🔴 HOJE: AULA COMPLETA E GRATUITA COM ESPECIALISTA EM IA PARA INVESTIDORES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

líder do bear market

Queda da bolsa brasileira é a maior do mundo, mostra levantamento

Ibovespa já caiu 52% desde 2008, superando bolsas como da Indonésia e da África do Sul, segundo o Goldman Sachs e FactSet

Bear market bolsa Ibovespa crise
Imagem: Shutterstock

A bolsa brasileira tem a maior desvalorização em dólar do mundo. Desde 17 de janeiro caiu 52%, enquanto a da Indonésia desabou 50% e a da África do Sul derreteu 45%, respectivamente o segundo e o terceiro pior desempenho, segundo levantamento elaborado pelo Goldman Sachs e FactSet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira (23), o Ibovespa perdeu 5,22%, fechando a sessão aos 63.569,62 pontos. Mas chegou a atingir 114 mil pontos em 2019, embalado pela expectativa de reformas fiscais do governo e de que a economia seguia uma trajetória de recuperação, ainda que lenta.

A crise do novo coronavírus derrubou os preços das ações no Brasil, mas se somou aos dados mais recentes da economia, que avançou apenas 1,1% em 2019, e às incertezas provocadas pelos embates entre os Executivo e o Legislativo.

Para o Goldman Sachs, a velocidade do atual "bear market" (ciclo de baixa na bolsa) é incomum na história. Mas o banco avalia como positivo o fato de os mercados emergentes estarem sendo "defensivos" em relação aos mercados mais desenvolvidos - embora avaliação não se aplique ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Dado o efeito amplamente desconhecido que o coronavírus terá na economia brasileira e o pouco espaço para políticas fiscais, vemos espaço para quedas nos ganhos por ação", dizem os analistas da instituição norte-americana.

Leia Também

SANGRIA ESTANCOU?

Vale investir na Bolsa depois da ‘segunda-feira sangrenta’? Estrategista da Monte Bravo diz quais setores olhar, mas tem um ativo preferido

PECHINCHAS NA BOLSA

Tombo da Bolsa após as eleições abre oportunidades, e Itaú BBA lista 7 ações para incluir na carteira agora

O mesmo levantamento mostra que o real é a quarta moeda mais depreciada desde janeiro: 23%. À frente estão o peso mexicano, o rublo russo a coroa norueguesa. Em 2020, o real superou R$ 5,00 pela primeira vez na história.

“Ainda estamos intensamente focados nos riscos globais de queda. Mas, para investidores de longo prazo, acreditamos que os movimentos de ações/câmbio no Brasil parecem exagerados”, diz ainda o banco.

Reprodução/ Relatório Goldman Sachs
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ibovespa, bolsa, dólar 26 de outubro de 2026 - 12:29
Touro da B3 triste 26 de outubro de 2026 - 12:10
26 de outubro de 2026 - 10:48
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 25 de outubro de 2026 - 22:48
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 25 de outubro de 2026 - 11:00
Montagem que traz Lula do lado esquerdo. No centro, Bruno Di Giacomo, sócio fundador e CEO da Nero Capital. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. No pé da imagem, a pergunta: Pós-eleições: oportunidades à vista? 23 de outubro de 2026 - 18:56
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 23 de outubro de 2026 - 17:53
imóveis 23 de outubro de 2026 - 14:28
Lojas Quero-Quero (LJQQ3) 23 de outubro de 2026 - 13:13
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 22 de outubro de 2026 - 19:45
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 22 de outubro de 2026 - 14:32
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 22 de outubro de 2026 - 11:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar