🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

Carolina Gama
3 de setembro de 2025
13:38 - atualizado às 14:21
Foto mostra dezenas de autoridades caminhando em um tapete vermelho. Do lado esquerdo, em primeiro plano, o russo Vladimir Putin; ao centro, chinês Xi Jinping; e do lado direto, Kim Jong-un
Dezenas de autoridades caminham lideradas por Vladimir Putin (esquerda); Xi Jinping (centro) e Kim Jong-un (direita) - Imagem: Governo da China/Divulgação

Poderia ser o clube da luta, mas é o clube de Xi (Jinping) e ele não tem nada de secreto como foi possível ver na demonstração de força militar desta quarta-feira (3). Mísseis hipersônicos, drones subaquáticos e veículos blindados desfilaram pelo centro de Pequim em um evento que também exibiu o peso da influência da China no mundo — e uma conversa vazada ao pé do ouvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto com Xi estavam o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, além de outras 20 autoridades. O Brasil foi representado pelo assessor especial da presidência para assuntos internacionais Celso Amorim. A ex-presidente Dilma Rousseff também estava presente. 

Xi, Putin e Kim caminharam juntos por um tapete vermelho em direção à Praça Tiananmen para a celebração do 80º aniversário do fim da 2ª Guerra. Donald Trump assistiu a tudo de longe — mas não calado. Em Washington, o presidente norte-americano, que se gabou algumas vezes do relacionamento com Putin, acusou os líderes de conspiração em uma postagem em sua rede social.

“Que o presidente Xi e o maravilhoso povo da China tenham um grande e duradouro dia de celebração. (Xi) mande minhas calorosas saudações a Vladimir Putin e a Kim Jong-un enquanto conspiram contra os EUA.”

Esse é o primeiro grande desfile militar no país desde 2019, quando comemorou o 70º aniversário da fundação da China comunista, e grande parte do armamento e equipamento foi exibida ao público pela primeira vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O post abaixo, do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, mostra os principais momentos do desfile de hoje:

Leia Também

O discurso de Xi

Um dos maiores desfiles da história da China não contou apenas com mísseis montados em caminhões, tanques, veículos autônomos, soldados em formação e caças sobrevoando a capital: Xi também falou à nação. 

O presidente chinês disse que o mundo enfrenta uma escolha entre "paz ou guerra". “Hoje, a humanidade está diante da escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confronto, ganhos mútuos ou soma zero”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Xi elogiou as forças armadas e expôs sua visão para a ascensão "imparável" da China. "O grande rejuvenescimento da nação chinesa é imparável. A nobre causa da paz e do desenvolvimento para a humanidade certamente triunfará", disse.

Essa não é uma frase qualquer. Por anos, Xi tem se referido ao "rejuvenescimento da nação chinesa", instando a ascensão do país no cenário mundial e a evolução para uma superpotência global.

O presidente chinês também repetiu o apelo pela construção de um Exército de "classe mundial" — parte de sua visão para modernizar o Exército de Libertação Popular da China (ELP) e garantir que ele possa "lutar e vencer guerras".

O presidente da China, Xi Jinping, discursa no 80º aniversário do fim da 2ª Guerra. Foto: Ministério das Relações Exteriores da China

Pequim tem buscado um impressionante aumento das capacidades militares sob o governo de Xi, durante o qual o ELP, que antes nem sequer era um dos mais fortes da Ásia, começou a rivalizar, ou em alguns aspectos, superar as forças armadas dos EUA, segundo analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as tensões entre EUA e China aumentaram em abril com a imposição de tarifas retaliatórias. Desde então, os dois lados concordaram em remover a maioria das tarifas adicionais até meados de novembro, com a esperança de que um encontro presencial entre Trump e Xi nos próximos meses possa aliviar o atrito.

Embora o presidente norte-americano seja imprevisível, especialistas dizem que é pouco provável que o encontro entre Xi, Putin e Kim inviabilize as negociações comerciais entre EUA e China, já que ambos os lados parecem favoráveis ​​a um acordo.

Putin responde Trump

Putin aproveitou o momento para ter um encontro bilateral com Kim Jong-un — os dois líderes se reuniram formalmente na casa de hóspedes estatal Diaoyutai, após participarem do desfile militar na capital chinesa. 

O russo não comentou sobre o que foi acertado nesse encontro, mas fez questão de responder a Trump, que acusou os líderes de estarem conspirando contra os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin disse que o presidente norte-americano tem senso de humor por sugerir a conspiração e afirmou que todos os países com os quais a Rússia manteve conversações na China apoiam a cúpula Rússia-EUA no Alasca e expressaram esperanças de que as conversações poderiam ajudar a acabar com a guerra na Ucrânia.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

A conversa que não deveria ser ouvida

Xi discursou, Trump reagiu e Putin respondeu. Mas uma conversa não deveria ter vazado: o papo entre os presidentes da China e da Rússia que foi capturado por um microfone que estava aberto. 

Nessa conversa, os dois líderes falaram sobre transplantes de órgãos e a possibilidade de que os seres humanos possam viver até os 150 anos de idade.

O momento ocorreu enquanto Putin e Xi caminhavam com Kim Jong-un à frente de uma delegação de mais de duas dezenas de líderes estrangeiros para assistir ao desfile militar na capital chinesa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tradutor de Xi pode ser ouvido dizendo em russo: "antigamente, as pessoas mal chegavam aos 70 anos, mas hoje, aos 70, você ainda é uma criança". O tradutor de Putin, então, fala sobre como a biotecnologia está se desenvolvendo. Após um trecho inaudível, acrescenta: "os órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, chegando até mesmo a alcançar a imortalidade".

Em resposta, Xi, que estava fora da câmera, foi ouvido dizendo em chinês: "alguns preveem que, neste século, os seres humanos possam viver até 150 anos".

A cena foi transmitida ao vivo pela emissora estatal CCTV para outros meios de comunicação. A administração da emissora chinesa informou que, só na internet, a cobertura foi assistida 1,9 bilhão de vezes e, na TV, por mais de 400 milhões de pessoas.

*Com informações da Reuters, da CNBC e da CNN

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Super-ricos cada vez mais ricos — e o mundo nunca foi tão desigual, segundo a Oxfam

19 de janeiro de 2026 - 11:04

Relatório da Oxfam mostra que bilionários acumularam US$ 2,5 trilhões em um único ano, enquanto pobreza estagna e fome avança

TENDÊNCIA NO SETOR BANCÁRIO

Inter (INBR32) recebe a bênção do Fed para ter uma filial em Miami; entenda como a autorização mexe com os negócios do banco 

16 de janeiro de 2026 - 19:45

Até então, o Inter operava nos EUA por meio da subsidiária Inter Payments e pela Inter US Holdings; BTG e Nubank também miraram o mercado norte-americano

ESCUDO PARA OS INVESTIMENTOS

A “proteção perfeita” para quem tem medo de a bolha da IA estourar um dia, segundo o Bank of America 

16 de janeiro de 2026 - 19:31

Os estrategistas do BofA selecionaram quatro setores que podem se beneficiar da inteligência artificial sem a exposição direta às empresas de tecnologia

INTERNACIONAL

O que acontece se Donald Trump invadir a Groenlândia? Otan prevê defesa contra inimigos externos, não internos

16 de janeiro de 2026 - 12:31

Declarações de Trump sobre a Groenlândia levantam dúvidas sobre os limites da defesa coletiva da OTAN quando a ameaça parte de um país-membro da própria aliança

QUEM ESTÁ NO PÓDIO?

A melhor oportunidade de investimento no exterior em 5 anos não está nos EUA. O Goldman Sachs revela a “mina de ouro”

15 de janeiro de 2026 - 19:47

O primeiro lugar do pódio com o maior potencial de retorno, segundo o banco, também é o primeiro no quesito volatilidade

BEM, PERO NO MUCHO

Fim do sufoco? Argentina ganha elogios do FMI, mas dívida segue no radar dos EUA

15 de janeiro de 2026 - 18:38

Fundo projeta um crescimento de cerca de 4,5% para este ano e destaca desceleração expressiva da inflação em 2025; mas norte-americanos alertam para possibilidade de calote

EUA DE OLHO

Do silêncio branco ao xadrez global: como é viver na Groenlândia, país que virou palco da disputa geopolítica de Donald Trump

15 de janeiro de 2026 - 11:29

Com sol escasso no inverno, dias intermináveis no verão e uma população menor que a de muitas cidades brasileiras, a Groenlândia saiu do isolamento e entrou no centro da geopolítica global

UNS CHORAM, OUTROS VENDEM LENÇOS

Ícone da moda de luxo, Saks pede falência nos EUA e abre espaço para a Macy’s na 5ª Avenida

14 de janeiro de 2026 - 18:37

A dona da Bloomingdale’s deve ser uma das poucas a se beneficiar com a entrada na rival no Chapter 11 — e os números mostram que ela está pronta para essa oportunidade

E O PRÊMIO VAI PARA...

Framboesa de Ouro: depois do Globo de Ouro, também tem Brasil entre os piores filmes do ano

14 de janeiro de 2026 - 17:01

Premiação que “celebra” os tropeços do cinema inclui nomes brasileiros na lista de indicados e mostra como sucesso e decepção caminham lado a lado 

BARRADOS DE ENTRAR?

Os 23 países com vistos suspensos por Trump que vão jogar a Copa do Mundo nos Estados Unidos

14 de janeiro de 2026 - 16:31

Suspensão de vistos atinge 75 países e inclui 23 seleções classificadas ou na repescagem da Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México

LISTA EXTENSA

Quais países tiveram o visto dos EUA barrado por Donald Trump? Confira a lista completa

14 de janeiro de 2026 - 15:36

Medida do governo Trump entra em vigor em 21 de janeiro, atinge 75 países e faz parte de uma revisão nos critérios de triagem e concessão de vistos pelos Estados Unidos

BARRADOS NO BAILE DE TRUMP

EUA barram emissão de vistos para brasileiros, idosos e pessoas obesas; confira os detalhes da medida que afeta 75 países

14 de janeiro de 2026 - 13:02

No total, Brasil e mais 74 países são alvo do endurecimento da política anti-imigração de Trump, que já revogou o recorde de mais de 100 mil vistos desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado

MELHOR QUE SÃO PAULO E NOVA YORK

É uma ‘favela’, mas a qualidade de vida nela é maior do que a de muitas cidades pelo mundo

14 de janeiro de 2026 - 11:48

Bairros populares de Basileia desafiam estereótipos ao combinar renda mais baixa, serviços públicos eficientes, alto IDH e qualidade de vida acima da média global

SEM ROUANET

De onde veio o dinheiro para o filme O Agente Secreto? Spoiler: não teve Lei Rouanet

13 de janeiro de 2026 - 14:29

Filme brasileiro premiado no Globo de Ouro teve orçamento de cerca de R$ 27 milhões, apoio do Fundo Setorial do Audiovisual e coprodução internacional

AFUNDANDO?

Essa cidade cresceu vertiginosamente e acaba de se tornar a maior do mundo, mas está afundando e corre o risco de sumir do mapa 

13 de janeiro de 2026 - 9:47

Um novo estudo da ONU coloca Jacarta no topo do ranking global de população urbana, mas a capital da Indonésia afunda a olhos vistos, enquanto o país já prepara uma substituta

TEMPORADA DE PRÊMIOS

Os filmes que venceram o Globo de Ouro e o Oscar no mesmo ano — e o que isso revela sobre a corrida de O Agente Secreto

12 de janeiro de 2026 - 14:01

A coincidência entre Globo de Ouro e Oscar não é regra, mas, quando ocorre, costuma indicar um consenso dentro da Academia de cinema

SABOR CERTIFICADO

Do laboratório à mesa: quando a busca pelo sabor perfeito leva a queijos, chocolates, sorvetes, doces de leite e outros alimentos reconhecidos pelo mercado

12 de janeiro de 2026 - 11:22

Em alguns alimentos, a ciência não reinventou o gosto: eliminou o erro, transformou sensação em método e criou padrões reconhecidos por júris internacionais 

DEVO, NÃO NEGO...

E agora, Milei? Congresso dos EUA diz que Argentina vai dar outro calote

11 de janeiro de 2026 - 17:15

Em 2026, a Argentina deve pagar algo em torno de US$ 15 bilhões aos credores externos, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI)

DEPOIS DA VENEZUELA...

Marco Rubio será presidente de Cuba? As novas ambições de Trump para a ilha 

11 de janeiro de 2026 - 15:01

O secretário de Estado norte-americano nasceu na Flórida, mas é filho de imigrantes cubanos, e tem posições agressivas sobre o país caribenho

O último playboy?

Quem foi Philippe Junot, empresário que entrou para a história ao se casar com Carolina de Mônaco

9 de janeiro de 2026 - 11:57

Da Riviera Francesa ao Palácio de Mônaco, Philippe Junot ficou conhecido mundialmente por um casamento que marcou a história da realeza europeia

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar