Menu
2021-01-21T13:03:17-03:00
Estadão Conteúdo
Principais taxas da Europa

BCE mantém instrumentos de política monetária, incluindo juros e nível do QE

As compras de ativos emergenciais foram mantidas em 1,85 bilhão de euros e o BCE informou que manterá o PEPP até pelo menos o final de março de 2022.

21 de janeiro de 2021
13:03
europa zona do euro banco central europeu
Imagem: Shutterstock

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as suas principais taxas de juros e o volume atual do Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) após reunião de política monetária, como era previsto pelo mercado. A taxa de refinanciamentos permaneceu em 0% e a de depósitos, em -0,50%. As compras de ativos emergenciais foram mantidas em 1,85 bilhão de euros e o BCE informou que manterá o PEPP até pelo menos o final de março de 2022.

Leia também:

O BC reafirmou que manterá os juros em níveis atuais ou abaixo até que a sua meta de inflação, pouco menor que 2% ao ano, seja atingida. Quanto às compras emergenciais, o BCE disse que a retirada do programa será administrada de forma a "evitar interferências na orientação adequada da política monetária".

O programa de compra de ativos (APP, na sigla em inglês) do BCE também não sofreu mudanças, e seguirá no atual ritmo mensal de 20 bilhões de euros, informou a entidade monetária. Sem alterações, as operações de refinanciamento de longo prazo (TLRO) continuam sendo uma "fonte atrativa de financiamento para bancos", afirmou o BCE no comunicado divulgado hoje.

Apesar de ter decidido por não recalibrar os instrumentos de sua política acomodatícia - mesmo após o recrudescimento da pandemia de covid-19 na Europa - o Conselho do BCE afirmou que "continuar pronto para ajustar as medidas quando for adequado, para garantir que a inflação se mova em direção à meta de forma sustentada".

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Suspeita de crime

CVM confirma processo para investigar suposto ‘insider trading’ na Petrobras

A suspeita de que alguém pode ter lucrado R$ 18 milhões com o vazamento de informações sobre o que ocorreria na estatal vieram à tona no início da semana e mexeram com os ânimos do mercado.

Queda brusca

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro em comparação anual, diz Anfavea

Frente a janeiro, a produção caiu 1,3%, levando o volume acumulado no primeiro bimestre para 396,7 mil unidades.

Gestora sobe o tom

Fundo Verde se protege no câmbio e diz que governo “falhou miseravelmente” em comprar vacinas

O atraso em proteger a população aparece a olhos vistos, e tem consequências óbvias tanto em termos de vidas quanto em termos econômicos, escreveu a gestora de Luis Stuhlberger

IR 2021

Quer saber quando vai receber sua restituição de IR? Confira o calendário de 2021

Restituição do imposto de renda será, mais uma vez, paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja o calendário válido para 2021

Vendas no Varejo

Varejo cresce 3%, ativado pelo setor de construção e supermercados

Conforme os dados da Fecomércio, o setor da construção registrou, ao final de 2020, crescimento de 18,7% no faturamento, fechando o ano em R$ 67,6 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies