Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VIAJANTES SORTUDOS

Passaporte ‘mais forte do mundo’ não é dos Estados Unidos e nem de nenhum país da Europa; veja o ranking

A força do passaporte é medida pelo número de países que podem ser visitados sem visto ou com documento simples de obter

passaporte viagens turismo
Passaporte e cartão em cenário cosmopolita. - Imagem: iStock.com/CandyRetriever

O que define um passaporte forte não é se o país emissor é uma das maiores economias do mundo. Se fosse por isso, sortudos seriam os viajantes dos Estados Unidos e da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na verdade, um passaporte forte é aquele que permite a entrada em diversos países, sem necessidade de vistos ou então, com documentos fáceis de obter, como vistos na chegada e autorizações eletrônicas de viagem.

Com base nesse critério de classificação, o melhor país para emitir o documento é Singapura.

A informação vem direto da versão 2025 do Índice de Passaportes da Hendley, consultoria especializada em processos de residência e cidadania através de investimentos.

O ranking, que considera 199 passaportes e viagens para 227 destinos, é montado da seguinte forma: o passaporte ganha um ponto se permitir a entrada em um país sem visto ou com um documento de fácil obtenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Singapura teve 195 pontos, ou seja, os portadores do passaporte singapuriano podem entrar em 195 países com facilidade.

Leia Também

TOUROS E URSOS #283

O gringo está de saída do Ibovespa (de novo): confira o que afasta o estrangeiro do Brasil

BRASÍLIA X TIO SAM

A lei de reciprocidade vai incendiar a bolsa? Spoiler: o risco Brasil dá mais medo

Alguns países podem ter o mesmo número de pontos e partilharem a mesma posição no índice. Em 2024, a nação asiática tinha empatado com outros cinco países: Japão, Alemanha, Itália, Espanha e França. Mas, em 2025, alcançou de fato a liderança.

O Brasil está na 18ª posição, com passaporte que concede acesso “livre” a 171 destinos diferentes.

Veja a lista dos top 5:

  • 1º lugar - 195 pontos: Singapura;
  • 2º lugar - 193 pontos: Japão;
  • 3º lugar - 192 pontos: Finlândia, França, Alemanha, Itália, Coréia do Sul e Espanha;
  • 4º lugar - 191 pontos: Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia;
  • 5º lugar - 190 pontos: Bélgica, Nova Zelândia, Portugal, Suíça e Reino Unido.

Passaporte dos EUA perde força, enquanto o dos Emirados Árabes Unidos ganha

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando os dados dos últimos 10 anos, é bem perceptível a mudança de classificação de alguns passaportes.

O documento dos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, ganhou acesso a 72 novos países nesse período e já ultrapassa o Brasil, conquistando a 10ª posição.

O dos Estados Unidos é o 9º melhor, mas já teve uma classificação melhor. Segundo comunicado da Hindley, o país foi o que teve a segunda maior queda de posição desde 2015, atrás apenas da Venezuela. A Terra do Tio Sam já chegou a ocupar o top 2 do índice.

Para os viajantes internacionais chineses, a situação melhorou também. No ano passado, a China ganhou 29 pontos. Hoje, ocupa a 60ª posição, com 58 destinos “livres”.

Qual é o ‘pior’ passaporte do mundo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na lanterna do índice, está o Afeganistão, cujo passaporte permite acesso a apenas 26 países. Entre os destinos “liberados” para os afegãos, estão Camboja, Maldivas, Sri Lanka e Haiti.

A distância entre o primeiro e o último lugar é a maior em 19 anos, segundo a Hindley. Singapura e Afeganistão têm uma diferença de 169 pontos.

A Coreia do Norte tem passaporte liberado em 41 países, ranqueando acima de nações como Síria, Iraque, Iêmen, Paquistão, Somália e Líbia, por exemplo.

* Com informações da CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mão de um robô humanoide segura várias cédulas de dólar 9 de agosto de 2026 - 17:01
Ilustração do genoma criado pela IA 7 de agosto de 2026 - 15:51
Ilustração gerada por IA de uma igreja moderna branca no meio de um campo de flores roxas. 7 de agosto de 2026 - 0:09
Em um cenário que lembra a lua, robôs humanoides e de quatro patas da Unitree estão enfileirados. 6 de agosto de 2026 - 19:51
Estátua de menina em frente ao touro de Wall Street 6 de agosto de 2026 - 19:21
Em um fundo com a bandeira dos EUA, o megainvestidor Michael Burry aparece do lado direito, em primeiro plano 5 de agosto de 2026 - 16:30

ELE ESTÁ VENDIDO

O tsunami que pode arrastar o S&P 500, segundo Michael Burry

5 de agosto de 2026 - 16:30
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 31 de julho de 2026 - 19:31
federal reserve bola de cristal 29 de julho de 2026 - 17:24
Ponte Internacional Gordie Howe 29 de julho de 2026 - 15:49
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 28 de julho de 2026 - 19:05
Gráfico do mercado de ações em fundo escuro com uma seta ao centro apontado para cima bolsa ibovespa balanços microcaps 27 de julho de 2026 - 12:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar