Sobre como investir próximo ao topo
Voltar tão perto do pico demonstra um bom senso descomunal

No dia 16 de outubro de 1995, Göran Kropp, então com 29 anos, partiu de Estocolmo numa bicicleta com 109 quilos de bagagem.
Seu plano era viajar desde o nível do mar até o topo do Everest, completamente sozinho, sem guias, sem ajudantes de carga e sem uso de oxigênio artificial.
A despeito da experiência prévia do sueco escalando três dos maiores picos do mundo, tratava-se de um objetivo de extrema ambição.
Ao longo dos 13 mil quilômetros de viagem, ele foi assaltado por ciganos e atacado por uma turba paquistanesa.
No Irã, um motoqueiro esquentado testou a robustez de seu capacete com um taco de beisebol.
Leia Também
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
Na Super Quarta, um banco sobe e outro corta
Apesar de todos esses acidentes de percurso, ele chegou inteiro à base do Everest em abril de 1996, quando iniciou suas três semanas de aclimatação nas novas altitudes.
Em 2 de maio, Göran Kropp alcançou o acampamento avançado, a 7.925 metros de altura, de onde partiria para o último ataque em direção ao topo, acompanhado via rádio pela imprensa internacional.
A camada de neve na alta montanha estava especialmente funda, de modo que só era possível avançar lentamente e com um enorme desgaste físico.
Mesmo assim, a determinação de Kropp o carregou até os 8.747 metros de altura, a partir de onde faltavam apenas sessenta minutos para o cume.
Foi esse o momento em que ele decidiu voltar, calculando que estaria cansado demais para descer em segurança se fosse adiante.
Frustrante, não?
A verdade é que voltar assim tão perto do pico demonstra um bom senso descomunal.
A comunidade mundial de alpinistas passou a tratá-lo com muito mais respeito do que se tivesse continuado até o topo naquelas condições.
Com uma certa dose de força de vontade, qualquer idiota consegue subir a montanha.
O grande problema é descer de lá vivo.
SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O CPI virou o voto de Minerva do Fed: o que o dado pode revelar sobre os próximos passos dos juros nos EUA?
8 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A gordura extra do VISC11, a conferência do Fed e os resultados da Nvidia: o que mexe com os mercados hoje
27 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Ibovespa — Entre a ideologia e o ideal, eu fico com os meus pregões de alta
26 de agosto de 2026 - 19:55IA NA PRÁTICA