Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-07T17:13:56-03:00
Larissa Vitória
Corrida financeira

Na disputa contra os bancões, fintechs perdem gás e têm primeira queda no número de usuários ativos desde 2015

Um levantamento do BofA também indica que o número de downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais desacelerou em setembro

7 de outubro de 2021
17:13
Cartões Banco Inter C6 Bank Nubank
Nubank, Inter e C6 Bank somam mais de 61 milhões de clientes. Imagem: Shutterstock

Desde que entraram na corrida pela preferência financeira dos brasileiros, as fintechs — como são conhecidas as novas empresas de tecnologia financeira — têm tirado o sono dos bancos tradicionais. 

Nubank, Inter e C6 Bank, por exemplo, já somam mais de 61 milhões de clientes. Porém, um relatório do Bank of America aponta que o gás para que as fintechs sigam avançando na disputa pode estar diminuindo.

Uma pesquisa mensal realizada pelo banco de investimentos mostra que o setor registrou, em setembro, a primeira contração no número mensal de usuários ativos desde o início do levantamento, em janeiro de 2015, com queda de 1,08% na comparação com agosto.

No período, Nubank, Inter e C6 foram as únicas fintechs entre as 10 maiores do país a anotarem crescimento na média mensal de usuários ativos (MAU, na sigla em inglês). 

Cai o download de aplicativos

O levantamento também indica que o número de downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais, as chamadas e-wallets, desacelerou para 17,9 milhões em setembro, contra 20,3 milhões no mês anterior.

Com o resultado, a média de downloads dos últimos três meses chegou ao menor valor desde dezembro do ano passado, com 18,7 milhões. No período, Nubank liderou os downloads entre os bancos digitais, enquanto PicPay puxou a fila de e-wallets. Veja os números:

  • Nubank: 2,928 milhões;
  • PicPay: 1,562 milhão;
  • Banco Pan: 1,368 milhão;
  • C6 Bank: 1,242 milhão;
  • PagBank: 1,204 milhão.

Vale destacar que o movimento de queda não afeta apenas as fintechs. O número também caiu 11% entre os bancos tradicionais, com 6,520 milhões de downloads em setembro.

Vale destacar a situação do Caixa Tem, que é separado da Caixa pela pesquisa do BofA e especialmente afetado pelo fim do auxílio emergencial. O banco público tem planos de abrir o capital na bolsa do banco digital.

Plataformas de investimentos e corretoras digitais também enfrentam queda

E não só no universo bancário as empresas com pegada digital enfrentam a desaceleração. Ainda segundo o levantamento do BofA, o download de aplicativos de corretoras digitais e plataformas de investimentos também recuou na comparação mensal.

O número passou de 2,7 milhões em agosto para 2,1 milhões em setembro. Porém, ao contrário do que ocorre com as fintechs, a média dos últimos três meses permaneceu estável e próxima das máximas históricas, em 2,5 milhões.

Os destaques negativos foram as duas gigantes do setor. O BTG+, do BTG Pactual (BPAC11) adicionou menos de 200 mil downloads no mês — contra uma média de 1 milhão desde junho. A XP viu o indicador, que girava em torno dos 700 mil no mesmo período, cair para 400 mil.

Já a ponta positiva foi ocupada por Modalmais e Nu Invest (ex-Easynvest, antes da aquisição pelo Nubank). As plataformas foram baixadas por 500 mil usuários, liderando os downloads do segmento em setembro.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Ora, pois

Bradesco deve abrir base em Portugal para ‘seguir’ milionários brasileiros

Movimento de migração de famílias clientes do segmento private do banco após a pandemia levou à retomada dos estudos para entrar no mercado lusitano

De volta aos dois dígitos

Mercado já vê juros de até 11% em 2022

Drible no teto de gastos gerou movimento generalizado nas instituições financeiras para revisar para cima suas projeções para a taxa de juros

Óleo e gás

3R Petroleum (RRRP3) certifica reservas provadas de 185,1 milhões de barris

Companhia divulgou resultado da certificação de reservas do Campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, cuja participação foi adquirida da Petrobras

Valor intangível

As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2021 – a líder vale US$ 408,2 bilhões

Apple lidera ranking da Interbrand, seguida de outras big techs; com alta de 184%, Tesla foi a marca com maior salto no seu valor no último ano

Contrata-se

Fintechs fazem mercado de vagas crescer 466%, com foco em tecnologia

Startups de tecnologia para o mercado financeiro procuram talentos sobretudo na área de TI, e alguns processos seletivos são exclusivos para mulheres

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies