O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Após anos focada na recuperação do negócio, uma das maiores resseguradoras do país decidiu avançar nos planos de expansão

Depois de anos concentrado em reconstruir o balanço, reduzir riscos e recuperar a confiança do mercado, o IRB Re (IRBR3) decidiu voltar a olhar para o crescimento. Uma das maiores resseguradoras do país anunciou nesta terça-feira (2) a entrada direta no mercado de seguros.
Na prática, a companhia quer deixar de atuar apenas nos bastidores do setor — assumindo parte dos riscos das seguradoras — para também disputar espaço na ponta da cadeia, mais próxima dos clientes e da geração de receitas.
O plano prevê a criação de duas novas seguradoras, uma voltada para seguros corporativos e outra focada nos segmentos de vida e previdência privada.
A iniciativa marca um novo capítulo para uma companhia que, nos últimos anos, esteve associada principalmente ao longo processo de turnaround iniciado após a crise que abalou o grupo.
Agora, com os principais ajustes concluídos e uma situação operacional mais estável, o IRB busca abrir novas avenidas de crescimento.
Para colocar a estratégia em prática, a holding constituiu duas novas empresas:
Leia Também
As duas operações já receberam autorização prévia da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Restam apenas as etapas finais de homologação para o início efetivo das atividades.
Historicamente, o IRB atuou em uma camada pouco visível para o consumidor final. Seu papel sempre foi o de ressegurador — uma espécie de "seguro das seguradoras".
Quando uma seguradora assumia riscos considerados elevados demais para permanecer integralmente em seu balanço, parte dessa exposição era transferida para o IRB.
Com a criação das novas companhias, a empresa passa a atuar também diretamente na originação dos negócios.
Segundo a administração, a estratégia aproxima o IRB de um modelo adotado por grandes grupos internacionais, que combinam operações de seguro e resseguro dentro da mesma estrutura para ampliar receitas, otimizar o uso de capital e capturar sinergias.
De acordo com o IRB, o objetivo da expansão é diversificar fontes de receita sem alterar a natureza de seu negócio principal.
"A constituição das novas seguradoras faz parte da estratégia de diversificação e de expansão da atuação da companhia, sem interferir na condução de seu negócio original", afirmou, em comunicado.
Isso significa que a empresa busca reduzir sua dependência exclusiva do resseguro e ampliar sua presença em mercados com potencial de crescimento relevante nos próximos anos.
A nova incursão do IRB no mercado de seguros reforça uma percepção que começou a ganhar força no mercado após os resultados mais recentes: a de que o foco deixou de ser só a recuperação operacional e passou a incluir novas frentes de crescimento.
No primeiro trimestre de 2026, o IRB registrou lucro líquido de R$ 101,6 milhões, resultado 14,8% inferior ao observado no mesmo período do ano anterior.
Apesar da queda, a leitura predominante entre analistas foi de que o desempenho refletiu principalmente fatores não recorrentes, especialmente efeitos tributários e um resultado financeiro menos favorecido pela variação cambial em comparação com períodos anteriores.
Já os indicadores diretamente ligados à operação continuaram mostrando evolução.
O destaque ficou para o resultado de subscrição — considerado o coração do negócio de uma resseguradora — que somou R$ 180 milhões, alta de 74,5% na comparação anual.
Outro indicador acompanhado de perto pelo mercado foi o índice de sinistralidade, que recuou para 58%, uma melhora de 8,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. No mercado brasileiro, o índice ficou em apenas 35%.
APOSTA NOS FUNDAMENTOS
VACAS MAGRAS
ROXO VIROU VERMELHO
O MERCADO NÃO GOSTOU?
SIDERURGIA E MINERAÇÃO
SEM TRÉGUA
CRISE DO AGRONEGÓCIO
FALECIMENTO
BILHÕES EM JOGO
O PRÓXIMO PASSO
ALERTA NOS EUA
TRÉGUA OU PAZ ARMADA?
FLEXIBILIZAÇÃO
ULTIMATO ADIADO
EFEITO PETRÓLEO
HORA DE COMPRAR?
CLIENTES DE PESO
PROGRAMA DE PONTOS
ALÔ, ACIONISTA