🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Já trabalhou com comunicação institucional e jornalismo de viagens. Atualmente, é repórter de lifestyle do Seu Dinheiro. Está sempre disponível para falar sobre inovação, livros e cultura pop.

DE OLHO NO SUBSTITUTO

O TikTok deve ser banido dos Estados Unidos em três dias e usuários encontram um app substituto — o problema é que ele também é chinês

Chamado de Xiaohongshu ou RedNote, o app foi o mais baixado na Apple Store nos EUA no começo desta semana

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
16 de janeiro de 2025
15:43 - atualizado às 14:17
SÓ USO EDITORIAL rednote app tiktok china rede social
Imagem: iStock.com/Tao Wang

Donald Trump até tentou impedir o banimento do TikTok nos Estados Unidos, mas tudo indica que a rede social vai mesmo sair do ar no país neste domingo, 19 de janeiro — um dia antes da posse do republicano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na verdade, não é que o app vai simplesmente “evaporar” do celular dos norte-americanos assim que o relógio bater meia-noite. Ele deve ser removido das lojas de aplicativo, mas ainda não há muita clareza sobre como vai funcionar o banimento para quem já tiver o app instalado. 

Seja como for, muitos usuários já estão buscando redes sociais para ocupar o lugar do TikTok. Um desses substitutos foi o app mais baixado na Apple Store dos EUA nesta segunda (13): o Xiaohongshu.

Sim, um app também chinês, que apesar de não ter um nome oficial em inglês, está sendo chamado RedNote pelos norte-americanos.

Curiosamente, no segundo lugar do ranking de mais baixados, está outro chinês: o Lemon8, que também pertence à ByteDance, a empresa dona do TikTok.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão é que estes apps também podem sofrer o mesmo destino da rede social que tentam substituir.

Leia Também

A Suprema Corte dos EUA baseia a decisão de banimento no Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act que, em português, se traduz em “Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros”. Ela foi sancionada pelo presidente em final de mandato, Joe Biden, em abril do ano passado. 

O principal argumento da justiça norte-americana é que a Byte Dance ameaça a segurança nacional por potencialmente coletar dados sensíveis dos usuários. 

Embora o Xiaohongshu não seja propriamente um dos alvos da legislação, nada impede que seja banido no futuro, já que a medida define que qualquer “aplicação controlada por adversário” está sujeita às regras de banimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os “refugiados” do TikTok têm motivações diferentes para baixar o RedNote. 

Enquanto alguns buscam uma nova rede social para manter as conexões com os seguidores e fazer postagens, outros estão criando a conta em outro app chinês como forma de protesto contra o governo dos EUA. 

Essa tentativa de “vingança” não é uma missão fácil. Isso porque o Xiaohongshu não foi pensado para os usuários não-chineses. Para se ter noção, o app não tem tradução de muitas das funcionalidades. 

Ainda assim, a rede social viu milhares de norte-americanos entrarem no ecossistema nos últimos dias. Alguns sites já divulgam tutoriais de como começar a usar o app. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona o Xiaohongshu, ou RedNote — o app que pode ser o ‘novo TikTok’ nos Estados Unidos

Conhecida pelos conteúdos de viagem e lifestyle, o RedNote é mais parecido com o Instagram do que com o TikTok. Apesar de permitir o upload de vídeos de curta duração, ele se destaca pelos posts em carrossel.

O feed do app, que usa inteligência artificial e segue um formato de grade, tornou-se um sucesso na China, a ponto de big techs como a Tencent e a própria ByteDance copiarem o design em alguns apps. 

O Lemon8, por exemplo, é visto como uma “inspiração” no Xiaohongshu.

rednote
tiktok
rede social
china
app
aplicativo 
 Xiaohongshu
Fonte: Google Play/Montagem: Maria Eduarda Nogueira.

Com mais de 300 milhões de usuários, a rede social foi fundada em 2013 e faz sucesso também entre pessoas que falam chinês, mas não moram na China. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O app tem uma relevância até para o setor de turismo, já que muitos viajantes recorrem ao RedNote para procurar dicas de restaurantes, hotéis e pontos turísticos ao redor do mundo, compartilhadas por outros chineses. 

“É o aplicativo mais popular da China que ninguém fora da China já ouviu falar”, resumiu a publicação Wired.

* Com informações da Wired.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar