🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

ELEIÇÕES NOS EUA

Não deu para Biden: presidente dos EUA cede à pressão e desiste da reeleição — saiba o que acontece daqui para frente 

No que depender de Biden, sua vice Kamala Harris deve ser o nome do partido para enfrentar Donald Trump nas urnas em 5 de novembro; Trump se manifesta sobre a desistência

Carolina Gama
21 de julho de 2024
15:44 - atualizado às 16:49
Joe Biden Kamala Harris eleições EUA
Joe Biden ao lado de Kamala Harris - Imagem: Casa Branca

Para muitos era questão de tempo. A pressão para que Joe Biden se retirasse da corrida presidencial era tamanha que quando Barack Obama colocou em dúvida as chances de os democratas vencerem a eleição de novembro, especialistas diziam que a desistência estava se tornando uma certeza. Neste domingo (21), o chefe da Casa Branca anunciou que estava abrindo mão da reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pergunta que muitos se fazem agora é: o que acontece com a campanha? No que depender de Biden, sua vice Kamala Harris deve ser o nome do partido para enfrentar Donald Trump nas urnas. 

“Meus colegas democratas, decidi não aceitar a nomeação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como presidente durante o resto do meu mandato”, disse Biden. 

“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, acrescentou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump não perde tempo e fala de Biden

Não demorou muito para que Trump se manifestasse. Em uma breve entrevista por telefone à NBC News, o republicano chamou Biden  “de o pior presidente da história dos EUA”.

Quando questionado se ficou surpreso com a decisão do democrata, Trump disse que Biden “nunca deveria ter estado lá em primeiro lugar”.

“Ele deveria ter ficado em seu porão”, disse Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo depois, o republicano usou sua rede social, a Truth Social, para comentar mais sobre a retirada de Biden da corrida à Casa Branca — e, no melhor estilo Trump de ser, soltou o verbo: 

“O corrupto Joe Biden não estava apto para concorrer à presidência e certamente não está apto para servir — e nunca esteve! Ele só alcançou o cargo de presidente por meio de mentiras, fake news, e não saindo de seu porão. Todos aqueles ao seu redor, incluindo o seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não era”, disse Trump. 

“E agora, veja o que ele fez ao nosso país, com milhões de pessoas atravessando a nossa fronteira, totalmente sem controle, muitos provenientes de prisões, instituições psiquiátricas e um número recorde de terroristas. Sofreremos muito por causa da sua presidência, mas remediaremos muito rapidamente os danos que ele causou. FAÇA A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!”, continuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem vai substituir Biden?

O próximo candidato terá a missão de concorrer contra a chapa republicana de Trump e do senador JD Vance, conquistar doadores, delegados e outros aliados que foram leais a Biden — tudo isto ao mesmo tempo em que convence os eleitores do próprio valor para o cargo mais alto da maior economia do mundo. 

Um número cada vez maior de democratas proeminentes deixou claro nas últimas semanas que preferem a tarefa difícil de apoiar um novo nome do que manter Biden como candidato.

Até o momento, no entanto, não está claro se outros democratas desafiariam Harris pela nomeação do partido ou se o próprio partido escolherá abrir o campo para indicações.

Biden passou os últimos meses acumulando quase 4.000 delegados democratas ao vencer as eleições primárias do Partido Democrata. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os delegados podem votar de acordo com a própria consciência, o que significa que podem transferir o seu voto para outra pessoa. Mas a tradição é de escolherem quem tem o maior número de delegados para ser o candidato oficial do partido na Convenção Nacional Democrata — que, desta vez, está marcada para acontecer de 19 a 22 de agosto.

Agora, com a desistência, Biden efetivamente libera seus delegados, potencialmente desencadeando uma competição entre outros democratas para se tornar o candidato.

Antes da desistência anunciada hoje, alguns democratas influentes chegaram a apresentar alternativas além de Harris, incluindo membros populares do gabinete e governadores democratas como Gavin Newsom, da Califórnia; Gretchen Whitmer, do Michigan; e Josh Shapiro, da Pensilvânia.

Veja também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sai Biden, entra Harris?

Se for nomeada a candidata do partido, Harris assumirá o controle do dinheiro arrecadado — US$ 91 milhões (R$ 505,3 milhões), de acordo com dados do final de maio — e herda a infraestrutura de campanha de Biden. 

Ela também tem o maior reconhecimento de nome entre todas as alternativas e a maior votação entre os democratas que poderiam ser seriamente considerados candidatos, de acordo com as fontes.

Em uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada no início do mês, Harris estava um ponto percentual atrás de Trump, com 42% a 43%, uma diferença dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais da pesquisa, um resultado estatisticamente tão forte quanto o de Biden.

Além disso, o deputado Jim Clyburn — que foi fundamental para a vitória de Biden em 2020 — já havia dito em entrevista à MSNBC que apoiaria Harris para ser a candidata democrata se Biden se afastasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Harris ainda tem outro ponto forte: vários estrategistas democratas acreditam, por exemplo, que trocar a primeira vice-presidente preta por outro candidato levaria a uma reação negativa dos eleitores pretos e das mulheres, que são fundamentais para qualquer vitória democrata. 

Harris: ventos contrários e alvo nas costas

Harris, no entanto, ainda enfrenta ventos contrários. Alguns democratas influentes têm pouca fé de que ela possa derrotar Trump. 

Ainda no ano passado, muitos dentro da Casa Branca e da campanha de Biden temiam, em particular, que ela fosse um risco para a campanha.

Os índices de aprovação de Harris oscilam abaixo dos 40%, de acordo com pesquisas recentes, embora ela e Biden tenham probabilidades semelhantes de derrotar Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vice-presidente também tem sido alvo consistente dos meios de comunicação republicanos e conservadores em ataques que muitos aliados consideram sexistas e racistas.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Biden: pressão, covid e desistência

Biden começou a perder apoio de seu próprio partido e aliados após seu desempenho catastrófico no debate contra Trump no final de junho.

Embora seja apenas três anos mais velho que Trump — Biden tem 81 anos e Trump tem 79 —  tanto na substância como na aparência, o democrata contrastava fortemente com o republicano, que soava o mesmo dos últimos anos.

O debate desencadeou instantaneamente uma crise entre os democratas. Mesmo antes de terminar, os agentes do partido levantavam dúvidas sobre se Biden poderia efetivamente manter a campanha contra Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doadores e apoiadores democratas de alto nível instaram abertamente Biden a desistir, com alguns prometendo reter contribuições de campanha.

  • LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera carteira gratuita de ações americanas para você buscar lucros dolarizados em 2024. Clique aqui e acesse.

Biden e seus assessores passaram semanas tentando estancar o sangramento. Na primeira entrevista pós-debate, o democrata disse estar convencido de que era a melhor pessoa para enfrentar Trump, acrescentando que só poderia ser persuadido a renunciar “se o Senhor Todo-Poderoso aparecer e me disser isso”.

Mas essa postura resoluta não conseguiu conter a movimentação do partido nos bastidores e Biden passou a sugerir que poderia se retirar da campanha de outras formas.

Em uma entrevista à Bet que foi ao ar na quarta-feira (17) durante a Convenção Nacional Republicana, Biden disse que poderia reconsiderar a decisão de permanecer na corrida “se eu tivesse alguma condição médica que surgisse”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo dia em que a entrevista foi transmitida, Biden testou positivo para covid-19. Ele cancelou uma aparição agendada em Las Vegas e voltou para casa em Delaware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

LUXO NAS ALTURAS

Cachoeira, cinema 24h e jacuzzi com vista: o melhor aeroporto do mundo vai muito além do embarque e do desembarque

29 de outubro de 2025 - 12:03

Da cachoeira mais alta do mundo a suítes com caviar e fragrâncias Bvlgari, o luxo aéreo vive um novo auge nos aeroportos da Ásia

NÃO É PELA QUÍMICA

Por que a emissão de vistos de turismo e negócios para brasileiros continua mesmo com o ‘shutdown’ nos EUA

29 de outubro de 2025 - 11:01

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil informam que os vistos de turismo e negócios seguem em processamento

VERSALHES OU LAS VEGAS?

A nova Casa Branca de Trump: uma reforma orçada em US$ 300 milhões divide os EUA

27 de outubro de 2025 - 16:32

Reforma bilionária da Casa Branca, liderada por Trump, mistura luxo, política e polêmica — projeto sem revisão pública independente levantou debate sobre memória histórica e conflito de interesses

MOTOSSERRA LIGADA

Mercado festeja vitória expressiva de Milei nas eleições: bolsa dispara e dólar despenca; saiba o que esperar da economia argentina agora

27 de outubro de 2025 - 12:19

Os eleitores votaram para que candidatos ocupem 127 posições na Câmara dos Deputados e 24 assentos no Senado, renovando o Congresso da Argentina, onde Milei não tinha maioria

A BOLADA QUE LEVOU PARA CASA

Garoto de ouro: João Fonseca já soma R$ 13 milhões em prêmios e entra para o top 30 da ATP aos 19 anos

27 de outubro de 2025 - 11:30

Aos 19 anos, João Fonseca conquista seu primeiro título de ATP 500, entra para o top 30 do ranking mundial e já soma R$ 13 milhões em prêmios na carreira

MÁQUINA DE GUERRA

Máquina de guerra flutuante: conheça o porta-aviões enviado pelos EUA à costa da Venezuela e que ameaça a estabilidade regional

27 de outubro de 2025 - 11:01

Movido por reatores nucleares e equipado com tecnologia inédita, o colosso de US$ 13 bilhões foi enviado ao Mar do Caribe em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela

VITÓRIA SURPREENDENTE

A motosserra ronca mais alto: Javier Milei domina as urnas das eleições legislativas e ganha fôlego para acelerar reformas na Argentina

26 de outubro de 2025 - 22:20

Ao conseguir ampliar o número de cadeiras no Congresso, a vida do presidente argentino até o fim do mandato, em 2027, deve ficar mais fácil

BANDEIRA BRANCA

EUA e China costuram acordo sobre terras raras e tarifaço às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping; veja o que foi discutido

26 de outubro de 2025 - 17:27

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Argentina decide futuro do governo de Javier Milei nas eleições deste domingo; entenda o que está em jogo

26 de outubro de 2025 - 14:03

O partido de Milei, o La Libertad Avanza (LLA), busca conquistar ao menos um terço dos assentos na Câmara de Deputados e no Senado

EM INVESTIGAÇÃO

Roubo de joias no Museu do Louvre: polícia da França prende dois suspeitos, mas peças não são encontradas

26 de outubro de 2025 - 12:05

Apesar da prisão dos suspeitos, a França — e o mundo — pode nunca mais ver as joias, segundo especialistas

DOIS ANOS DE MISTÉRIO

O dia em que a Mona Lisa desapareceu: o crime que consolidou a pintura de Da Vinci como ícone mundial da arte

25 de outubro de 2025 - 13:32

O desaparecimento da Mona Lisa em 1911 mudou para sempre o destino da obra de Leonardo da Vinci. Entenda como o roubo no Louvre fez do quadro o símbolo mais famoso da arte mundial

QUER MORAR NA ITÁLIA?

Como é o charmoso vilarejo italiano que fica perto de Florença e promete pagar metade do aluguel para você morar lá

25 de outubro de 2025 - 10:11

Com pouco menos de mil habitantes, Radicondoli, na Toscana, oferece subsídios para compra de imóveis, aluguel e até abertura de negócios

UMA CANETA AMIGA

Além do fundador da Binance, confira outros 3 perdões de Donald Trump

24 de outubro de 2025 - 19:51

Mais de 1500 pessoas já foram perdoadas por Donald Trump, apenas em 2025. Relembre alguns dos casos mais icônicos

ESQUECERAM DE MIM?

O crime perfeito que não aconteceu: pintura de Picasso é encontrada e polícia revela o motivo do misterioso desaparecimento

24 de outubro de 2025 - 12:21

A pintura de Picasso deveria estar em exibição desde 9 de outubro, mas, dez dias depois, foi oficialmente dada como desaparecida. Mas o que aconteceu, na realidade?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar