China e Rússia contra Trump? O que Putin e Xi conversaram por 1h30 logo após a posse nos EUA
Os dois líderes conversaram nesta terça-feira (21) e o Kremlin deu algumas pistas dos assuntos que foram tratados; confira os detalhes

Menos de 24 horas depois da posse de Donald Trump como presidente dos EUA, os líderes de Rússia e China já estavam ao pé do ouvido. Em uma chamada que durou mais de uma hora e meia, Vladimir Putin e Xi Jinping discutiram possíveis abordagens em relação à nova Casa Branca.
Os bastidores dessa conversa dificilmente serão vazados, mas o Kremlin deu algumas pistas do que os presidentes dos países vistos por Trump como inimigos dos EUA conversaram.
Na chamada com Xi, Putin enfatizou que as relações Rússia-China se baseiam em interesses partilhados, igualdade e benefícios mútuos, observando que "não dependem de fatores políticos internos e do atual ambiente internacional".
"Apoiamos conjuntamente o desenvolvimento de uma ordem global multipolar mais justa e trabalhamos para garantir uma segurança indivisível na Eurásia e no mundo como um todo", disse Putin a Xi.
A declaração faz referência direta à nova ordem mundial proposta pela China e endossada pela Rússia. Há pelo menos dois anos, os dois líderes apresentavam ao mundo uma nova visão global, que favoreceria muito mais seus países e que não seria dominada pelo Ocidente.
Na ocasião, ambos divulgaram um comunicado conjunto de mais de 5 mil palavras na qual declaravam uma amizade sem limites e condenavam o posicionamento dos EUA e de aliados.
Leia Também
Peter Handke: o vencedor do Prêmio Nobel que reabriu a pior crise da Academia Sueca
Jensen Huang coloca US$ 150 bilhões na mesa: por que as ações da Nvidia ficaram irresistíveis para a própria Nvidia
"Os esforços conjuntos da Rússia e da China desempenham um importante papel estabilizador nos assuntos globais", acrescentou.
O que Xi disse a Putin sobre Trump
Xi também aproveitou a conversa com Putin para elogiar a estreita cooperação entre os dois países.
O líder chinês ainda reforçou a disponibilidade de trabalhar em conjunto com Putin para "levar as relações China-Rússia a um nível mais elevado, para lidar com a incerteza do ambiente externo" e para "salvaguardar a imparcialidade e a justiça internacionais".
Ele enfatizou que a Rússia e a China deveriam "continuar a aprofundar a cooperação estratégica, apoiar-se mutuamente e salvaguardar os interesses legítimos dos dois países".
Embora nenhum dos líderes tenha mencionado diretamente Trump nas declarações divulgadas oficialmente, o Kremlin disse que ambos abordaram possíveis contatos com a nova administração dos EUA.
Vale lembrar que o presidente chinês conversou por telefone na sexta-feira (17) com Trump e expressou esperança de laços positivos com os EUA.
ONDE INVESTIR EM 2025: Como buscar lucros em dólar com investimentos internacionais
Trump também fala da Rússia
Embora Trump tenha deixado a China de fora das pesadas tarifas prometidas pela campanha — o republicano sinalizou, até o momento, taxas de 25% sobre Canadá e México a partir de 1 de fevereiro — ele não esqueceu dos seus desafetos.
Trump mirou hoje em Moscou ao afirmar que Putin está "destruindo" a Rússia ao não fazer um acordo para encerrar a guerra com a Ucrânia.
Em declaração a repórteres, o novo chefe da Casa Branca disse que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sinalizou que quer fazer um acordo, mas que não sabe se Putin tem o mesmo desejo.
"Eu acho que a Rússia está em apuros. Você dá uma olhada na economia deles, você dá uma olhada na inflação deles. Eu me dei muito bem com [Putin], espero que ele queira fazer um acordo", acrescentou.
*Com informações da Associated Press
ADIARAM A BRIGA?
Amigos, amigos, negócios à parte: o que Trump e Xi acertaram (e o que ficou na gaveta) no 2º dia dos encontros
25 de setembro de 2026 - 17:27DIVERSIFICAÇÃO INTERNACIONAL
S&P 500 pode subir mais 15% mesmo com alta dos juros nos EUA; XP recomenda investir na bolsa norte-americana
25 de setembro de 2026 - 15:42TRÉGUA COM SORRISO AMARELO
Grande amizade, tarifas e até pandas: um resumo do encontro entre Trump e Xi na Casa Branca após uma década
24 de setembro de 2026 - 19:58BALANÇOU O MERCADO
O tremor que fez os títulos de dívida de 30 anos dos EUA romper recordes em décadas em chegar a 5,44%
24 de setembro de 2026 - 15:03CAOS AÉREO
Falha em GPS cancela 80 voos da Azul, afeta mais de 8 mil passageiros e provoca novos transtornos. As demais companhias operam normalmente?
23 de setembro de 2026 - 19:30ROLOU QUÍMICA?
O que você precisa saber sobre o discurso de Lula na ONU — e o que Trump disse também
22 de setembro de 2026 - 13:37O MELHOR ESTÁ POR VIR?
A maré virou para Mark Zuckerberg — Meta sobe quase 15% e analista diz: “agora a empresa tem uma história para contar”
21 de setembro de 2026 - 19:05EFEITO CASCATA
A realidade dos juros em 5% nos EUA: saiba o que acontece com sua carteira se a taxa disparar por lá
20 de setembro de 2026 - 16:45TODO MUNDO QUER SABER
O encontro Trump-Xi vai sair? O que o mercado espera da cúpula — e para onde você deveria estar olhando também
20 de setembro de 2026 - 10:03LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO
Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você
18 de setembro de 2026 - 18:00TEMPO REI
Warren Buffett deixa presidência do conselho da Berkshire: “o tempo sempre vence”; saiba quem assume
18 de setembro de 2026 - 11:50CONTRA A INFLAÇÃO
Fed eleva juros pela 1ª vez em 3 anos — e isso mexe diretamente com seus investimentos
16 de setembro de 2026 - 15:01TEM MÚSCULO
Bolsa americana aguenta juros mais altos; UBS GWM diz onde investir nesse cenário
15 de setembro de 2026 - 18:014X3
Enquanto Brasil debate a escala 6×1, esse país propõe jornada de 32 horas semanais impulsionada pela IA
15 de setembro de 2026 - 15:00PARA OS GATEIROS
País europeu oferece moradia e alimentação gratuitas para quem cuidar de gatos; mas tem um porém
14 de setembro de 2026 - 17:17DEU BOM DIA PARA A IA HOJE?
A IA vai dominar a humanidade: Sam Altman e Elon Musk se juntam ao rival da Anthropic em novo alerta; ações da Nvidia despencam
14 de setembro de 2026 - 14:10IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus