Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ESTÍMULOS OU COLAPSO

A batalha da China está longe do fim — e a primeira deflação em mais de um ano é um sinal disso

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China caiu 0,7% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, invertendo o aumento de 0,5% visto em janeiro

china juros
Imagem: Shutterstock

A primeira deflação da China em mais de um ano coloca em evidência o tamanho do desafio que o governo de Xi Jinping enfrenta para estimular a demanda interna ao mesmo tempo em que enfrenta uma guerra comercial com os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de preços ao consumidor (CPI) da China caiu 0,7% em fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado, invertendo o aumento de 0,5% visto em janeiro, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados neste domingo (9) no horário local. Pesquisa do Wall Street Journal com economistas projetava uma queda de 0,5%.

Os preços dos produtos alimentícios recuaram 3,3% em relação a fevereiro de 2024, e os de itens não alimentícios, -0,1%.

Na comparação com janeiro de 2025, o CPI recuou 0,2%. No acumulado do primeiro bimestre, o indicador caiu 0,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O índice de preços ao produtor (PPI) caiu 2,2% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2024, mais do que a baixa de 2,1% esperada pelo mercado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação a janeiro de 2025, o indicador recuou 0,1%. No acumulado do primeiro bimestre, o PPI baixou 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia Também

FIM DA FASE DE GRUPOS

Segunda fase da Copa do Mundo começa amanhã: veja onde assistir aos jogos que definem os últimos confrontos

LENHA NA FOGUEIRA?

Google investe mais de R$ 300 milhões para desenvolver ferramentas de IA para o cinema em meio a debate sobre o que pode e o que não pode

De quem é a culpa da desinflação na China?

Em parte, a queda nos preços na China se deve a uma base de comparação alta, já que, em 2024, o feriado de uma semana do Ano Novo Lunar caiu inteiramente em fevereiro.

Ainda assim, eles alertam que o recuo indica que, mesmo após uma recente mudança nos estímulos econômicos, as autoridades têm muito a fazer para convencer as cautelosas famílias chinesas a abrirem suas carteiras. 

Essa tarefa, ainda de acordo com os economistas, é essencial para manter funcionando uma economia afetada por tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As exportações, importante motor de crescimento para a economia de US$ 18 trilhões, já mostram sinais de oscilação: os embarques da China cresceram apenas 2,3% no primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano passado.

ONDE INVESTIR EM MARÇO: Ações, criptomoedas, pagadoras de dividendos, FIIs e BDRs para este mês

Uma nova rodada de estímulos vem aí?

Com as tarifas dos EUA entrando em vigor em fevereiro e março, muitos analistas preveem que o impacto será sentido com mais força nos próximos meses e a China pode ser forçada fazer uma nova rodada de estímulos.

A China precisa de um motor para alcançar a meta de crescimento de cerca de 5% neste ano — que, segundo economistas, pode ser desafiadora de ser alcançada, principalmente em meio ao consumo doméstico persistentemente fraco, uma disputa comercial com os EUA e a crise imobiliária que ainda não foi totalmente resolvida. 

Cálculos baseados em metas oficiais de déficit indicam uma perspectiva ainda mais sombria para os preços: se o governo não agir, a China caminho para a mais longa sequência de quedas de preços desde a década de 1960. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

China será o Japão da década de 1990?

Recentemente, um membro do alto escalão do governo chinês viu o copo meio cheio com relação aos preços mais baixos na China — e despertou a preocupação de economistas ao redor do mundo. 

Segundo esse funcionário do governo, os preços continuamente baixos elevariam os encargos da dívida e suprimiriam o investimento corporativo. 

O problema é que essa foi justamente a mesma armadilha que levou o Japão a ver um colapso dos ativos e viver anos de estagnação na década de 1990. 

*Com informações do Estadão Conteúdo e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 22 de junho de 2026 - 14:31
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
Imagem de um mapa da região do Estreito de Ormuz com barris de petróleo representando como a guerra do Oriente Médio está afetando os preços do petróleo 20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar