O Bank of America Merrill Lynch fez uma atualização na sua projeção para a taxa básica de juros, a Selic, de 4,75% para 4% no fim do ciclo. São mais dois cortes de meio ponto agora em 2019 e uma redução de igual monta no começo de 2020.
Em julho, os economistas do banco tinham afirmado que a combinação de fraco crescimento com inflação baixa permitiria uma redução da Selic para 4,75%, algo que estava fora do radar de grande parte do mercado na época.
Agora, dado o cenário de inflação baixa, expectativas ancoradas e um crescimento longe do seu potencial, o banco volta a reduzir a previsão para o custo do dinheiro.
Para a instituição, o pior momento em termos de crescimento parece ter sido superado. Tal avaliação é suportada pela queda de juros, progresso na agenda de reformas e maior criação de empregos. Além disso, a liberação das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também dará suporte à atividade.
O banco também revisou de 0,7% para 1% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 e de 1,9% para 2,4% em 2020. Para a instituição, a economia pode crescer sem sustos inflacionários até 2021.