🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

AUMENTANDO O FOGO

Se cuida, Powell: Trump coloca o Fed na panela de pressão e fala pela primeira vez de inflação e juros depois da posse

Mercado reajusta posição sobre o corte de juros neste ano após as declarações do republicano no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça; reunião do Fomc está marcada para a semana que vem

Carolina Gama
23 de janeiro de 2025
18:01 - atualizado às 18:38
Em um fundo com a bandeira dos EUA e gráfico da bolsa, o presidente do Fed, Jerome Powell, está de pé em frente a um púlpito. Ele veste terno azul marinho. Atrás dele, está Donald Trump, também vestindo terno azul marinho.
Jerome Powell (primeiro plano) e Donald Trump - Imagem: Casa Branca/Montagem: Seu Dinheiro

Há cinco dias de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciar a primeira decisão de política monetária de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, mandou um recado: os juros devem cair imediatamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano falou duas vezes sobre o assunto: a primeira no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e a segunda, já no final do dia, no Salão Oval da Casa Branca.

Declarando que sabe mais sobre juros do que o Fed, Trump afirmou que vai conversar com Jerome Powell, o chefe do BC dos EUA, no momento certo.

"Quando os preços de energia caírem, nocautearão a inflação e derrubarão os juros", disse Trump enquanto assinava decretos na Casa Branca.

Questionado pelos repórteres presentes se ele tinha a expectativa de ser ouvido por Powell, respondeu: "sim, espero que ele me ouça".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell no caldeirão de Trump

A pressão por juros baixos já tinha vindo mais cedo, quando Trump participou do Fórum Econômico Mundial de Davos, remotamente. Ali, o republicano afirmou que as taxas deveriam ser reduzidas no mundo todo por conta da sua vitória nas eleições de 2024. 

Leia Também

“Com os preços do petróleo caindo, exigirei que as taxas de juros caiam imediatamente e, da mesma forma, elas deveriam cair em todo o mundo”, afirmou. 

As declarações revivem os momentos de pressão — e tensão — entre Trump e o Fed no primeiro mandato do republicano que, por várias vezes, ameaçou Jerome Powell de demissão do comando do banco central norte-americano. 

A postura de Trump, no entanto, não deve pegar Powell de surpresa. Durante a campanha eleitoral, o republicano criticou algumas vezes a condução da política monetária pelo Fed e disse que se sentia livre para comentar sobre os juros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para manter a independência do BC, a Casa Branca evita falar sobre decisões de política monetária — uma tradição quebrada por Trump na primeira vez em que esteve no poder. 

Trump também fala da inflação

Pela primeira vez desde que tomou posse, Trump também falou da inflação — que segue acima da meta de 2% do banco central norte-americano. 

“Orientei minha equipe a derrotar a inflação e reduzir custos”, afirmou ele em Davos, acrescentando que “políticas equivocadas da gestão anterior levaram à aceleração da inflação, ao aumento do preço dos alimentos e à piora da economia”.

Nesse momento, Trump listou uma série de medidas para reverter o que chamou de caos econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Minha administração está agindo com uma velocidade sem precedentes para corrigir os desastres herdados de um grupo de pessoas totalmente ineptas e resolver todas as crises que nosso país enfrenta. Isso começa com o confronto com o caos econômico causado pelas políticas fracassadas da última administração”, disse. 

Trump ressaltou que assinou uma série de medidas para corte de gastos e desregulamentações, incluindo um congelamento federal de contratações, o encerramento do New Deal verde — que prevê uma série de medidas econômicas favoráveis ao meio ambiente — e o mandato do veículo elétrico, um apelido que deu às políticas de descarbonização e eletrificação de veículos iniciadas por Joe Biden.

"Isso não apenas reduzirá o custo de praticamente todos os bens e serviços, mas também tornará os Estados Unidos uma superpotência manufatureira e a capital mundial da inteligência artificial e das criptomoedas", disse.

ONDE INVESTIR EM 2025: Como buscar lucros em dólar com investimentos internacionais

Fed vai atender o pedido de Trump e cortar os juros?

Na última reunião, em dezembro, o Powell e os membros do comitê de política monetária (Fomc, na sigla em inglês) deixaram claro que o momento de dar uma pausa no corte de juros estava se aproximando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O recado foi reforçado pela projeções que reduziram à metade — de quatro para dois — o número de cortes de juros neste ano nos EUA. 

Sem citar Trump nominalmente, as autoridades mencionaram a preocupação com a aceleração da inflação depois da mudança de governo no país.

Os cortes de impostos, as tarifas sobre outros países e o endurecimento das regras de imigração — medidas defendidas por Trump — são vistas como riscos potenciais para o aumento dos preços nos EUA. 

O índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) — a medida preferida do Fed para a inflação — está em 2,4% atualmente, acima da meta de 2% do BC norte-americano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da previsão do Fed, o mercado adiou para junho a chance de um novo corte de juros nos EUA. 

Depois das declarações de Trump, a possibilidade de a taxa cair por lá passou a 67%, de 65,4% do dia anterior, enquanto 33% (de 34,6% ontem) viam chances de manutenção dos juros. 

Atualmente, os juros nos EUA estão na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PÉ NO ACELERADOR, OLHOS NO MAR

Adeus, Buffett! BTG retira Berkshire Hathaway da carteira e foca em IA e consumo; confira as 12 recomendações de BDRs para fevereiro 

4 de fevereiro de 2026 - 16:55

O banco mexeu na carteira do mês para tentar capturar a onda de crescimento da economia norte-americana, e uma das novidades é a Tesla de Elon Musk; entenda as teses de investimento

VAI AUMENTAR DE TAMANHO?

Acre 2.0? Território de país vizinho quer se tornar parte do Brasil — mas dessa vez, de graça

4 de fevereiro de 2026 - 15:27

Comunidade de Bellavista Callarú, na tríplice fronteira com o Brasil, cobra resposta do governo peruano e ameaça pedir anexação após relatar abandono, violência e falta de serviços básicos

CONTAGEM REGRESSIVA

Take-Two confirma lançamento de GTA 6 em 2026 e promete mídia física

4 de fevereiro de 2026 - 15:05

Depois de anos de silêncio, boatos e adiamentos, CEO da Take-Two confirma o lançamento de GTA 6 com edições físicas e digital

JÁ VALE

CNH brasileira já está valendo em Portugal; veja o que fazer para usar

4 de fevereiro de 2026 - 10:49

Decreto permite que residentes em Portugal dirijam com a carteira brasileira nas categorias de carro e moto sem precisar refazer o processo local

Tecnologia

Demitido na pandemia, ele entrou no TikTok e agora vendeu sua empresa por R$ 5 bilhões; conheça o influenciador que terá um ‘gêmeo digital de IA’

3 de fevereiro de 2026 - 9:27

O “tiktoker” Khaby Lame vendeu sua empresa em um acordo bilionário que envolve criar seu “gêmeo de IA”.

AO INFINITO E ALÉM

Tudo o que se sabe sobre a Artemis 2, a primeira missão tripulada da Nasa à Lua em mais de meio século

3 de fevereiro de 2026 - 9:10

Será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion em um voo de cerca de dez 10 dias ao redor da lua

A VIDA IMITA A ARTE?

Kinea compara Trump ao Capitão América em Guerra Civil: o erro está em ignorar que o campo de batalha mudou

2 de fevereiro de 2026 - 19:14

Para a gestora, presidente dos EUA rompe com as instituições tradicionais para agir de forma mais rápida, porém menos previsível

EM EXTINÇÃO

Esse animal parece um bicho de pelúcia e dificilmente é avistado, mas talvez isso nunca mais aconteça

2 de fevereiro de 2026 - 11:34

Mamífero minúsculo que vive nas montanhas da China, o pika-de-Ili sofre com mudanças climáticas, perda de habitat e isolamento da população

Tecnologia

A estranha relação entre Warren Buffet, uma escada rolante, o ‘profeta’ da crise de 2008 e a bolha de inteligência artificial

2 de fevereiro de 2026 - 10:47

O ‘profeta’ da crise de 2008, Michael Burry, faz alerta sobre a bolha da inteligência artificial (IA) e justifica com história de Buffett

UM OLHO NO PEIXE, OUTRO NO GATO

Corinthians x Arsenal: onde assistir à final de Mundial de Clubes feminino que vai dividir a atenção dos torcedores alvinegros

1 de fevereiro de 2026 - 13:52

Corinthians enfrenta o Arsenal neste domingo (1º), às 15h (de Brasília), no Emirates Stadium, pela final do primeiro Mundial de Clubes feminino promovido pela Fifa

DESTA VEZ DEVE SER BREVE

Acordo no Senado não chega a tempo e governo dos EUA enfrenta paralisação parcial

1 de fevereiro de 2026 - 13:01

Impasse na Câmara mantém shutdown temporário nos Estados Unidos, apesar de acordo entre Trump e democratas e da aprovação, pelo Senado, do financiamento da maior parte do Orçamento até setembro

PROTESTOS

Como a quebra do “Banco Master do Irã” ajudou a desencadear uma onda de protestos no país: por trás do rombo de 5 quatrilhões de riais

30 de janeiro de 2026 - 16:29

Uma combinação de colapso bancário, inflação fora de controle e isolamento internacional ajuda a explicar a onda de protestos no Irã

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A escolha de Trump que mexe com o seu bolso: quem é Kevin Warsh e como a troca no comando do Fed afeta os seus investimentos

30 de janeiro de 2026 - 16:25

O Senado norte-americano ainda precisa validar a indicação, e o mercado dá os primeiros sinais sobre o futuro da credibilidade do banco central nos EUA; entenda o que pode acontecer com a bolsa, o dólar, o ouro e a renda fixa agora

CORRIDA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Chrome lança versão turbinada com IA para fazer as tarefas chatas do dia a dia, mas tem um problema

29 de janeiro de 2026 - 17:55

O Google anunciou a assistente de inteligência artificial que ficará integrada ao navegador Chrome. Ela é capaz de marcar médicos, enviar e-mails e até mesmo comprar coisas

SAÚDE PÚBLICA

Vírus Nipah aciona alarme em aeroportos de vizinhos da Índia para evitar disseminação de doença que mata até 75% dos pacientes

29 de janeiro de 2026 - 11:15

Surto de Nipah no leste da Índia leva países asiáticos a retomarem protocolos de triagem, quarentena e alerta sanitário

CULTURA SOB PRESSÃO

Do silêncio de Jennifer Lawrence ao boicote no Kennedy Center: artistas entram em rota de colisão com Trump

29 de janeiro de 2026 - 10:00

Enquanto Jennifer Lawrence defende o silêncio diante da polarização, artistas cancelam apresentações, protestam contra o ICE e entram em choque com a gestão cultural de Donald Trump

MENOS DRAMÁTICO, MAS AINDA TENSO

O Fed seguiu o roteiro e manteve os juros nos EUA. Para onde olhar agora para proteger seus investimentos? 

29 de janeiro de 2026 - 7:05

A decisão de política monetária desta quarta-feira (28) está longe de ser o clímax da temporada, que tem pela frente a substituição de Powell no comando do BC norte-americano

MANTEVE!

Juros param de cair nos EUA como esperado; confira os detalhes da primeira decisão do Fed de 2026

28 de janeiro de 2026 - 16:15

Mais uma vez, a decisão de não mexer na taxa não foi um consenso entre os membros do Fomc; Stephen Miran e Christopher Waller defenderam um corte de 25 pontos

O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

Relógio do Juízo Final avança para 85 segundos da meia-noite: o que isso significa e por que o risco global aumentou

28 de janeiro de 2026 - 14:35

Indicador simbólico criado por cientistas aponta que riscos como guerra nuclear, mudanças climáticas e avanço da inteligência artificial levaram o mundo ao ponto mais crítico desde 1947

TODO CUIDADO É POUCO

Enxurrada de dólares esconde gargalos no Brasil e na América Latina. Fitch diz para onde o investidor deve olhar em ano de eleição 

28 de janeiro de 2026 - 14:31

As bolsas dos principais países da região acumulam ganhos de pelo menos 10% em janeiro, mas nem tudo que reluz é ouro e a agência de classificação de risco aponta prós e contras que podem determinar o futuro dos seus investimentos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar