🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

DIAS 34 E 35

Alemanha quer Europa ‘independente’ dos EUA — e os motivos do chanceler eleito vão além do apoio do governo Trump à extrema-direita alemã

Postura de Trump em relação à Europa parece ter sido a gota d’água para Friedrich Merz, o próximo chanceler alemão, mas não é só

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de fevereiro de 2025
10:51
Donald Trump; Friedrich Merz; EUA; Alemanha
Merz nem assumiu e já está rachado com Trump. - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou na noite de domingo (24) a vitória dos conservadores na Alemanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A coalizão formada pela CDU e pela CSU alcançou 28,6% da votação, ganhando assim o direito de formar um governo sob a liderança de Friedrich Merz.

No entanto, em comentários bombásticos feitos à televisão alemã, Merz criticou a postura de Trump, questionou o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e defendeu que a Europa busque a “independência” dos EUA.

Fiel ao próprio ego, Trump não citou Merz nem a coalizão CDU/CSU e reivindicou para si a maior parte dos louros da vitória do “partido conservador na Alemanha”.

Talvez porque Trump não estivesse necessariamente se referindo à coalizão vencedora.

A guinada dos alemães à direita fica mais evidente no resultado da AfD. O partido de extrema-direita ficou em segundo lugar, com 20,8% dos votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do melhor desempenho proporcional de um partido de extrema-direita nas eleições nacionais alemãs desde a queda do regime nazista, há 80 anos.

Leia Também

Diante do passado sombrio, os conservadores tradicionais alemães costumam manter a máxima distância possível da AfD.

Tanto é assim que a CDU tentará reeditar uma coalizão com os social-democratas do SPD. É uma aliança difícil e que só foi executada com sucesso sob a liderança de Angela Merkel (CDU).

Enfraquecido, o SPD de Olaf Scholz acaba de obter o pior resultado de sua história nas urnas, com 16,4% da votação. No entanto, isso é suficiente para formar um governo com a CDU/CSU, que descarta associar-se à AfD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo Trump e a extrema-direita alemã

Se os conservadores tradicionais alemães querem distância da AfD, o mesmo não se pode dizer de integrantes do alto escalão do governo Trump.

Durante a campanha na Alemanha, o vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, apoiou abertamente o partido. O bilionário Elon Musk foi além e discursou em uma convenção da AfD.

Depois das eleições de domingo, Alice Weidel, uma das principais expoentes da agremiação, afirmou que Musk entrou em contato para parabenizá-la pelo resultado.

  • Recentemente, Musk e o ideólogo de Trump, Steve Bannon, tornaram-se alvo de críticas por terem feito uma conhecida saudação nazista em público.

As declarações de Merz

De qualquer modo, a simpatia da Casa Branca em relação à AfD não é o único (nem o principal) motivo por trás de uma inesperada mudança de atitude de Merz em relação aos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atual líder da CDU é conhecido como um atlanticista de quatro costados. Mas a postura de Donald Trump em relação à Europa neste início de mandato parece ter sido a gota d’água para que Merz mudasse de ideia.

“Nunca imaginei que fosse dizer uma coisa dessas em um programa de televisão, mas, depois das declarações feitas na semana passada por Donald Trump, está claro que o governo dele não se importa nem um pouco com o destino da Europa”, disse ele.

Mas Merz foi além: “Minha absoluta prioridade é fortalecer a Europa o mais rápido possível para que, passo a passo, nós possamos realmente nos tornarmos independentes dos Estados Unidos”.

Não bastasse isso, ele questionou o futuro da Otan e conclamou os líderes europeus a assumirem a responsabilidade conjunta pela defesa do continente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump é uma ameaça à Europa?

Os comentários bombásticos de Merz foram feitos durante debate pós-eleitoral realizado no domingo.

Para melhor entendê-los, é necessário colocar uma questão histórica em perspectiva. Há séculos, a Europa Ocidental trata a Rússia como uma ameaça à segurança, para não dizer existencial.

Agora, Merz parece ver os EUA de Donald Trump da mesma maneira.

“Estamos sob uma pressão tão intensa de ambos os lados [EUA e Rússia] que minha prioridade absoluta agora é estabelecer uma unidade europeia”, disse o chanceler eleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, Trump chegou a mencionar a possibilidade de revogar as garantias de segurança transatlântica vigentes desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A mudança de postura do futuro líder da maior potência europeia coincide também com as negociações entre EUA e Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia.

No terceiro aniversário da invasão da Ucrânia por tropas russas, Trump sentou-se para negociar com Vladimir Putin e excluiu o ucraniano Volodymir Zelensky.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

É MUITO BILHÃO

Como o novo pacote de remuneração da Tesla coloca Elon Musk no caminho de se tornar o primeiro trilionário da história

5 de setembro de 2025 - 14:45

Com metas audaciosas e ações avaliadas em trilhões de reais, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode ampliar seu império e consolidar liderança em carros elétricos, robótica e inteligência artificial

CHIP CARO

Quanto vale um jantar com Trump? Para Zuckerberg, Cook e figurões do Vale do Silício pode custar bilhões de dólares

5 de setembro de 2025 - 13:40

Executivos das big techs estiveram reunidos na noite de quinta-feira (4) com o presidente norte-americano, que fez questão de reforçar o aviso: em breve o governo norte-americano taxará a importação de semicondutores

A PARADA DA CHINA

“O mundo deve escolher entre a paz e a guerra”, diz Xi Jinping em discurso aberto — mas um microfone capta o que ninguém deveria ter ouvido

3 de setembro de 2025 - 13:38

A quarta-feira (3) foi marcada por um dos maiores desfiles militares que a China já fez e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas Vladimir Putin e Kim Jong-un; enquanto a parada acontecia em Pequim, Trump usava as redes sociais para falar de conspiração

QUEM VAI VENCER?

O quarteto fantástico contra Trump: como Xi, Putin, Modi e Kim articulam o novo eixo que quer tirar os EUA do tabuleiro global

2 de setembro de 2025 - 15:01

Enquanto o republicano enaltece suas relações próximas com os presidentes de China, Rússia e Índia, eles se juntam ao líder norte-coreano para reforçar os planos de uma nova ordem mundial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar