Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DIA 95

E agora, Trump? A cutucada da China que pode reacender a guerra comercial

Em meio à sinalização do presidente norte-americano de que uma trégua está próxima, é Pequim que estica as cordas do conflito tarifário dessa vez

Guerra comercial entre EUA e China promovida por tarifaço de Donald Trump
Imagem: iStock

No futebol, o jogo só acaba quando termina e quando o assunto é a guerra comercial de Donald Trump, o ditado também vale. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de impor tarifas totais de 245% e receber em troca taxas de 125% da China, o governo norte-americano finalmente reconheceu que a guerra entre as duas maiores economias do mundo é insustentável.

O mercado comemorou os sinais de trégua à vista — ainda mais depois que Trump disse nesta quinta-feira (24) que as negociações com Pequim estavam em andamento. 

Sem fornecer detalhes, o republicano afirmou que realizou reuniões com a China na manhã de hoje, mas não se sabe quais representantes norte-americanos e chineses estiveram presentes. 

Muitos analistas entendem que a trégua é fundamental não só para EUA e China como para a economia global e boa parte deles considera que Pequim é a parte que sai perdendo mais nessa batalha. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não é o que pensa Xi Jinping

Leia Também

ASCENSÃO E QUEDA

Como o fundo de US$ 45 bilhões de um garoto prodígio de 24 anos virou pó em Wall Street nesta semana

SINAIS CIFRADOS

A mensagem por trás da decisão dos juros nos EUA que derrubou as bolsas lá fora e aqui

“Essa guerra tarifária foi lançada pelos EUA, e a posição da China sempre foi clara e consistente”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, nesta quinta-feira. 

“Se lutarmos, lutaremos até o fim; se conversarmos, a porta estará aberta. Qualquer diálogo ou negociação deve ser baseado na igualdade, no respeito e no benefício mútuo”, acrescentou. 

Apesar da sinalização de diálogo, a China se mostra pronta para a batalha. Enquanto o porta-voz da diplomacia chinesa dizia que as portas para as conversas estavam abertas, o porta-voz do Ministério do Comércio endurecia o tom, exigindo que Trump eliminasse completamente as tarifas unilaterais para a resolução das disputas comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, é a China quem estica a corda. Nos corredores de Zhongnanhai — a Casa Branca chinesa — circula a informação de que Xi aposta que Trump não vai aguentar muito tempo essa guerra comercial e vai acabar cedendo.

Se acontecer como no primeiro mandato de Trump, a guerra vai ser suspensa e ambos os lados declararão vitória. 

Mas se a a troca de tarifas voltar a pegar e outro ditado estiver correto — chora menos quem pode mais — as chances são grandes de todo mundo chorar junto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas notas de euro cédulas Europa 24 de julho de 2026 - 17:30
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 24 de julho de 2026 - 17:29
Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e ex-secretária do Tesouro dos EUA. 23 de julho de 2026 - 19:48
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação 23 de julho de 2026 - 19:11
23 de julho de 2026 - 10:59
Museu do Louvre Galeria de Apolo 22 de julho de 2026 - 14:26
Um gráfico de ações de fundo preto e linhas vermelhas traz o logo da Oracle no canto superior direito 21 de julho de 2026 - 14:30
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 20 de julho de 2026 - 18:10
Copa do Mundo soft power 20 de julho de 2026 - 14:27
taça copa do mundo 19 de julho de 2026 - 14:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar