O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Uma amiga minha executiva de empresa multinacional me falou que estava com problemas no casamento. O marido estava irritado com sua irresponsabilidade financeira. Ela ganha bem, mas gasta mais do que tem e está sempre no cheque especial. Não consegue poupar para investir. A crise foi tão braba que ela concluiu que precisava mudar sua relação com dinheiro para tentar salvar seu casamento.
Ela achava que não era capaz de virar o jogo sozinha e decidiu contratar um consultor financeiro. Eu realmente acredito que com informação, boa vontade e dedicação qualquer pessoa pode equilibrar suas finanças sozinha - qualquer uma mesmo, não precisa ser rico ou expert de investimentos. Aliás, é para trazer essas informações úteis para você que eu e meus colegas do Seu Dinheiro saímos de casa para trabalhar todos os dias.
Acho válido, no entanto, que algumas pessoas procurem uma espécie de "personal trainer das finanças". Afinal, só o fato de admitir que você precisa de ajuda já é um passo na direção de uma vida financeira saudável.
As ruas estão cheias de consultores financeiros formais ou informais. Aquele primo que manja da bolsa pode fazer as vezes de consultor informal da família inteira. Os próprios gerentes de banco ou agentes autônomos das corretoras, em tese, deveriam cumprir esse papel. Há uma série de profissionais independentes por aí também. Alguns são bem intencionados e fazem um bom trabalho. Outros nem tanto…
E como separar o joio do trigo? A Planejar, associação de planejadores financeiros, criou uma espécie de selo de qualidade para esses consultores, o tal do CFP. Provavelmente você já viu essa sigla por aí. A Julia Wiltgen e a Luciana Seabra conversaram com o presidente da Planejar, Jan Karsten, sobre as qualidades de um bom consultor financeiro. A reportagem completa está aqui. Recomendo muito a leitura!

Leia Também
Apesar de o governo oficialmente dizer que a reforma da Previdência ainda será fechada por Jair Bolsonaro, o capitão parece já ter tomado sua decisão. Ontem começaram a pipocar informações de que o presidente teria batido o martelo sobre as idades mínimas para se aposentar: 62 anos para homens e 57 anos para mulheres.
A ideia não é nada nova e já vinha sendo ventilada por Bolsonaro desde o início do ano, mas acabou chamando a atenção do mercado. Para te manter atualizado, o Eduardo Campos preparou uma reportagem que explica em que pé andam as discussões sobre a reforma.
O pesadelo da BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, parece não ter fim. Depois de ser alvo de investigações na operação Carne Fraca, o fantasma da salmonella voltou a assombrar a BRF hoje. Em comunicado mais cedo, a empresa anunciou o recall de 164,7 toneladas de carne de frango in natura no mercado doméstico e 299,7 toneladas que iriam para o exterior por suspeita de contaminação.
Em comunicado, a empresa disse que os produtos podem apresentar risco à saúde. Na CVM, a companhia amenizou o fato, o qual disse ser apenas uma “precaução”. Leia mais.
O Cade deve dar aval hoje para criação de uma empresa de logística entre Azul e Correios por entender que não há problemas concorrenciais que impeçam a operação. A Latam e a Avianca bem que tentaram impedir o negócio. Aqui você entende melhor essa polêmica toda em torno da nova empresa.
Tudo indica que o presidente Jair Bolsonaro deve deixar o hospital Albert Einsten hoje, segundo informações do médico Antonio Luiz Macedo, que acompanha sua recuperação. As recomendações médicas são para que adote um ritmo moderado de trabalho. Será possível? Leia mais.
O mercado deve continuar carregando o otimismo com uma melhora no cenário externo e local. O apetite pelo risco é amparado pela declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, de que Washington pode deixar de lado o prazo da trégua tarifária com a China se os dois países continuarem as negociações e chegarem perto de um acordo.
Ainda por lá, os investidores também estão mais animados com a possibilidade de um acordo entre os legisladores norte-americanos para evitar uma nova paralisação (shutdown) do governo. Mesmo assim, Trump deve continuar lutando pela liberação de orçamento para construção de seu muro na fronteira com o México.
Por aqui, a expectativa é alta para que Bolsonaro saia do hospital e volte a tocar temas importantes no governo, como a reforma da Previdência. Ontem, o Ibovespa avançou 1,86%, aos 96.166 a pontos. Já o dólar recuou 1,35%, a R$ 3,71. Consulte a Bula do Mercado para saber como devem se comportar os mercados hoje!
Um grande abraço e ótima quarta-feira!
A Petrobras optou por não comprar a parte da Novonor para se tornar dona sozinha da petroquímica, nem vender sua própria fatia na mesma operação
FGC impõe reforço extraordinário e eleva contribuição anual dos bancos para recompor liquidez; entenda o impacto para o BB
Administração fala em “low teens” para o ROE e prioriza ajuste da carteira antes de aumentar remuneração ao acionista
A empresa fechou os últimos três meses de 2025 com um lucro 44,3% maior em base anual; XP diz que o trimestre foi consistente
A petroleira optou por não exercer seus diretos de preferência e tag along na operação, abrindo caminho para a gestora finalizar o negócio
Essa será a primeira vez que a Havan patrocina diretamente um produto da Globo desde que Jair Bolsonaro foi eleito à presidência
Ações do Assaí (ASAI3) disparam hoje com mais um avanço do atacarejo no mundo digital, apesar de resultado fraco
Operação ainda depende de aprovações regulatórias e reforça estratégia do banco no crédito digital
Apesar de um balanço mais forte que o esperado, o mercado ainda não se deu por convencido; entenda o que continua a frear o otimismo
Com recorde de produção e volta ao topo do ranking global, mineradora chega aos resultados financeiros com expectativas mais altas de receita e Ebitda
Empresa fechou o último ano com recordes de lucro e Ebitda e surpreende o mercado com resultado acima do consenso
O esquema de pagamento antecipa caixa relevante para a companhia de galpões logísticos, mas mantém parte da exposição ao ativo por meio das cotas
Banco elevou preço-alvo da VALE3 para R$ 102 — o que significa um potencial de valorização de cerca de 13%, mesmo após alta recente da ação
Lucro acima do esperado dá fôlego à distribuição de proventos; confira o valor por ação e quem entra na lista
Após um ano pressionado por inadimplência e provisões elevadas, BB encerra o 4T25 com resultado acima do esperado; veja os principais números do balanço
A Azul alertou ao Cade que o atraso na saída do Chapter 11 traz “graves riscos” à saúde financeira e à própria continuidade operacional da companhia
Filho de um operário da construção civil e de uma dona de casa, Testa vem de uma família que ele mesmo classifica como humilde
Volumes caem, lucro cresce menos e cervejeira holandesa promete crescer com menos espuma daqui para frente
A Smart Fit é a quarta maior rede de academias do mundo em número de clientes. Também tem uma marca mais premium, a Bio Ritmo, e a plataforma de benefícios corporativos TotalPass
A operadora brasileira anunciou nesta manhã um acordo para comprar 51% restantes do capital da I-Systems Soluções de Infraestrutura, da qual já tinha 49% de participação. O negócio ainda depende do aval de autoridades regulatórias