Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-08-30T12:13:24-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Bull market vs. Bear market: o que os touros e ursos têm a ver com o mercado

Entenda o significado e a origem das expressões relacionadas a touros e ursos usadas no mercado financeiro

30 de agosto de 2019
12:00 - atualizado às 12:13

O touro tem um forte simbolismo no mercado de ações. Um dos monumentos famosos de Nova York é a escultura do touro de bronze localizado no distrito financeiro, perto de Wall Street. O "Charging Bull" se tornou símbolo da bolsa de Nova York e amuleto de sucesso financeiro. Os investidores também costumam usar o termo bull market e o seu oposto, o bear market, para descrever tendências nos preços das ações.

Se você não sabe o que esses termos significam exatamente, ou de onde eles vieram, fique de olho no vídeo a seguir:

Leia a transcrição do texto do vídeo sobre bull market e bear market

Você já deve ter ouvido por aí que vivemos um bull market, ou então que determinado gestor é um bear ou está bearish em relação ao mercado ou a alguma ação específica. Mas você sabe o que essas expressões significam? Touros, ursos e o mercado financeiro: e eu com isso?

A gente já sabe que o pessoal do mercado financeiro adora expressões em inglês. Até porque a maior parte dos jargões de mercado vem mesmo dos Estados Unidos. E, aparentemente, os investidores também gostam muito de analogias com o comportamento de animais. Nesse outro vídeo aqui, por exemplo, eu falei um pouco sobre o significado das expressões hawkish e dovish, que se relacionam a falcões e pombos, quando usadas para descrever o comportamento dos bancos centrais.

Hoje eu vou falar sobre duas expressões talvez mais conhecidas: bull market - ou mercado do touro - e bear market - ou mercado do urso. Numa tradução livre, é claro. Elas costumam se referir ao mercado de ações, mas podem, na verdade, ser usadas pra qualquer tipo de ativo ou mercado.

De uma forma geral, um bull market é um mercado de alta, e os bulls ou investidores bullish são aqueles que estão otimistas com a valorização dos ativos. A postura dos investidores é compradora. Já um bear market é um mercado em baixa, e os bears ou investidores bearish são os pessimistas, que acham que os ativos vão se desvalorizar. Os investidores vendem seus ativos ou operam vendidos para ganhar com a queda nos preços.

Mas por que touros e ursos? Reza a lenda que esses nomes têm a ver com a maneira como esses animais atacam as suas presas. Os touros chifram para cima, enquanto os ursos dão patadas para baixo.

E quando o mercado parece não sair do lugar? Quando os preços dos ativos sobem e descem meio que sem direção, dizemos que o mercado está andando de lado. Se tivesse um apelido inspirado na natureza, bem que podia ser um crab market.

Gostou do vídeo? Então assine o canal do Seu Dinheiro no YouTube e clique no sininho para receber as notificações. E pode deixar dúvidas e ideias para outros vídeos no campo de comentários.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

RAIO-X NA CRIPTO

Solana (SOL): De queridinha do mercado à queda de quase 50%; o que está por trás do ‘apagão’ da blockchain da criptomoeda?

A rede vem sofrendo diversos ataques hackers, o que fez as transações ficarem tão lentas a ponto dos investidores acharem que a blockchain estava fora do ar

ACORDO BILIONÁRIO

Embraer (EMBR3) recebe encomenda de aeronaves de mais de R$ 21 bilhões da norte-americana Azorra

Com a entrega dos modelos em 2023, o portfólio da Azorra passará a ter 41 aeronaves da Embraer

PREPARE O BOLSO

O IPTU 2022 ficou mais caro em SP — veja até quando é possível pagar com desconto os boletos que chegam a partir de hoje

O prazo máximo para quitar o imposto varia de acordo com a data limite de recebimento dos boletos, que chegarão entre hoje e 18/02

Novo flerte?

Acionista da Aliansce vai ao “shopping” da bolsa e compra 5,76% da BR Malls após empresa rejeitar fusão

Fundo canadense CPPIB, que integra o bloco de controle da Aliansce Sonae, agora também é acionista relevante da brMalls

BLINK!

Vender Nubank (NUB33)? O que esperar do IPO da Creditas? Eleições 2022? Bitcoin (BTC) ou Microcoins? Saiba sobre esses assuntos e muito mais no BLINK!

Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, responde às perguntas dos seus seguidores, acompanhe

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies