A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-08-05T13:08:28-03:00
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Expert XP 2022

Clima de eleições embala grande reencontro do mercado financeiro na Expert XP – e traz um dilema sobre o governo Bolsonaro

Com ingressos esgotados, a Expert XP 2022 não pôde fugir do debate entre Lula e Bolsonaro, mas esqueceu-se da terceira via

5 de agosto de 2022
13:08
expert xp
Imagem: Divulgação

Quem perambulou pelos corredores da Expert XP, o primeiro grande evento presencial do mercado financeiro neste ano, não conseguiu escapar do assunto "eleições". 

A organização do evento parece até ter se esforçado para não imprimir um tom polêmico às sessões, que tiveram pouco espaço para o contraditório. Nenhuma palestra foi aberta ao público para perguntas.

Com corredores lotados por estandes de grandes gestoras e escritórios de assessores de investimentos, a Faria Lima predominantemente masculina e branca festejou com cerveja e drinques a volta presencial do maior evento da indústria. 

A sensação de muitos presentes, porém, foi de que o investidor pessoa física passou longe da Expert XP, que teve os ingressos esgotados.

Os únicos momentos em que as avenidas do São Paulo Expo ficaram mais transitáveis foi nos momentos em que a plenária recebia alguns dos tubarões do mercado, como Howard Marks, da Oaktree, Luis Stuhlberger, da Verde, João Landau, da Vista, entre outros. 

Já nos painéis espalhados pela feira, chegou a faltar equipamento para quem quisesse ouvir as palavras de Henrique Bredda, da Alaska Asset Management, e Rafael Bevilacqua, da Levante.

Os espaços dedicados aos influenciadores do mundo das finanças, os “finfluencers”, também atraíram grande público, com filas para tirar fotos com Thiago Nigro, o “Primo Rico”, e Pablo Spyer, o “Tourinho”. Um sinal de que pelo menos uma parte daquele público que descobriu a bolsa nos anos de juros baixos mantém o interesse por investimentos. 

Os painéis voltados ao empreendedorismo e ESG, por sua vez, chamaram a atenção pela falta de interesse e ficaram praticamente vazios. 

A aparição de Paulo Guedes

O ministro Paulo Guedes foi entrevistado por Rafael Furlanetti, Junia Gama e Caio Megale, da XP

A presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, no primeiro dia do evento foi um momento de catarse — ele foi interrompido pelo menos nove vezes para ter suas falas celebradas pela plateia.

Grande aposta do candidato Jair Bolsonaro desde as eleições 2018, o ministro perdeu espaço como o “Posto Ipiranga” em meio ao desgaste da imagem do governo e da crise econômica. 

E, na percepção de alguns gestores, Guedes praticamente atuou como um animador de torcida ao seguir o roteiro elaborado desde sua chegada ao governo.

Mas, como as recorrentes salvas de palmas indicaram, a Faria Lima ainda é um lugar seguro para Guedes, onde ele, de fato, é exaltado.

No entanto, alguns gestores, mais céticos, deixaram a plenária com o desejo de querer morar no Brasil descrito pelo ministro.

Terceira via? Ninguém sabe, ninguém viu

Nos corredores, a temática das conversas pulava de Paulo Guedes para a crise no Brasil e no mundo e, claro, as eleições de outubro. Só que ninguém lembrou que ainda existe uma tentativa de terceira via. 

Se no passado boa parte do mercado financeiro abraçou Guedes de corpo e alma e declarou voto em Bolsonaro sem pestanejar, hoje esse retrato ganhou contornos mais difusos, principalmente por causa do presidente.

“O problema não é o governo em si, é o presidente lunático”, disse um gestor.

Ao mesmo tempo, basta a primeira ponderação de que Bolsonaro não executou o melhor dos governos para vir um comentário óbvio: "Mas o Lula também não dá!".

Dentre os gestores mais pragmáticos, existe pouca diferença entre os dois candidatos líderes das pesquisas. 

Como disse João Landau, da Vista Capital, o Brasil tem um governo liberal que não é tão liberal e uma esquerda que também não é tão esquerda

Nesses momentos é possível ver que o mercado deve enfrentar um dilema de fato no segundo turno das eleições.

A terceira via torna-se cada dia mais improvável, ainda que seja o sonho dourado de quem não quer ter a obrigação de fazer essa escolha.

Leia mais sobre a Expert XP:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

BOMBOU NAS REDES

Banco do Brasil ‘vence’ Bradesco em rentabilidade e ações disparam 53% no ano — estatal ainda pagará R$ 2 bilhões em dividendos e analista alerta: BBAS3 supera Nubank (NUBR33)

15 de agosto de 2022 - 13:49

Após resultados fortíssimos no segundo trimestre, as ações do Banco Brasil estão em disparada. Descubra se vale a pena comprar os papéis

ESTÁGIO E TRAINEE

Santander e Braskem abrem vagas para estágio; veja oportunidades com bolsas-auxílio de até R$ 8 mil

15 de agosto de 2022 - 13:31

Os processos seletivos aceitam candidaturas até setembro, com início previsto em janeiro de 2023; as inscrições para trainee no Itaú continuam abertas

BOMBOU NAS REDES

Adeus, Nubank: após causar a ira de clientes e com “saída” de Anitta, roxinho deve dar prejuízo de novo — analista revela ação de “bancão” barata que vence a fintech

15 de agosto de 2022 - 12:45

Depois de a NuConta virar quase uma poupança e Anitta ‘abandonar’ o conselho, o Nubank deve reportar mais um trimestre de prejuízo; veja o que esperar e qual é o bancão que pode colocar o roxinho para comer poeira

BAIXOU DE NOVO

Petrobras (PETR4) corta preço da gasolina em 5% — saiba para quanto vai e quando a redução chega nas bombas

15 de agosto de 2022 - 12:43

Segundo a estatal, a redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da companhia, que busca o equilíbrio dos seus valores com o mercado global

EXILE ON WALL STREET

É melhor investir em bolsa ou em renda fixa durante o atual momento dos mercados financeiros?

15 de agosto de 2022 - 12:39

A resposta continuará sendo uma carteira devidamente diversificada, com proteções e sob a âncora de valuations suficientemente descontados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies