🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

ELEIÇÕES NOS EUA

Não deu para Biden: presidente dos EUA cede à pressão e desiste da reeleição — saiba o que acontece daqui para frente 

No que depender de Biden, sua vice Kamala Harris deve ser o nome do partido para enfrentar Donald Trump nas urnas em 5 de novembro; Trump se manifesta sobre a desistência

Carolina Gama
21 de julho de 2024
15:44 - atualizado às 16:49
Joe Biden Kamala Harris eleições EUA
Joe Biden ao lado de Kamala Harris - Imagem: Casa Branca

Para muitos era questão de tempo. A pressão para que Joe Biden se retirasse da corrida presidencial era tamanha que quando Barack Obama colocou em dúvida as chances de os democratas vencerem a eleição de novembro, especialistas diziam que a desistência estava se tornando uma certeza. Neste domingo (21), o chefe da Casa Branca anunciou que estava abrindo mão da reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pergunta que muitos se fazem agora é: o que acontece com a campanha? No que depender de Biden, sua vice Kamala Harris deve ser o nome do partido para enfrentar Donald Trump nas urnas. 

“Meus colegas democratas, decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como presidente durante o resto do meu mandato”, disse Biden. 

“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, acrescentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump não perde tempo e fala de Biden

Não demorou muito para que Trump se manifestasse. Em uma breve entrevista por telefone à NBC News, o republicano chamou Biden  “de o pior presidente da história dos EUA”.

Quando questionado se ficou surpreso com a decisão do democrata, Trump disse que Biden “nunca deveria ter estado lá em primeiro lugar”.

“Ele deveria ter ficado em seu porão”, disse Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo depois, o republicano usou sua rede social, a Truth Social, para comentar mais sobre a retirada de Biden da corrida à Casa Branca — e, no melhor estilo Trump de ser, soltou o verbo: 

“O corrupto Joe Biden não estava apto para concorrer à presidência e certamente não está apto para servir — e nunca esteve! Ele só alcançou o cargo de presidente por meio de mentiras, fake news, e não saindo de seu porão. Todos aqueles ao seu redor, incluindo o seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não era”, disse Trump. 

“E agora, veja o que ele fez ao nosso país, com milhões de pessoas atravessando a nossa fronteira, totalmente sem controle, muitos provenientes de prisões, instituições psiquiátricas e um número recorde de terroristas. Sofreremos muito por causa da sua presidência, mas remediaremos muito rapidamente os danos que ele causou. FAÇA A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!”, continuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem vai substituir Biden?

O próximo candidato terá a missão de concorrer contra a chapa republicana de Trump e do senador JD Vance, conquistar doadores, delegados e outros aliados que foram leais a Biden — tudo isto ao mesmo tempo em que convence os eleitores do próprio valor para o cargo mais alto da maior economia do mundo. 

Um número cada vez maior de democratas proeminentes deixou claro nas últimas semanas que preferem a tarefa difícil de apoiar um novo nome do que manter Biden como candidato.

Até o momento, no entanto, não está claro se outros democratas desafiariam Harris pela nomeação do partido ou se o próprio partido escolherá abrir o campo para indicações.

Biden passou os últimos meses acumulando quase 4.000 delegados democratas ao vencer as eleições primárias do Partido Democrata. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os delegados podem votar de acordo com a própria consciência, o que significa que podem transferir o seu voto para outra pessoa. Mas a tradição é de escolherem quem tem o maior número de delegados para ser o candidato oficial do partido na Convenção Nacional Democrata — que, desta vez, está marcada para acontecer de 19 a 22 de agosto.

Agora, com a desistência, Biden efetivamente libera seus delegados, potencialmente desencadeando uma competição entre outros democratas para se tornar o candidato.

Antes da desistência anunciada hoje, alguns democratas influentes chegaram a apresentar alternativas além de Harris, incluindo membros populares do gabinete e governadores democratas como Gavin Newsom, da Califórnia; Gretchen Whitmer, do Michigan; e Josh Shapiro, da Pensilvânia.

Veja também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sai Biden, entra Harris?

Se for nomeada a candidata do partido, Harris assumirá o controle do dinheiro arrecadado — US$ 91 milhões (R$ 505,3 milhões), de acordo com dados do final de maio — e herda a infraestrutura de campanha de Biden. 

Ela também tem o maior reconhecimento de nome entre todas as alternativas e a maior votação entre os democratas que poderiam ser seriamente considerados candidatos, de acordo com as fontes.

Em uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada no início do mês, Harris estava um ponto percentual atrás de Trump, com 42% a 43%, uma diferença dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais da pesquisa, um resultado estatisticamente tão forte quanto o de Biden.

Além disso, o deputado Jim Clyburn — que foi fundamental para a vitória de Biden em 2020 — já havia dito em entrevista à MSNBC que apoiaria Harris para ser a candidata democrata se Biden se afastasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Harris ainda tem outro ponto forte: vários estrategistas democratas acreditam, por exemplo, que trocar a primeira vice-presidente preta por outro candidato levaria a uma reação negativa dos eleitores pretos e das mulheres, que são fundamentais para qualquer vitória democrata. 

Harris: ventos contrários e alvo nas costas

Harris, no entanto, ainda enfrenta ventos contrários. Alguns democratas influentes têm pouca fé de que ela possa derrotar Trump. 

Ainda no ano passado, muitos dentro da Casa Branca e da campanha de Biden temiam, em particular, que ela fosse um risco para a campanha.

Os índices de aprovação de Harris oscilam abaixo dos 40%, de acordo com pesquisas recentes, embora ela e Biden tenham probabilidades semelhantes de derrotar Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vice-presidente também tem sido alvo consistente dos meios de comunicação republicanos e conservadores em ataques que muitos aliados consideram sexistas e racistas.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Biden: pressão, covid e desistência

Biden começou a perder apoio de seu próprio partido e aliados após seu desempenho catastrófico no debate contra Trump no final de junho.

Embora seja apenas três anos mais velho que Trump — Biden tem 81 anos e Trump tem 79 —  tanto na substância como na aparência, o democrata contrastava fortemente com o republicano, que soava o mesmo dos últimos anos.

O debate desencadeou instantaneamente uma crise entre os democratas. Mesmo antes de terminar, os agentes do partido levantavam dúvidas sobre se Biden poderia efetivamente manter a campanha contra Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doadores e apoiadores democratas de alto nível instaram abertamente Biden a desistir, com alguns prometendo reter contribuições de campanha.

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Biden e seus assessores passaram semanas tentando estancar o sangramento. Na primeira entrevista pós-debate, o democrata disse estar convencido de que era a melhor pessoa para enfrentar Trump, acrescentando que só poderia ser persuadido a renunciar “se o Senhor Todo-Poderoso aparecer e me disser isso”.

Mas essa postura resoluta não conseguiu conter a movimentação do partido nos bastidores e Biden passou a sugerir que poderia se retirar da campanha de outras formas.

Em uma entrevista à Bet que foi ao ar na quarta-feira (17) durante a Convenção Nacional Republicana, Biden disse que poderia reconsiderar a decisão de permanecer na corrida “se eu tivesse alguma condição médica que surgisse”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo dia em que a entrevista foi transmitida, Biden testou positivo para covid-19. Ele cancelou uma aparição agendada em Las Vegas e voltou para casa em Delaware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI AUMENTAR DE TAMANHO?

Acre 2.0? Território de país vizinho quer se tornar parte do Brasil — mas dessa vez, de graça

4 de fevereiro de 2026 - 15:27

Comunidade de Bellavista Callarú, na tríplice fronteira com o Brasil, cobra resposta do governo peruano e ameaça pedir anexação após relatar abandono, violência e falta de serviços básicos

CONTAGEM REGRESSIVA

Take-Two confirma lançamento de GTA 6 em 2026 e promete mídia física

4 de fevereiro de 2026 - 15:05

Depois de anos de silêncio, boatos e adiamentos, CEO da Take-Two confirma o lançamento de GTA 6 com edições físicas e digital

JÁ VALE

CNH brasileira já está valendo em Portugal; veja o que fazer para usar

4 de fevereiro de 2026 - 10:49

Decreto permite que residentes em Portugal dirijam com a carteira brasileira nas categorias de carro e moto sem precisar refazer o processo local

Tecnologia

Demitido na pandemia, ele entrou no TikTok e agora vendeu sua empresa por R$ 5 bilhões; conheça o influenciador que terá um ‘gêmeo digital de IA’

3 de fevereiro de 2026 - 9:27

O “tiktoker” Khaby Lame vendeu sua empresa em um acordo bilionário que envolve criar seu “gêmeo de IA”.

AO INFINITO E ALÉM

Tudo o que se sabe sobre a Artemis 2, a primeira missão tripulada da Nasa à Lua em mais de meio século

3 de fevereiro de 2026 - 9:10

Será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion em um voo de cerca de dez 10 dias ao redor da lua

A VIDA IMITA A ARTE?

Kinea compara Trump ao Capitão América em Guerra Civil: o erro está em ignorar que o campo de batalha mudou

2 de fevereiro de 2026 - 19:14

Para a gestora, presidente dos EUA rompe com as instituições tradicionais para agir de forma mais rápida, porém menos previsível

EM EXTINÇÃO

Esse animal parece um bicho de pelúcia e dificilmente é avistado, mas talvez isso nunca mais aconteça

2 de fevereiro de 2026 - 11:34

Mamífero minúsculo que vive nas montanhas da China, o pika-de-Ili sofre com mudanças climáticas, perda de habitat e isolamento da população

Tecnologia

A estranha relação entre Warren Buffet, uma escada rolante, o ‘profeta’ da crise de 2008 e a bolha de inteligência artificial

2 de fevereiro de 2026 - 10:47

O ‘profeta’ da crise de 2008, Michael Burry, faz alerta sobre a bolha da inteligência artificial (IA) e justifica com história de Buffett

UM OLHO NO PEIXE, OUTRO NO GATO

Corinthians x Arsenal: onde assistir à final de Mundial de Clubes feminino que vai dividir a atenção dos torcedores alvinegros

1 de fevereiro de 2026 - 13:52

Corinthians enfrenta o Arsenal neste domingo (1º), às 15h (de Brasília), no Emirates Stadium, pela final do primeiro Mundial de Clubes feminino promovido pela Fifa

DESTA VEZ DEVE SER BREVE

Acordo no Senado não chega a tempo e governo dos EUA enfrenta paralisação parcial

1 de fevereiro de 2026 - 13:01

Impasse na Câmara mantém shutdown temporário nos Estados Unidos, apesar de acordo entre Trump e democratas e da aprovação, pelo Senado, do financiamento da maior parte do Orçamento até setembro

PROTESTOS

Como a quebra do “Banco Master do Irã” ajudou a desencadear uma onda de protestos no país: por trás do rombo de 5 quatrilhões de riais

30 de janeiro de 2026 - 16:29

Uma combinação de colapso bancário, inflação fora de controle e isolamento internacional ajuda a explicar a onda de protestos no Irã

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A escolha de Trump que mexe com o seu bolso: quem é Kevin Warsh e como a troca no comando do Fed afeta os seus investimentos

30 de janeiro de 2026 - 16:25

O Senado norte-americano ainda precisa validar a indicação, e o mercado dá os primeiros sinais sobre o futuro da credibilidade do banco central nos EUA; entenda o que pode acontecer com a bolsa, o dólar, o ouro e a renda fixa agora

CORRIDA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Chrome lança versão turbinada com IA para fazer as tarefas chatas do dia a dia, mas tem um problema

29 de janeiro de 2026 - 17:55

O Google anunciou a assistente de inteligência artificial que ficará integrada ao navegador Chrome. Ela é capaz de marcar médicos, enviar e-mails e até mesmo comprar coisas

SAÚDE PÚBLICA

Vírus Nipah aciona alarme em aeroportos de vizinhos da Índia para evitar disseminação de doença que mata até 75% dos pacientes

29 de janeiro de 2026 - 11:15

Surto de Nipah no leste da Índia leva países asiáticos a retomarem protocolos de triagem, quarentena e alerta sanitário

CULTURA SOB PRESSÃO

Do silêncio de Jennifer Lawrence ao boicote no Kennedy Center: artistas entram em rota de colisão com Trump

29 de janeiro de 2026 - 10:00

Enquanto Jennifer Lawrence defende o silêncio diante da polarização, artistas cancelam apresentações, protestam contra o ICE e entram em choque com a gestão cultural de Donald Trump

MENOS DRAMÁTICO, MAS AINDA TENSO

O Fed seguiu o roteiro e manteve os juros nos EUA. Para onde olhar agora para proteger seus investimentos? 

29 de janeiro de 2026 - 7:05

A decisão de política monetária desta quarta-feira (28) está longe de ser o clímax da temporada, que tem pela frente a substituição de Powell no comando do BC norte-americano

MANTEVE!

Juros param de cair nos EUA como esperado; confira os detalhes da primeira decisão do Fed de 2026

28 de janeiro de 2026 - 16:15

Mais uma vez, a decisão de não mexer na taxa não foi um consenso entre os membros do Fomc; Stephen Miran e Christopher Waller defenderam um corte de 25 pontos

O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

Relógio do Juízo Final avança para 85 segundos da meia-noite: o que isso significa e por que o risco global aumentou

28 de janeiro de 2026 - 14:35

Indicador simbólico criado por cientistas aponta que riscos como guerra nuclear, mudanças climáticas e avanço da inteligência artificial levaram o mundo ao ponto mais crítico desde 1947

TODO CUIDADO É POUCO

Enxurrada de dólares esconde gargalos no Brasil e na América Latina. Fitch diz para onde o investidor deve olhar em ano de eleição 

28 de janeiro de 2026 - 14:31

As bolsas dos principais países da região acumulam ganhos de pelo menos 10% em janeiro, mas nem tudo que reluz é ouro e a agência de classificação de risco aponta prós e contras que podem determinar o futuro dos seus investimentos

TOUROS E URSOS #257

O primeiro ano do governo Trump foi surpreendente ou caótico? Veja o que esperar do ano dois

28 de janeiro de 2026 - 13:28

Matheus Spiess, analista da Empiricus, fala no podcast Touros e Ursos desta semana sobre a ruptura de Trump com o ambiente econômico e geopolítico das últimas décadas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar