🔴 TOUROS E URSOS: A AÇÃO QUE QUASE DOBROU E FOI UM TOURO EM 2025 – ASSISTA AGORA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

EVENTO EXCLUSIVO

É hoje! Onde Investir no Segundo Semestre traz a visão de grandes nomes do mercado para a bolsa, dólar, dividendos e bitcoin; veja como participar

Organizado pelo Seu Dinheiro, o evento totalmente online e gratuito, traz grandes nomes do mercado para falar de ações, criptomoedas, FIIs, renda fixa, investimentos no exterior e outros temas que mexem com o seu bolso

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
1 de julho de 2025
11:00 - atualizado às 13:54
Participantes do Onde Investir no Segundo Semestre, evento do Seu Dinheiro em parceria com o Money Times
Onde Investir no Segundo Semestre, evento do Seu Dinheiro em parceria com o Money Times - Imagem: Divulgação/Montagem

A Selic em 15% ao ano turbinou a super renda fixa no Brasil e, ainda assim, o Ibovespa acumula valorização de dois dígitos em 2025. Correndo por fora, os ativos digitais liderados pelo bitcoin (BTC) também chamaram atenção até aqui no ano. Mas os ganhos passados não garantem os ganhos futuros. Pensando  nisso, o Seu Dinheiro reuniu grandes nomes do mercado no evento Onde Investir no Segundo Semestre de 2025, que começa nesta terça-feira (1). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da situação fiscal do Brasil, as eleições de 2026, o ciclo de corte de juros e, claro, os mandos e desmandos de Donald Trump na Casa Branca estão no radar dos investidores.

De olho nisso, grandes nomes de diferentes áreas do mercado — incluindo dois ex-diretores do Banco Central — compartilham suas projeções para a segunda metade do ano.

Apresentado por jornalistas do Seu Dinheiro e Money Times, os painéis apontam alternativas aqui e lá fora para quem busca diversificação e rentabilidade, além de darem o caminho das pedras para minimizar os riscos — que não são poucos — na hora de investir.  

A série de programas Onde Investir no segundo semestre, que começa hoje (1) e vai até quarta-feira (4), é totalmente online e gratuita. Você pode se inscrever aqui e conferir o evento na página do YouTube do Seu Dinheiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um spoiler dos melhores insights sobre investimentos

O segundo semestre de 2025 traz um mix de oportunidades e desafios para os investidores. A taxa de juros elevada e as expectativas de desaceleração econômica exigem uma alocação estratégica e diversificada. 

Leia Também

Ações de empresas sólidas, fundos imobiliários em recuperação e instrumentos de renda fixa continuam sendo apostas confiáveis — embora não as únicas — mas cada classe de ativo requer uma avaliação detalhada do risco e do potencial de retorno.

Lucas Stella, especialista do Santander Asset, aponta algumas ações que se destacam no contexto atual. Empresas sólidas e com bom histórico de governança continuam sendo uma estratégia relevante. 

No painel sobre ações do Onde Investir no segundo semestre, ele destaca que, no ambiente de juros elevados, alguns papéis de setores mais resilientes, como utilities e bancos, podem apresentar boas oportunidades. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas alerta: a escolha deve ser estratégica, focando em empresas com bom fluxo de caixa e potencial de crescimento sustentável, especialmente em um ambiente de inflação controlada e de taxa de juros elevada.

Apesar de a Selic estar no nível mais alto em décadas, a expectativa de queda a partir de 2026 pode gerar um ambiente favorável para ativos de renda fixa e fundos de crédito privado

Nesse ambiente, João Piccioni, CIO da Empiricus Asset, sugere que os investidores também considerem a alocação em instrumentos com maior liquidez e rentabilidade, especialmente à medida que a política monetária começa a se ajustar.

No painel sobre macroeconomia, ele conta que o maior risco no segundo semestre será a inflação fora de controle — que pode impactar o poder de compra dos consumidores e, consequentemente, os resultados de empresas do varejo e consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas se o seu interesse é saber como ficam os dividendos nesse cenário, o Onde Investir traz um painel exclusivo sobre o assunto. 

Nele, Bruno Henriques, do BTG Pactual, e Ruy Hungria, da Empiricus Research, chamam atenção para o “novo normal” na distribuição de proventos da Petrobras (PETR4) e também citam dois outros nomes menos óbvios e muito atraentes quando o assunto é dividendo. 

Na renda fixa, Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do Banco Central, diz que mesmo com a expectativa de uma eventual redução dos juros em 2026, o segundo semestre de 2025 deve manter os investimentos no segmento bastante atraentes.

As opções de Tesouro Direto e CDBs com rentabilidade atrelada à Selic são recomendadas para quem busca segurança. Le Grazie também destaca os fundos de crédito privado, que, apesar de oferecerem maior risco, têm apresentado retornos interessantes frente ao atual cenário de juros elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como acompanhar o Onde Investir no segundo semestre

As inscrições para acompanhar o Onde Investir no segundo semestre são totalmente gratuitas e podem ser feitas aqui

Além do painel sobre ações, cenário macroeconômico, dividendos e renda fixa, outros acontecerão entre os dias 1 e 4 de julho, abordando temas como: 

  • Investimentos no exterior;
  • Criptomoedas;
  • Alocação;
  • Fundos imobiliários.

Para debater essas pautas, o evento completo trará grandes especialistas do mercado brasileiro, com nomes como:

  • Bruno Henriques, do BTG Pactual;
  • Caio Araujo, da Empiricus Research;
  • Gabriel Barbosa, da TRX Investimentos;
  • João Piccioni, da Empiricus Asset;
  • Mariana Dreux, da Itaú Asset;
  • Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BC e sócio da Panamby Capital;
  • Rodrigo Azevedo, sócio-fundador da Ibiuna Investimentos e ex-diretor do Banco Central; 
  • Ruy Hungria, da Empiricus Research;
  • Theodoro Fleury, da QR Asset Management.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE BOTAR A MÃO NA MASSA?

Pão de Açúcar (PCAR3) tem novo CEO depois de meses com cargo ‘vago’. Ele vai lidar com o elefante na sala?

5 de janeiro de 2026 - 11:15

Alexandre Santoro assume o comando do Grupo Pão de Açúcar em meio à disputa por controle e a uma dívida de R$ 2,7 bilhões

AÇÃO DO MÊS

Nem banco, nem elétrica: ação favorita para janeiro de 2026 vem do canteiro de obras e está sendo negociada com desconto

5 de janeiro de 2026 - 6:03

Com um desconto de 27,18% no último mês, a construtora recebeu três recomendações entre os nove bancos e corretoras consultados pelo Seu Dinheiro

QUEDA FORTE NA BOLSA

Ação da Azul (AZUL54) em queda livre: por que os papéis estão sendo dizimados na bolsa, com perdas de 50% só hoje (2)?

2 de janeiro de 2026 - 17:31

Papéis derretem na bolsa após o mercado precificar os efeitos do Chapter 11 nos EUA, que envolve conversão de dívidas em ações, emissão massiva de novos papéis, fim das preferenciais e forte diluição para os atuais acionistas

R$ 1,2 BILHÃO

Dasa (DASA3): vender ativos por metade do preço pago foi um bom negócio? Analistas respondem

2 de janeiro de 2026 - 15:19

Papéis chegaram a disparar com a venda de ativos, mas perderam força ao longo do dia; bancos avaliam que o negócio reduz dívida, ainda que com desconto relevante

COMEÇOU MAL

Minerva (BEEF3) e MBRF (MBRF3) caem forte com tarifas da China sobre a carne bovina brasileira

2 de janeiro de 2026 - 14:47

País asiático impôs uma tarifa de 55% às importações que excederem a cota do Brasil, de 1,1 milhão de toneladas

RETROSPECTIVA DO IFIX

FIIs de galpões logísticos foram os campeões de 2025; confira o ranking dos melhores e piores fundos imobiliários do ano

2 de janeiro de 2026 - 6:03

Entre os destaques positivos do IFIX, os FIIs do segmento de galpões logísticos vêm sendo beneficiados pela alta demanda das empresas de varejo

MENOS DINHEIRO NO BOLSO

Petrobras (PETR4): por que ação fechou o ano no vermelho com o pior desempenho anual desde 2020

31 de dezembro de 2025 - 17:27

Não foi só o petróleo mais barato que pesou no humor do mercado: a expectativa em torno do novo plano estratégico, divulgado em novembro, e dividendos menos generosos pesaram nos papéis

VEJA A LISTA COMPLETA

As maiores quedas do Ibovespa em 2025: o que deu errado com Raízen (RAIZ4), Hapvida (HAPV3) e Natura (NATU3)?

31 de dezembro de 2025 - 7:30

Entre balanços frustrantes e um cenário econômico hostil, essas companhias concentraram as maiores quedas do principal índice da bolsa brasileira

ACABOU O RALI?

Ouro recua quase 5% e prata tomba quase 9% nesta segunda (29); entenda o que aconteceu com os metais preciosos

29 de dezembro de 2025 - 18:07

Ouro acumula alta de 66% em 2025, enquanto a prata avançou cerca de 145% no ano

RESUMO DOS MERCADOS

Na reta final de 2025, Ibovespa garante ganho de 1,5% na semana e dólar acompanha 

27 de dezembro de 2025 - 9:15

A liquidez reduzida marcou as negociações na semana do Natal, mas a Selic e o cenário eleitoral, além da questão fiscal, continuam ditando o ritmo do mercado brasileiro

A MIGRAÇÃO COMEÇOU?

Apetite por risco atinge o maior nível desde 2024, e investidores começam a trocar a renda fixa pela bolsa, diz XP

26 de dezembro de 2025 - 15:05

Levantamento com assessores mostra melhora no sentimento em relação às ações, com aumento na intenção de investir em bolsa e na alocação real

ÍNDICE RENOVADO

Perto da privatização, Copasa (CSMG3) fará parte do Ibovespa a partir de janeiro, enquanto outra ação dá adeus ao índice principal

26 de dezembro de 2025 - 9:55

Terceira prévia mostra que o índice da B3 começará o ano com 82 ativos, de 79 empresas, e com mudanças no “top 5”; saiba mais

CENÁRIOS ALTERNATIVOS

3 surpresas que podem mexer com os mercados em 2026, segundo o Morgan Stanley

25 de dezembro de 2025 - 14:00

O banco projeta alta de 13% do S&P 500 no próximo ano, sustentada por lucros fortes e recuperação gradual da economia dos EUA. Ainda assim, riscos seguem no radar

TOUROS E URSOS #253

Ursos de 2025: Banco Master, Bolsonaro, Oi (OIBR3) e dólar… veja quem esteve em baixa neste ano na visão do Seu Dinheiro

24 de dezembro de 2025 - 8:00

Retrospectiva especial do podcast Touros e Ursos revela quem terminou 2025 em baixa no mercado, na política e nos investimentos; confira

AINDA MAIS PRECIOSOS

Os recordes voltaram: ouro é negociado acima de US$ 4.450 e prata sobe a US$ 69 pela 1ª vez na história. O que mexe com os metais?

22 de dezembro de 2025 - 12:48

No acumulado do ano, a valorização do ouro se aproxima de 70%, enquanto a alta prata está em 128%

BOMBOU NO SD

LCIs e LCAs com juros mensais, 11 ações para dividendos em 2026 e mais: as mais lidas do Seu Dinheiro

21 de dezembro de 2025 - 17:10

Renda pingando na conta, dividendos no radar e até metas para correr mais: veja os assuntos que dominaram a atenção dos leitores do Seu Dinheiro nesta semana

B DE BILHÃO

R$ 40 bilhões em dividendos, JCP e bonificação: mais de 20 empresas anunciaram pagamentos na semana; veja a lista

21 de dezembro de 2025 - 16:01

Com receio da nova tributação de dividendos, empresas aceleraram anúncios de proventos e colocaram mais de R$ 40 bilhões na mesa em poucos dias

APÓS UMA DECISÃO JUDICIAL

Musk vira primeira pessoa na história a valer US$ 700 bilhões — e esse nem foi o único recorde de fortuna que ele bateu na semana

21 de dezembro de 2025 - 11:30

O patrimônio do presidente da Tesla atingiu os US$ 700 bilhões depois de uma decisão da Suprema Corte de Delaware reestabelecer um pacote de remuneração de US$ 56 bilhões ao executivo

DESTAQUES DA SEMANA

Maiores quedas e altas do Ibovespa na semana: com cenário eleitoral e Copom ‘jogando contra’, índice caiu 1,4%; confira os destaques

20 de dezembro de 2025 - 16:34

Com Copom firme e incertezas políticas no horizonte, investidores reduziram risco e pressionaram o Ibovespa; Brava (BRAV3) é maior alta, enquanto Direcional (DIRR3) lidera perdas

OS MAIORES DO ANO

Nem o ‘Pacman de FIIs’, nem o faminto TRXF11, o fundo imobiliário que mais cresceu em 2025 foi outro gigante do mercado; confira o ranking

19 de dezembro de 2025 - 14:28

Na pesquisa, que foi realizada com base em dados patrimoniais divulgados pelos FIIs, o fundo vencedor é um dos maiores nomes do segmento de papel

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar