Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-03-04T20:12:05-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ficou feio para o IRB

4 de março de 2020
20:12
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Caro leitor,

A história do IRB na bolsa brasileira está cada dia mais rocambolesca. Após a queda de braço com a gestora carioca Squadra, que montou uma posição vendida nos papéis da resseguradora e fez críticas ao seu balanço, agora a companhia se meteu em um vexame de nível internacional.

E assim como ocorreu no episódio da Squadra, o preço das ações sentiu e muito. Os papéis do IRB (IRBR3) caíram quase 32% só no pregão de hoje, depois que a Berkshire Hathaway, a holding do megainvestidor Warren Buffett, negou já ter sido acionista da empresa.

Há pouco mais de uma semana, a imprensa havia noticiado que a Berkshire estava entre os acionistas da resseguradora e havia aproveitado a queda recente das ações para aumentar sua posição. A notícia foi, de certa forma, corroborada pela diretoria do IRB. Os papéis da companhia brasileira chegaram a subir forte com a notícia.

Só que, ontem à noite, a empresa de Buffett divulgou um comunicado desmentindo a notícia, dizendo que não tem, nunca teve e nem pretende ter ações do IRB. Ficou feio para a companhia.

Com essa sucessão de polêmicas, os executivos da empresa têm tido que se explicar perante acionistas e reguladores, e os reflexos têm aparecido nas ações: em 2020, os papéis já recuam mais de 50%.

O Vinícius Pinheiro publicou hoje uma análise em texto e vídeo recapitulando toda a história e mandando um recado para a diretoria do IRB: pede pra sair! Com certeza ainda tem mais água para rolar sob essa ponte.

Domando o Leão

O prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2020 começou na última segunda-feira e vai até 30 de abril. E o primeiro passo para prestar contas ao Fisco é, sem dúvida, reunir toda a documentação necessária. Nesta matéria, eu listo os comprovantes que você deve juntar para preencher a sua declaração corretamente. Se você tem dúvidas sobre como declarar o IR 2020, fique de olho no Seu Dinheiro. Na próxima semana, eu vou fazer um anúncio especial, que com certeza vai te ajudar a domar o Leão!

O recorde de costume

Já virou rotina. O dólar fechou hoje em alta pelo 11º pregão consecutivo e bateu recorde nominal mais uma vez. O corte de juro surpresa do Fed ontem aumentou as apostas do mercado numa nova redução na Selic por parte do nosso Banco Central, o que não contribui em nada para aliviar o câmbio. Por outro lado, o Ibovespa conseguiu engatar uma boa recuperação, como você confere na cobertura de mercados do Victor Aguiar.

Eu vejo o futuro repetir o passado 

A economia brasileira cresceu apenas 1,1% em 2019. Apesar de esperado, o PIBinho acendeu o alerta de parte do mercado - que, ao conferir em detalhes os dados divulgados pelo IBGE, apontou a baixa formação bruta de capital fixo como fator preocupante.

Veja como se faz, XP

O BTG Pactual passará a oferecer atendimento 24 horas todos os dias em sua plataforma digital. A mudança entra em vigor já nesta semana. O anúncio ocorre apenas dias depois de clientes da XP Investimentos relatarem instabilidade ao acessarem o home broker pelo aplicativo da corretora. Na ocasião, o BTG já havia provocado a concorrente.

Mais um IPO na fila

Tem mais empresa querendo abrir capital na bolsa brasileira. A Track & Field, varejista de artigos esportivos e moda praia, registrou pedido de ofertas primária e secundária de ações preferenciais.

Aumento na demanda

A Petrobras registrou recorde de exportação de óleos combustíveis em fevereiro, com 238 mil barris exportados por dia. A nova especificação mundial para teor de enxofre no óleo combustível beneficiou os produtos da estatal, que têm baixa concentração do composto químico. O resultado é bastante positivo, especialmente porque ocorreu durante um período desafiador para a economia global, com o surto de coronavírus, como mostra esta matéria.

Estímulos diferentes 

Se ontem o banco central americano surpreendeu cortando os juros dos Estados Unidos, hoje representantes do BC da China disseram que não necessariamente vão seguir o exemplo do Fed. Por ora, a entidade reiterou apenas que vai manter a proposta atual de encorajar os bancos a oferecer crédito mais em conta para empresas impactadas pelo surto de coronavírus. Entenda melhor.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

de olho nas prévias

Carrefour Brasil tem alta 72,5% no e-commerce durante terceiro trimestre

No e-commerce alimentar a alta foi de 202,4%, incluindo o serviço de entrega rápidas. As vendas de não alimentares também continuaram crescendo, com alta de 69,1%

negócio fechado

Petrobras assina compromisso de compra da plataforma P-71 por US$ 353 milhões

Petrolífera fala que, por conta da nova alocação da P-71, a licitação de afretamento da plataforma que atenderia ao projeto de Itapu será cancelada

retomada

Financiamentos imobiliários somam recorde histórico de R$ 12,9 bilhões

Volume financiado é recorde, em termos nominais, na série histórica iniciada em julho de 1994, segundo a Abecip

cardápio de balanços

Cielo, Localiza, Smiles e Telefônica: os balanços que mexem com o mercado nesta quarta

Empresas estão entre as que mais recentemente divulgaram os números do terceiro trimestre, período com resultados ainda marcados pela pandemia

seu dinheiro na sua noite

A peleja da bolsa com a crise fiscal

Com tanto dinheiro girando no mundo, quem tem pede muito quem não tem pede mais. Os versos de Zé Ramalho não poderiam resumir melhor a encruzilhada na qual vive o mundo econômico em meio à crise do coronavírus. Quem tem pede muito. Nos Estados Unidos, a falta de um acordo para a aprovação de um […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies