Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MENOS BEBEDEIRA DE JOGO

A eliminação do Brasil não machucou só os torcedores: Ambev (ABEV3) e Heineken são as que mais sofrem

Morgan Stanley vê risco para a demanda por cerveja no terceiro trimestre após a queda precoce das seleções; Brasil era a maior surpresa negativa, dado o peso do mercado local

Imagem mostra duas mãos brindando com canecas de chope em um bar ou restaurante
Cerveja - Imagem: Montagem Seu Dinheiro com imagens iStock/Odairson Antonello e Lerbank-bbk22 de Lerbank-bbk22 via Canvas Pro

Não foram só os torcedores que ficaram que coração partido com a eliminação do Brasil e do México nas oitavas de final da Copa do Mundo. Segundo o Morgan Stanley, isso pode ter efeitos negativos para AB Inbev (ABI), controladora da Ambev (ABEV3), e Heineken.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da seleção brasileira, o banco viu a realidade divergir “significativamente” das expectativas. E a situação deve piorar ainda mais após a saída precoce dos Estados Unidos do campeonato.

“Identificamos um risco potencial para a demanda do terceiro trimestre da ABI e da Heineken após a eliminação do Brasil e do México nas oitavas de final, dada a nossa avaliação de que o aumento no volume de vendas de cerveja concentra-se nas seleções que avançam para as fases finais do torneio”, escreveram analistas do banco em relatório.

Brasil saiu mais cedo do que o esperado

No início de junho, as probabilidades da Bet365 apontavam uma expectativa elevada de que o Brasil chegasse às fases decisivas da competição, refletindo o favoritismo da seleção antes do início do torneio.

“A eliminação precoce do Brasil é, portanto, a surpresa negativa mais relevante, dado o tamanho do mercado de cerveja brasileiro e a maior expectativa de avanço”, pontuaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as estimativas do Morgan Stanley, a eliminação precoce das seleções deve reduzir o impulso esperado para as vendas de cerveja em 2026. No Brasil, o banco revisou para baixo a expectativa de crescimento das vendas em cerca de 0,6 ponto percentual em relação ao cenário traçado antes da Copa. No México, o impacto estimado é menor, de cerca de 0,2 ponto percentual.

Leia Também

DEFESA

Nova aposta dos irmãos Batista: Joesley e Wesley compram Avibras, maior indústria bélica do país e que está em profunda crise

BOM NEGÓCIO

A venda de fatia da Rumo (RAIL3) resolve os problemas da Cosan (CSAN3)? Veja o que diz o Citi

Antes do jogo de ontem entre Estados Unidos e Bélgica, os analistas já alertavam para eventual impacto negativo para a AB Inbev, pois o país representou cerca de 20% da receita da ABI em 2025. A equipe norte-americana perdeu o jogo por 4 à 1 e deixou a competição.

Riscos para a Ambev

Embora a Ambev possa continuar melhorando dados operacionais, outros bancos também não estão otimistas com a ação. O Citi espera recuperação dos volumes de cerveja e melhora da rentabilidade no segundo trimestre, mas avalia que ainda faltam sinais de uma retomada sustentável para mudar a recomendação das ações.
O bolso do consumidor e o clima estão entre as dificuldades da fabricante, diz o banco.

Outro risco para a Ambev é a reforma tributária. Embora a mudança para o novo sistema de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) tenha potencial para beneficiar a fabricante de cervejas, o ganho pode ser completamente neutralizado pela criação do Imposto Seletivo (IS) sobre bebidas alcoólicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o que aponta o relatório do Bank of America (BofA), divulgado no começo do mês, que mantém a recomendação neutra para as ações da fabricante de bebidas.

A estimativa é que a transição possa elevar os preços líquidos da cerveja em cerca de 5% inicialmente e em até 10% ao final do período de implementação, previsto para terminar em 2033.

Com Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 21 de agosto de 2026 - 10:41
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
copasa CSMG3 19 de agosto de 2026 - 13:45
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 19 de agosto de 2026 - 11:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar