🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

DIAS 34 E 35

Alemanha quer Europa ‘independente’ dos EUA — e os motivos do chanceler eleito vão além do apoio do governo Trump à extrema-direita alemã

Postura de Trump em relação à Europa parece ter sido a gota d’água para Friedrich Merz, o próximo chanceler alemão, mas não é só

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de fevereiro de 2025
10:51
Donald Trump; Friedrich Merz; EUA; Alemanha
Merz nem assumiu e já está rachado com Trump. - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou na noite de domingo (24) a vitória dos conservadores na Alemanha.

A coalizão formada pela CDU e pela CSU alcançou 28,6% da votação, ganhando assim o direito de formar um governo sob a liderança de Friedrich Merz.

No entanto, em comentários bombásticos feitos à televisão alemã, Merz criticou a postura de Trump, questionou o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e defendeu que a Europa busque a “independência” dos EUA.

Fiel ao próprio ego, Trump não citou Merz nem a coalizão CDU/CSU e reivindicou para si a maior parte dos louros da vitória do “partido conservador na Alemanha”.

Talvez porque Trump não estivesse necessariamente se referindo à coalizão vencedora.

A guinada dos alemães à direita fica mais evidente no resultado da AfD. O partido de extrema-direita ficou em segundo lugar, com 20,8% dos votos.

Trata-se do melhor desempenho proporcional de um partido de extrema-direita nas eleições nacionais alemãs desde a queda do regime nazista, há 80 anos.

Leia Também

Diante do passado sombrio, os conservadores tradicionais alemães costumam manter a máxima distância possível da AfD.

Tanto é assim que a CDU tentará reeditar uma coalizão com os social-democratas do SPD. É uma aliança difícil e que só foi executada com sucesso sob a liderança de Angela Merkel (CDU).

Enfraquecido, o SPD de Olaf Scholz acaba de obter o pior resultado de sua história nas urnas, com 16,4% da votação. No entanto, isso é suficiente para formar um governo com a CDU/CSU, que descarta associar-se à AfD.

O governo Trump e a extrema-direita alemã

Se os conservadores tradicionais alemães querem distância da AfD, o mesmo não se pode dizer de integrantes do alto escalão do governo Trump.

Durante a campanha na Alemanha, o vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, apoiou abertamente o partido. O bilionário Elon Musk foi além e discursou em uma convenção da AfD.

Depois das eleições de domingo, Alice Weidel, uma das principais expoentes da agremiação, afirmou que Musk entrou em contato para parabenizá-la pelo resultado.

  • Recentemente, Musk e o ideólogo de Trump, Steve Bannon, tornaram-se alvo de críticas por terem feito uma conhecida saudação nazista em público.

As declarações de Merz

De qualquer modo, a simpatia da Casa Branca em relação à AfD não é o único (nem o principal) motivo por trás de uma inesperada mudança de atitude de Merz em relação aos EUA.

O atual líder da CDU é conhecido como um atlanticista de quatro costados. Mas a postura de Donald Trump em relação à Europa neste início de mandato parece ter sido a gota d’água para que Merz mudasse de ideia.

“Nunca imaginei que fosse dizer uma coisa dessas em um programa de televisão, mas, depois das declarações feitas na semana passada por Donald Trump, está claro que o governo dele não se importa nem um pouco com o destino da Europa”, disse ele.

Mas Merz foi além: “Minha absoluta prioridade é fortalecer a Europa o mais rápido possível para que, passo a passo, nós possamos realmente nos tornarmos independentes dos Estados Unidos”.

Não bastasse isso, ele questionou o futuro da Otan e conclamou os líderes europeus a assumirem a responsabilidade conjunta pela defesa do continente.

Trump é uma ameaça à Europa?

Os comentários bombásticos de Merz foram feitos durante debate pós-eleitoral realizado no domingo.

Para melhor entendê-los, é necessário colocar uma questão histórica em perspectiva. Há séculos, a Europa Ocidental trata a Rússia como uma ameaça à segurança, para não dizer existencial.

Agora, Merz parece ver os EUA de Donald Trump da mesma maneira.

“Estamos sob uma pressão tão intensa de ambos os lados [EUA e Rússia] que minha prioridade absoluta agora é estabelecer uma unidade europeia”, disse o chanceler eleito.

Na semana passada, Trump chegou a mencionar a possibilidade de revogar as garantias de segurança transatlântica vigentes desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A mudança de postura do futuro líder da maior potência europeia coincide também com as negociações entre EUA e Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia.

No terceiro aniversário da invasão da Ucrânia por tropas russas, Trump sentou-se para negociar com Vladimir Putin e excluiu o ucraniano Volodymir Zelensky.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AMIGOS OU RIVAIS

Vão voltar às boas? A nova declaração de Elon Musk que pode mudar os rumos da briga pública com Donald Trump

11 de junho de 2025 - 18:54

Há quem diga que um deles pode retomar a amizade depois de declarar arrependimento das declarações recentes

AGORA VAI?

Trump anuncia conclusão de acordo entre EUA e China: ‘O relacionamento está excelente!’

11 de junho de 2025 - 10:56

Tarifas, no entanto, permanecem; veja o que disse o presidente americano na sua rede social, Truth Social

EM BUSCA DA TRÉGUA

Sem prazo para acabar, mas com estratégia sem precedentes: os bastidores das negociações entre EUA e China em Londres

9 de junho de 2025 - 14:56

As negociações entre os representantes dos dois países acontecem depois que Trump manteve uma longa conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping

EXPERIÊNCIA NOS RINGUES

Elon Musk que se cuide! No hall da fama da WWE: a saga de Donald Trump nos ringues

7 de junho de 2025 - 14:00

O bilionário sul-africano talvez não saiba, mas a briga que ele está puxando é com uma verdadeira lenda certificada dos ringues

LINHA DIRETA WASHINGTON-PEQUIM

Bastidores revelados: o que Trump e Xi conversaram por mais de uma hora em meio à guerra de tarifas

5 de junho de 2025 - 18:46

Após meses sem contato direto, presidentes da China e dos EUA conversam por telefone sobre comércio entre as duas potências — mas não foi só isso

MUSK VS. TRUMP - DIA 3

Presidente dos EUA quebra o silêncio e Musk dispara: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”

5 de junho de 2025 - 16:52

Briga entre Elon Musk e Donald Trump esquenta nesta quinta-feira (5); acusações envolvem subsídios para veículos elétricos, comando da Nasa e suposta “ingratidão” presidencial

CIRCULANDO, CIRCULANDO

A nova tacada de Milei para os argentinos tirarem o dólar debaixo do colchão

5 de junho de 2025 - 16:04

A grana guardada não é pouca: o Instituto Nacional de Estatística e Censo estima que US$ 246 bilhões estão fora do sistema bancário do país

KILL THE BILL

Em clima de guerra: Elon Musk se junta à oposição e intensifica ataques ao plano econômico de Donald Trump

4 de junho de 2025 - 19:22

Após deixar o governo, Musk amplia críticas ao pacote orçamentário de Trump; bilionário fala em “escravidão por dívidas” e confronta presidente dos Estados Unidos

DIVÓRCIO NA CASA BRANCA

‘Abominação repugnante’ — Elon Musk e Donald Trump, do ‘match’ político à lavação pública de roupa suja

3 de junho de 2025 - 16:33

Elon Musk detona projeto de Donald Trump menos de uma semana após deixar governo dos Estados Unidos

ALERTA PARA O TURISMO

Instabilidade no verão europeu: é seguro viajar para Itália, Turquia e Grécia após erupção do vulcão Etna e terremoto?

3 de junho de 2025 - 11:43

Fenômenos naturais atingiram alguns dos destinos mais populares para as férias de julho

AINDA É EXCEPCIONAL?

Por que o mercado erra ao apostar que Trump vai “amarelar”, segundo a Gavekal

2 de junho de 2025 - 16:55

Economista-chefe da consultoria avalia se o excepcionalismo norte-americano chegou ao fim e dá um conselho para os investidores neste momento

ANTES DAS NEGOCIAÇÕES

Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra — e tensão no Leste Europeu volta a subir

1 de junho de 2025 - 16:30

Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou 472 drones contra o território ucraniano

TENSÃO GEOPOLÍTICA

Trump dobra tarifas sobre aço e irrita aliados — UE ameaça retaliação, Canadá e Austrália reagem

1 de junho de 2025 - 15:15

A decisão norte-americana entra em vigor no dia 4 de junho e reacende as tensões com parceiros comerciais. Veja as reações

SEXTOU? NÃO NOS EUA

Trump encerra a semana com mais um anúncio polêmico: aumento das taxas sobre importações de aço de 25% para 50%

30 de maio de 2025 - 20:06

A afirmação foi feita durante um comício para trabalhadores da siderúrgica U.S. Steel em Pittsburgh, na Pensilvânia.

AS TARIFAS CONTINUAM

Casa Branca leva a melhor: justiça dos EUA suspende decisão que barrava tarifas de Trump; governo ganha tempo para reverter sentença

29 de maio de 2025 - 18:42

Corte de Apelações suspende liminar que derrubava tarifas impostas por Trump; ações são unificadas e prazo para novas manifestações jurídicas vai até 9 de junho

EXCEDEU A AUTORIDADE

Bolsas se animam com decisão de tribunal americano que barrou tarifas de Trump; governo já recorreu

29 de maio de 2025 - 10:04

Tribunal de Comércio Internacional suspendeu tarifas fixa de 10%, taxas elevadas e recíprocas e as relacionadas ao fentanil. Tarifas relacionadas a alumínio, aço e automóveis foram mantidas

EFEITO TRUMP

Na dúvida, fica como está: ata do Fed indica preocupação com as possíveis consequências das tarifas de Trump 

28 de maio de 2025 - 16:36

A decisão pela manutenção das taxas de juros passou pelo dilema entre derrubar a atividade econômica e o risco de aumento de inflação pelas tarifas

A MÃO QUE AFAGA…

“Estou decepcionado”: Elon Musk reclama de projeto de Trump sobre impostos e gastos nos EUA

28 de maio de 2025 - 15:38

O bilionário soltou o verbo em relação a um importante projeto de lei do presidente norte-americano, que pode dar fôlego à política de deportações

NEM SURPREENDE MAIS

Trump volta atrás de tarifa de 50% contra a UE; bolsas europeias recuperam fôlego com morde-assopra

26 de maio de 2025 - 10:42

Vale lembrar que, até então, as tarifas anunciadas para a UE incluíam apenas impostos de 20% sobre as importações do bloco

SEM 'LARGAR O OSSO'

A aposentadoria de Warren Buffett: ‘não vou ficar em casa vendo novela’, diz o megainvestidor 

25 de maio de 2025 - 13:58

Bilionário anunciou a saída do cargo de CEO no começo deste mês; em entrevista à jornal americano, ele falou mais sobre os planos futuros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar