Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
TAXANDO 'SEM DÓ'

Trump já sabe o que vai fazer primeiro quando entrar na Casa Branca: aumentar impostos para os três maiores parceiros comerciais; entenda

A proposta do presidente eleito foi divulgada na rede Truth Social

O presidente dos EUA, Donald Trump, parado em frente a um púlpito
O presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: Shealah Craighead/Casa Branca

Donald Trump já sabe a primeira coisa que vai fazer ao entrar no Salão Oval da Casa Branca: aumentar a taxação para a China. O “plano de governo”, anunciado na plataforma Truth Social (o “Twitter” criado pelo republicano), é de aumentar em 10% os impostos para  produtos chineses importados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E não só o país asiático será afetado, de acordo com o post do novo presidente dos Estados Unidos. 

Ao assumir novamente o controle da maior economia do mundo, no dia 20 de janeiro, Trump também quer impor tarifas de 25% para produtos importados do México e do Canadá, acabando com o tratado regional de livre comércio.

O que está por trás dessas taxações? 

A ideia de aumentar os impostos para importações não é exatamente nova. 

Durante a campanha presidencial, Trump já tinha prometido colocar uma taxa de 60% nos itens vindos da China. Esta medida teria como objetivo fortalecer o mercado americano contra a invasão de produtos chineses no território estadunidense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, em post na rede social, o presidente culpou o tráfico de drogas, que, “estão entrando nos EUA, principalmente através do México, em níveis nunca antes vistos.”

Leia Também

RESERVAS INTERNACIONAIS

Ouro dá rasteira nos títulos mais seguros do mundo. Vitória do metal ou efeito do preço?

RINHA DE ESTÁTUAS

Cristo Redentor x Estátua da Liberdade: vídeo feito com IA transforma cartões-postais em rivais

Ele mencionou preocupação maior com a entrada do Fentanyl, opioide responsável por epidemia de vícios e mortes por overdose no país. 

O republicano justificou a tarifa adicional de 10% para o gigante asiático afirmando que "representantes da China disseram que instituiriam a pena máxima, a de morte, para qualquer traficante de drogas pego fazendo isso, mas, infelizmente, eles nunca cumpriram a promessa.”

Por outro lado, Lin Pengyu, porta-voz da embaixada chinesa, declarou, no X, que ninguém sairia vencedor de uma guerra comercial ou tarifária, e que a bilateralidade econômica é “mutuamente benéfica”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pengyu ainda afirmou que os dois países já estavam cooperando em políticas antidrogas desde que o presidente Xi Jinping e o presidente Joe Biden se encontraram em novembro do ano passado. 

Vale lembrar que o México, o Canadá e a China são, respectivamente, os maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, de acordo com dados de setembro. 

Canadá reage aos planos de Trump

Em entrevista à imprensa canadense, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que conversou com o presidente Trump pelo telefone sobre os desafios e as conexões dos dois países, após o anúncio informal das novas taxações para 2025. 

“Foi uma boa conversa [...] Sabemos que esse é um relacionamento que exige um certo esforço, e é isso que faremos”, declarou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele reforçou a importância de deixar diferenças partidárias de lado e diz que pretende fazer uma reunião com premiês de Ontário e Quebec, Douglas Ford e François Legault, para “discutir os Estados Unidos.”

* Com informações da CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
arroz 25 de maio de 2026 - 15:52
Casa Branca 24 de maio de 2026 - 9:28

ATENTADO NOS EUA

O que se sabe sobre o tiroteio na Casa Branca

24 de maio de 2026 - 9:28
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 20 de maio de 2026 - 18:56
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 15 de maio de 2026 - 14:15
14 de maio de 2026 - 17:00
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar