🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O PESO DA DÍVIDA

Raízen (RAIZ4) amarga downgrade: Fitch corta nota de crédito, e Safra reduz preço-alvo pela metade

A Fitch pretende revisar os ratings da companhia em até seis meses. Já o Safra ainda recomenda a compra das ações

Fachada da Raízen roxa e branca
Imagem: Divulgação

Nada é tão ruim que não possa piorar, e a Raízen (RAIZ4) vem sentindo na pele o quanto o ditado pode ser verdadeiro. Uma semana após divulgar sua prévia operacional do segundo trimestre da safra 2025/2026 (2T26), a empresa teve a sua nota de crédito global rebaixada pela Fitch Ratings, que reduziu de de “BBB” para “BBB-“, com observação negativa (“Rating Watch Negative”).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em anúncio feito na sexta-feira (24), a Fitch Ratings afirmou que o rebaixamento "reflete a deterioração da estrutura de capital da empresa devido ao aumento da dívida e ao fluxo de caixa operacional mais fraco do que o esperado para o ano fiscal de março de 2026".

Já em relação a nota de crédito nacional de longo prazo, a agência reafirmou o rating da companhia em “AAA(bra)”.

O que diz a Fitch Ratings sobre o rebaixamento?

Na avaliação da agência, sem grandes vendas de ativos ou injeções de capital, a alavancagem líquida da Raízen deve permanecer em torno de 4,0x por um período prolongado, "o que não é consistente com uma classificação 'BBB' e está acima de nossas expectativas anteriores", disse em documento.

Além disso, a Fitch indicou que redução do rating reflete os desafios da Raízen na execução de suas iniciativas de desalavancagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, os acionistas controladores da empresa estão discutindo uma potencial injeção de capital, possivelmente adicionando um terceiro acionista controlador. A Fitch afirmou que espera uma resolução no curto prazo para a questão.

Leia Também

COMBUSTÍVEIS

Mais caixa e dividendos no tanque: Santander divulga novo preço-alvo para Vibra (VBBR3) e Ultrapar (UGPA3), com potencial de alta de 27%

NA BERLINDA

“Sem saída fácil”: Braskem (BRKM5) despenca mais de 13% após UBS BB rebaixar ação e cortar preço-alvo em 74%

Por outro lado, a Raízen também vem buscando vendas de ativos, mas, na visão da agência, os recursos e a execução das transações permanecem incertos.

A Fitch pretende revisar os ratings da companhia em até seis meses, e reforçou que continuará monitorando os desenvolvimentos das iniciativas da Raízen.

A prévia operacional da Raízen

A Raízen até tentou adoçar o mercado com a sua prévia operacional do segundo trimestre da safra 2025/2026 (2T26), que teve como destaque positivo a alta na moagem e maior produção de açúcar. A moagem de cana atingiu 35,1 milhões de toneladas, aumento em relação ao período anterior, quando alcançou 32,9 milhões. O resultado da companhia foi favorecida pelo clima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, no acumulado da safra, houve queda para 59,6 milhões de toneladas, impactada por fatores climáticos, queimadas, geadas e pela venda de parte da cana após a desmobilização da Usina Santa Elisa.

Já produção de açúcar subiu para 4,78 milhões de toneladas, com mix de 56% açúcar e 44% etanol.

Embora as vendas de etanol recuaram para 817 mil metros cúbicos, a produção de etanol de segunda geração (E2G) cresceu para 42,9 mil metros cúbicos, impulsionada pelas plantas Univalem, Barra e Bonfim.

Na bioenergia, a cogeração foi de 755 mil MWh, afetada pela menor disponibilidade de biomassa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em distribuição de combustíveis, o volume no Brasil ficou entre 7,4 e 7,5 milhões de metros cúbicos, alta sobre os 7,0 milhões do 2T24/25, com avanço nas ações contra o mercado ilegal.

Na Argentina, as vendas subiram para entre 1,75 e 1,8 milhão de metros cúbicos, acompanhando o plano operacional e uma parada programada para ganho de eficiência.

Não só a Fitch Ratings: Safra sobre a prévia da Raízen

Após a divulgação do resultado, a Raízen também ganhou um outra baixa, mas desta vez do Safra. Os analistas do banco rebaixaram o preço-alvo para as ações de R$ 2,90 para R$ 1,40.

Segundo relatório, a prévia mostrou volumes de vendas de açúcar e etanol abaixo das estimativas do Safra. "Os dados indicam resultados mistos, com um desempenho fraco na divisão de Etanol, Açúcar e Bioenergia (ESB) sendo parcialmente compensado por bons números no segmento de distribuição de combustíveis no Brasil".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após revisão sobre capacidade de moagem, margens no segmento de distribuição de combustíveis e capex, o Safra reduziu o preço-alvo, porém manteve a recomendação outpeform, que equivale à compra.

Vale lembrar que, no dia 14 de novembro, a Raízen divulgará seu balanço do 2T26.

*Com informações do MoneyTimes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
11 de setembro de 2026 - 11:40
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar