Ibovespa.
Leia também:
- SD Premium: Conheça nossos conteúdos exclusivos grátis por 30 dias
- Ibovespa cai forte em ajuste ao exterior e dólar supera R$ 5,00
- Preço não é valor: Cuidado para não acabar com uma carteira de micos na bolsa
"Enquanto as bolsas na Ásia se recuperaram parcialmente, índices acionários no Brasil e no México tiveram desempenhos inferiores se comparados a outros mercados emergentes", aponta a autoridade americana.
A depreciação do peso mexicano e do real ao longo do ano, em decorrência da crise trazida pelo novo coronavírus, também foi avaliada pelo Fed.
"O peso mexicano e o real se desvalorizaram cerca de 16% e 30%, respectivamente, em parte em resposta aos preços mais baixos das commodities", informa o relatório, que será apresentado pelo presidente do BC americano ao Congresso americano na próxima semana.
O Fed ainda diz que a fuga de capital em países emergentes, que apertou as condições financeiras, reflete a preferência de investidores por ativos seguros e líquidos.
"Há uma confiança reduzida na capacidade de alguns governos conterem a crise de saúde, além de incerteza sobre a perspectiva de finanças públicas e comércio global", completa a autarquia.
*Com Estadão Conteúdo