🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

na expectativa

Oferta de gás deve crescer com projetos da Bacia de Santos, diz Petrobras

A diretora de Refino e Gás de estatal disse que uma única empresa assumir sozinha o papel que a Petrobras vem exercendo há anos "é muito complicado

Símbolo da Petrobras na tela de um celular
Petrobras - Imagem: Shutterstock

A diretora de Refino e Gás da Petrobras, Anelise Lara, disse nesta quarta-feira, 14, que um mercado mais dinâmico de gás natural no País será bom para o mercado brasileiro, mas também para a estatal. Segundo ela, uma única empresa assumir sozinha o papel que a Petrobras vem exercendo há anos "é muito complicado".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela participa de um seminário de gás natural promovido pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), no Rio, onde eram esperados o presidente a Petrobras, Roberto Castello Branco, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que não compareceram.

Lara afirmou que o mercado de gás natural tende a crescer, "por volta de 2023/2025, com a entrada de projetos de gás do pré-sal", da Bacia de Santos.

A executiva alertou porém, que para chegar ao consumidor essa produção terá que contar com investimentos em logística, o que será feito pela Petrobras junto com parceiros.

"Hoje, compramos o gás dos parceiros porque não há como ter outros carregadores participando desse processo, por isso a necessidade de revisão de modelo, a revisão do modelo de entrada e saída (dos gasodutos), e a revisão do sistema tributário, para que outros atores possam entrar e comercializar o próprio gás", explicou Lara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela reafirmou que a Petrobras vai sair totalmente do setor de transporte, vendendo inclusive as participações que ainda possui nos gasodutos TAG e NTS, e lembrou eu a partir de agora os agentes privados terão que agora andar em linha com os reguladores.

Leia Também

FALÊNCIA

190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões

DE OLHO NAS DÍVIDAS

Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal

A empresa deixará também de ser a reguladora e garantidora do mercado de gás. "É um movimento inédito no Brasil, contratos serão revistos e isso vai acontecer nos próximos dois anos. Vai ser preciso muita capacidade de negociação do agentes", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sede da Intelbras em São José, Santa Catarina 4 de setembro de 2026 - 17:42
Méliuz Bitcoin 4 de setembro de 2026 - 16:37
Montagem que traz ao fundo prédios da Casas Bahia, da Brakem, da Oi e do Pão de Açúcar. Ao centro, Tatiana Flores, advogada sócia do LDCM Advogados, e a frase: Epidemia de RJs na parte inferior da imagem 4 de setembro de 2026 - 15:33
Sede do IRB(Re) 4 de setembro de 2026 - 11:02
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar