O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

Um ano e nove meses após conquistar a presidência da Argentina, Javier Milei digere a pior derrota de seu governo até agora. Os eleitores da província de Buenos Aires foram às urnas no domingo (7) para redefinir o Parlamento local, e o resultado foi um terremoto político para o partido A Liberdade Avança (LLA, na sigla em espanhol), de Milei.
A oposição peronista conquistou a maioria por meio da coligação Força Pátria, garantindo 47% dos votos. Já a LLA contou com 34% dos votos na província.
Apesar de ser uma eleição legislativa local, ela serve de termômetro para o que está por vir na política argentina. Isso porque a província de Buenos Aires concentra cerca de 40% de todo o eleitorado do país.
Além disso, a votação testou a popularidade de Milei em meio a duras derrotas políticas e a um escândalo de corrupção envolvendo sua própria irmã. Após a polêmica, a popularidade de Milei caiu abaixo de 40% pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2023.
O resultado foi uma surpresa amarga para o político radical de direita. Embora a região seja considerada um reduto da centro-esquerda, as pesquisas de intenção de voto apontavam para um empate técnico entre peronistas e candidatos potencialmente ligados a Milei.
Enquanto os mercados financeiros digerem os resultados — e o que ele significa para o atual governo —, as ações argentinas despencam nesta manhã. Por volta das 11h30, o principal índice da bolsa argentina, o Merval, registrava queda de 13,07%.
Leia Também
Já as ações negociadas na bolsa de Nova York também derretem. No mesmo horário, o índice ARGT, principal ETF argentino negociado em Wall Street, caía 10,42%, a US$ 71,50.
Após a divulgação dos resultados, Milei subiu ao palco do comitê de campanha de seu partido, na cidade de La Plata, a 50 km de Buenos Aires. Durante o discurso, o presidente argentino admitiu uma “clara derrota” e defendeu a necessidade de uma “profunda autocrítica” em seu governo.
"Sofremos um revés e devemos aceitá-lo com responsabilidade", disse Milei aos apoiadores, segundo a AP News. “Se cometemos erros políticos, vamos internalizá-los, vamos processá-los e vamos modificar nossas ações”, continuou.
Porém, Milei também atribuiu a responsabilidade ao peronismo, acusando-o de ter usado "seu aparato" para garantir a vitória. Ele ainda aproveitou para prometer que não apenas continuará com a reforma econômica de seu governo, como também pretende aprofundá-la.
“Não recuamos um milímetro na trajetória do governo. Não estamos dispostos a abrir mão de um modelo que pegou uma inflação de 300% e a elevou a 20%”, declarou Milei, segundo o jornal argentino Clarín.
A eleição legislativa de Buenos Aires traz mais dores de cabeça do que uma possível derrota na corrida presidencial de 2027: a vitória peronista gera impactos na capacidade do governo de Milei em aprovar as pautas libertárias radicais e, assim, manter sua reforma econômica.
Atualmente, a gestão de Milei já sofre com uma minoria no Parlamento, enquanto o peronismo se coloca como maior bloco no Congresso argentino. A eleição deste domingo renovou 23 cadeiras no Senado e 46 na Câmara dos Deputados da Legislatura provincial.
Vale lembrar que, às vésperas da disputa, o Senado deu o impulso final para a derrubada do veto presidencial a um projeto que aumenta gastos para pessoas com deficiência.
Agora, a Argentina passará por eleições nacionais de meio de mandato no mês que vem. Para que o cenário de crise se concretize e Milei fique cara a cara com a possibilidade de se tornar um “pato manco” — ou seja, um presidente que não consegue governar —, a vitória peronista terá que ser replicada no interior do país.
Na visão do presidente argentino, porém, o resultado da coligação Força Pátria atingiu o teto dos votos, enquanto a LLA atingiu o que considerou ser o piso.
*Com informações do Clarín, AP News e Reuters.
SEGUNDA RODADA
UM BC 2.0
ENTRAM EM CAMPO
FIM DO DINHEIRO BARATO?
ESQUEÇA AS BARRAS DE OURO
ENTRAM EM CAMPO
COMMODITIES NA CARTEIRA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
ROUBO AO LONGO PRAZO
SEGUNDA DE JOGOS
PAZ À VISTA?
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
BRASIL ENTRA EM CAMPO
ABERTURA DE CAPITAL
O FUTEBOL ESTÁ NO AR
DISPUTA INTERNACIONAL
COMEÇA A PARTIDA
REBAIXAR NÃO É ABANDONAR
FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES