O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ambev vai adquirir participação em subsidiárias da Neoenergia para garantir autoprodução de 55 MWm de energia eólica sustentável até 2033

A Neoenergia (NEOE3) anunciou na sexta-feira (18) que fechou uma parceria estratégica com a Ambev (ABEV3) para a autoprodução de energia eólica.
O acordo, firmado por meio da subsidiária Neoenergia Renováveis, envolve dois contratos entre as companhias.
Um Contrato de Compra e Venda de Ações (CCVA), por meio do qual a Ambev deve adquirir participações minoritárias de 5,73% em três empresas de energia renovável subsidiárias da Neoenergia Renováveis.
São elas: Oitis 3, Oitis 5 e Oitis 7, coletivamente chamadas de SPEs.
O segundo termo é um Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (PPA). Este acordo garante o fornecimento de energia elétrica para a Ambev, gerada pelas SPEs adquiridas.
A parceria de Neoenergia com Ambev será para uma autoprodução de energia por equiparação, utilizando fonte eólica.
Leia Também
Neste modelo de acordo, a Ambev se torna sócia das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) da Neoenergia, e pode participar dos resultados das usinas. Assim, reduzirá seus custos com energia.
A energia será gerada a partir das SPEs, que fazem parte do Complexo Eólico de Oitis da Neoenergia. Este complexo está localizado nos estados do Piauí e da Bahia e possui uma capacidade instalada total de 566,5 MW.
Com a conclusão da operação, 55 MWm (megawatts médios) da energia gerada serão destinados à Ambev até o ano de 2033.
É importante notar que a parceria já recebeu a aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 29 de maio de 2025, e a decisão transitou em julgado em 18 de junho de 2025.
Entretanto, a finalização completa da operação ainda depende de outras condições usuais para transações deste tipo, segundo o comunicado da Neoenergia.
RESPIRO PASSAGEIRO
RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL
INVESTIMENTO NOS ARES
ANOTE NA AGENDA
ESQUENTA DOS BALANÇOS
ALÍVIO COM DATA PARA ACABAR
ALERTA DE RENDA
Conteúdo BTG Pactual
AVENIDA DE CRESCIMENTO
Empresas
Conteúdo Empiricus
ENTREVISTA COM CFO
DIVIDENDOS E JCP
Apple
SOB NOVA DIREÇÃO?
APÓS TOMBO DAS AÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS
ALÍVIO À VISTA?
Conteúdo Empiricus
EM BUSCA DA CRISE
ATENÇÃO, ACIONISTA!