Trump fez um aceno positivo à China — mas também criticou a zona do euro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi ao Twitter para anunciar avanços nas conversas do país com a China — ma também criticou o Banco Central Europeu

O Twitter do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está particularmente movimentado nesta terça-feira (18). Ao longo da manhã, o republicano fez diversas manifestações em sua rede social, ora trazendo alívio ao front da guerra comercial e ora trazendo apreensão quanto às relações entre o governo americano e seus aliados no exterior.
Pouco depois das 10h00 (horário de Brasília), Trump disse ter tido "uma conversa muito boa por telefone" com o presidente da China, Xi Jinping. E, segundo ele, ficou acertado que ambos terão "uma reunião prolongada" na próxima semana, durante a cúpula do G-20, no Japão.
"Nossas equipes darão início às conversas antes de nosso encontro", disse o presidente dos Estados Unidos, sem dar maiores detalhes. A declaração de Trump reduz parcialmente a tensão dos mercados em relação às disputas comerciais entre americanos e chineses, já que uma reunião dos líderes no G-20 ainda era incerta.
Had a very good telephone conversation with President Xi of China. We will be having an extended meeting next week at the G-20 in Japan. Our respective teams will begin talks prior to our meeting.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 18, 2019
Leia Também
Essa postura mais contida de Trump, contudo, se restringiu à China. Também nesta manhã, ele criticou o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, citando uma "competição injusta" contra os Estados Unidos.
Draghi afirmou que mais cortes de juros fazem parte do escopo de ferramentas que poderão ser utilizadas pela instituição, de modo a estimular a economia da zona do euro. Como resultado, as principais bolsas do velho continente sobem forte nesta terça-feira.
"Mario Draghi acabou de anunciar que mais estímulos podem estar por vir, o que imediatamente fez o Euro cair ante o dólar e torna a competição contra os Estados Unidos injustamente fácil para eles", escreveu Trump. "Eles estão se safando com isso há anos, junto com a China e outros".
Mario Draghi just announced more stimulus could come, which immediately dropped the Euro against the Dollar, making it unfairly easier for them to compete against the USA. They have been getting away with this for years, along with China and others.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 18, 2019
Embora não tenha feito nenhuma ameaça de retaliação às medidas sinalizadas pelo BCE, o presidente dos Estados Unidos continuou usando sua rede social para demonstrar insatisfação. Em outros três tuítes, Trump afirmou que os mercados europeus estão subindo por causa dos comentários de Draghi, batendo sempre na tecla de que a fala do dirigente é "injusta" com os Estados Unidos.
Mas, apesar da contrariedade exibida por Trump, as bolsas americanas também tiveram um dia bastante positivo, com os mercados apostando que o Federal Reserve (Fed) — o Banco Central americano — irá fazer indicações mais claras quanto à possibilidade de corte de juros no país.
O Fed divulga nesta quarta-feira (19) sua decisão de política monetária, e embora os agentes financeiros não esperem um ajuste negativo nos juros já nesta reunião, há ampla expectativa quanto a uma mudança na comunicação, deixando a porta aberta para cortes no curto prazo.
Nesse contexto de expectativa em relação ao Fed, menor tensão entre Estados Unidos e China no front comercial e amplo otimismo das praças europeias após a fala de Draghi, o Dow Jones fechou em alta de 1,35% — o S&P 500 subiu 0,97% e o Nasdaq avançou 1,39%.
Draghi responde
Horas depois de receber as críticas de Trump, Mario Draghi afirmou que, pelo mandato da instituição, não se estipula nenhuma meta para a taxa de câmbio.
Sobre a recuperação de um crescimento econômico na zona do euro e do efeito negativo tido como "temporário" de fatores externos, o italiano apontou que a recuperação ocorreu, mas ficou "mais baixa que o esperado", e que o caráter "temporário" dos fatores negativos se mostrou "mais longo que o esperado".
Draghi voltou a apontar para uma "desconexão" entre os dados de levantamentos sobre as expectativas para a inflação e as expectativas de mercado. Ao fim da sua explicação, o presidente do BCE assegurou: "Usaremos toda a flexibilidade do nosso mandato para cumprir o nosso mandato."
*Com Estadão Conteúdo.
S&P 500 sacode a poeira deixada pela disparada da inflação; veja o que impulsionou retomada da bolsa nos EUA
Mercados europeus seguiram uma tendência diferente e terminam o dia sem uma direção comum, esperando pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) prevista para quinta-feira (14)
Ainda não! Juros não devem subir na zona do euro até o fim de 2022, diz presidente do Banco Central Europeu (BCE)
Christine Lagarde, afirmou que, apesar da forte alta recente, a perspectiva de médio prazo para a inflação da zona do euro permanece moderada
Dias contados para o excesso de liquidez? Dirigentes do Fed falam em tapering; diretores do BCE preferem manter estímulos
Enquanto na Europa a manutenção dos estímulos dá sinais de continuará por mais algum tempo, nos EUA os estímulos devem começar a sair de cena nos próximos meses
Torneira vai fechar: Banco Central Europeu mantém taxa de juros mas anuncia retirada de estímulos
Um dos maiores Bancos Centrais do mundo sinalizou que passará a comprar ativos em ritmo “moderadamente menor”
Esquenta dos mercados: bolsa deve encarar PEC dos precatórios e inflação hoje, enquanto exterior segue negativo antes da decisão do BCE
Com a crise entre os poderes ainda pior, a PEC dos Precatórios pode estar com os dias contados. Sem exterior para sustentar, Ibovespa pode recuar mais um dia
O evento da semana: Simpósio do Fed deve discutir quanto a variante Delta atrapalha retomada nos EUA e no mundo
Nova cepa do coronavírus pode ser um obstáculo aos planos do banco central norte-americano de retirar os estímulos, o que afeta até o Brasil
De olho em Guedes e melhora em NY, Ibovespa vira e opera em alta; dólar avança a R$ 5,20
O otimismo das bolsas foi fortemente afetado por esses indicadores, e o cenário interno não ajuda
O homem que “salvou o euro” é convocado para salvar a Itália
Presidente italiano incumbe Mario Draghi a tarefa de formar novo governo, em meio a crise de saúde e econômica do país
BCE mantém instrumentos de política monetária, incluindo juros e nível do QE
As compras de ativos emergenciais foram mantidas em 1,85 bilhão de euros e o BCE informou que manterá o PEPP até pelo menos o final de março de 2022.
BCE recomenda a bancos limitar distribuição de dividendos e recompra de ações
Para a entidade, bancos que pretendem pagar dividendos ou recomprar ações “devem ser lucrativos e ter trajetórias de capital robustas”.
Para BCE, retomada na economia foi encorajadora, mas pandemia segue como desafio
Segundo Lagarde, a nova onda de covid-19 e as medidas para limitá-la devem conter o crescimento econômico.
BCE mantém juros, mas recalibra instrumentos de política monetária
O Conselho aumentou o volume do Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em 500 bilhões de euros, para 1,85 trilhão de euros
BCE mantém política monetária, mas promete ‘recalibrar instrumentos’
As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.
Recuperação econômica da zona do euro perde força com novos casos de covid-19, diz BCE
Vice-presidente da instituição afirmou que BCE está monitorando os riscos de uma segunda onda
Por crescimento, políticas fiscal e monetária devem operar juntas, diz dirigente do BCE
Para Isabel Schnabel, BCs possuem controle limitado sobre tendências de longo prazo que influenciam o comportamento dos juros
‘Estamos seriamente estudando a emissão de moeda digital’, diz Lagarde
A presidente do BCE assegurou que o objetivo de um euro digital não seria substituir a divisa física. Na visão dela, o instrumento implicaria em uma série de benefícios, entre eles maior agilidade e segurança
BCE: Lagarde relembra que recuperação será incompleta, incerta e desigual
Lagarde evitou comentar tecer muitos comentários sobre a saída do Reino Unido da União Europeia
Lane, do BCE, se diz preocupado com euro: ‘Não há espaço para complacência’
O BCE divulgou nesta quinta-feira projeções econômicas que demonstram um pouco mais de confiança na recuperação da zona do euro, ajudando a impulsionar a cotação da moeda única em relação ao dólar
BCE prevê queda menor do PIB da zona do euro em 2020 e inflação maior em 2021
A meta de inflação do BCE, que mais cedo deixou sua política monetária inalterada, é de taxa ligeiramente inferior a 2%.
Aquecimento global traz riscos graves à estabilidade de preços, diz BCE
Dirigente da instituição defende que a crise do coronavírus é uma “oportunidade única” para o investimento em politicas voltadas à sustentabilidade